Os alunos do Básico e Secundário manifestaram-se ontem por todo o país. Greves, marchas, concentrações e portas fechadas foram os métodos utilizados .
A manifestação foi convocada pela Delegação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Secundário e Básico (DNAEESB) que afirma que 30000 alunos por todo o país se manifestaram.
Em Viseu participaram na greve e manifestação 5 escolas, sendo que as secundárias tiveram adesão quase total. A imprensa fala em 700 alunos, mas a AE da Escola Secundária de Viriato lançou um comunicado onde fala em cerca de 4000 alunos na rua. Para quem assistiu a chegada das marchas até ao rossio consegue facilmente ver que são milhares os alunos que ali se encontravam. E ainda hoje as associações de estudantes das secundárias Emídio Navarro e Viriato lançaram um direito de reposta à notícia do Diário de Viseu.
Imprensa fala de cinco alunos detidos pela polícia, por tentarem fechar a cadeado uma das escolas. Esta manifestação decorreu mesmo com os portões abertos.
A manifestação de Viseu teve a particularidade de apresentar um caderno reivindicativo próprio, no qual dão importância à Democracia nas escolas, reivindicando, entre outros, um modelo de gestão escolar com maior representatividade dos alunos e sem influência externa às escolas, opondo-se assim à imagem do director.
Outra das questões abordadas é o facto de a Educação Sexual apesar de estar na lei, não está a ser implementada.
Falam também na diminuição do número de alunos por turma, propondo um máximo de 22. Propõem também o fim destas aulas de substituição que, segundo os próprios não passa de uma maneira de os manter fechados entre quatro paredes, sem qualquer lógica nem sentido, sendo preferível cada um optar pela melhor opção dentro da sua escola.
Quanto aos exames nacionais os manifestantes acham que têm demasiado peso na nota final do ano e também na nota de acesso ao ensino superior, propondo assim a diminuição da sua importância, de modo a num único exame não porem em jogo vários anos de estudo.
Por fim a associação de estudantes da Escola Secundária de Viriato prometeu realizar um encontro regional de alunos e associações de estudantes do ensino básico e secundário.
As fotografias:
Azeredo Perdigão e Secundária Viriato
Azeredo Perdigão, Secundária Viriato e Emídio Navarro
Azeredo Perdigão, Secundária Viriato e Emídio Navarro
Azeredo Perdigão, Secundária Viriato e Emídio Navarro
Concentração Rossio - Azeredo Perdigão, Viriato, Emídio Navarro, Grão Vasco e Alves Martins
Concentração Rossio - Azeredo Perdigão, Viriato, Emídio Navarro, Grão Vasco e Alves Martins
Concentração em Frente ao Governo Civil
Entrega de Caderno Reivindicativo no Governo Civil
|