Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

Mensagem da Associação 25 de Abril PDF Imprimir e-mail
06-Mai-2010

cravo.jpgPorque nunca é tarde para lembrar Abril !

Porque nunca é tarde para reclamar Abril !

"Mas passados 36 anos, olhando a situação a que se chegou, impõe-se perguntar “Se foi para isto que se fez o 25 de Abril?”
É uma questão que se coloca muitas vezes, juntamente com a de “Valeu a pena?”, acrescida da afirmação “É preciso fazer outro 25 de Abril!” 
"

 
Estudantes por Empréstimo na ESEV PDF Imprimir e-mail
28-Abr-2010
img_3844.jpgA sessão de Teatro Legislativo em Viseu, na Escola Superior de Educação contou com algumas dezenas de estudantes interessados no problema.
Alguns deles vão a Lisboa para a sessão final. Aqui ficam sugestões de mudança deixadas no final do Teatro Legislativo.

Lê as sugestões deixadas por estes estudantes. Vê também algumas fotografias.

 

Ler mais...
 
Duas moções do B.E. aprovadas e duas recomendações apresentadas na A.M. PDF Imprimir e-mail
19-Abr-2010

estrelan.jpgO deputado do Bloco de Esquerda, Carlos Vieira e Castro, apresentou a votação duas moções, ambas aprovadas pela Assembleia Municipal.

Assim com as moções aprovadas a A.M. de Viseu posiciona-se contra a privatização dos CTT e recomenda a avaliação das paragens de autocarro do concelho, propondo a criação de mais abrigos contra a chuva e sol.

No decorrer da Assembleia Municipal Ordinária o Bloco mostrou estar preocupado com a requalificação e reabilitação urbana do concelho, e em especial no centro histórico. O B.E. Também se mostrou preocupado com a situação financeira do SMAS e com os regulamentos que favorecem os interesses imobiliários.

Ler mais...
 
Bloco de Esquerda questiona Governo sobre encerramento do internamento de Pediatria no Hospital de L PDF Imprimir e-mail
15-Abr-2010
lamego.jpegO B.E., pela mão do deputado João Semedo, questionou o governo sobre o possível encerramento de mais um serviço do Hospital de Lamego, desta vez o internamento de pediatria. Recordamos que a Maternidade e Ginecologia já foram encerradas.

Perante isto, o Bloco quer saber se o novo hospital, em construção, vai ter as valências acima referidas, bem como uma certeza sobre a continuidade da Urgência Pediátrica e consulta de Pediatria no actual e novo hospital.

Aceda ao documento aqui.
 
Nova Coordenadora Distrital: O Bloco na Rua PDF Imprimir e-mail
11-Abr-2010

estrelan.jpgEste sábado foi eleita a nova coordenadora distrital do B.E. de Viseu. O Bloco na Rua é o titulo da moção apresentada por esta lista.

Nos próximos dois anos a distrital propõe-se a estar na rua com as populações, percorrendo os 24 concelhos deste grande distrito.

Conhece a lista e a moção.

Ler mais...
 
Bloco propõe quatro medidas face ao PEC PDF Imprimir e-mail
24-Mar-2010
pancada2.jpgEstá Sócrates "disposto a prosseguir uma política de destruição do emprego, de ataque aos mais pobres", questionou Francisco Louçã, que aplaudiu a coerência política de Alegre nas críticas que fez ao PEC.

"A única coisa que importa saber esta semana é se o primeiro ministro, refugiado na sua torre de marfim, está disposto a prosseguir contra todos uma política de destruição do emprego, de ataque aos mais pobres, de injustiça fiscal e de privatizações disparatadas ou, se pelo contrário, está disposto agora a trazer um PEC que se concentre no que os portugueses exigem", afirmou Francisco Louçã na conferência de imprensa, nesta Segunda feira .

O deputado bloquista apresentou quatro questões "decisivas" relativamente à posição do Bloco de Esquerda face ao Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC).

Ler mais...
 
Teatro Legislativo em Lamego com casa cheia. PDF Imprimir e-mail
21-Mar-2010
foto-lamego.jpgEm Lamego, na passada terça-feira dia 16 de Março, uma centena de estudantes estiveram presentes e participaram na sessão dos Estudantes por Empréstimo realizada na Escola de Turismo e Gestão e organizada pela Associação de Estudantes da Escola.
Com muitas intervenções, voltamos a ensaiar soluções, a identificar problemas e a recolher testemunhos concretos de estudantes e das dificuldades que existem hoje no Ensino Superior. A sala foi pequena para acolher todos os que quiseram participar. Como reagir com a acção social, como lidar com os professores, como juntar a solidariedade dos colegas, como fazer ouvir a voz dos estudantes, foram algumas das situações que motivaram a vontade transformadora dos espect-actores e espect-actrizes de Lamego.
 
Lê as sugestões recolhidas na sessão de Lamego
Ler mais...
 
Urânio: Solução à vista, apesar do PS PDF Imprimir e-mail
20-Mar-2010
marianaiveca.jpgDepois de ter chumbado por duas vezes o acesso às pensões de invalidez dos antigos trabalhadores da Empresa Nacional de Urânio, o PS tenta agora limitá-las.

Todos os partidos da oposição apresentaram propostas para garantir esse acesso aos trabalhadores afectados pela exposição a material contaminante. Mas o PS, depois de ter chumbado por duas vezes iniciativas semelhantes quando tinha maioria absoluta no Parlamento, anuncia agora que irá viabilizar apenas as do PSD e CDS, que limitam aquele acesso a um período mínimo de permanência na empresa.

“Com esta posição o PS contraria todos os estudos científicos que existem sobre esta matéria”, criticou a deputada do Bloco de Esquerda Mariana Aiveca.

Ler mais...
 
Bloco apresenta 15 medidas para uma Economia decente PDF Imprimir e-mail
10-Mar-2010
francisco_l.jpgFrancisco Louçã apresentou a resposta do Bloco de Esquerda ao governo sobre o PEC, demonstrando que é possível reduzir mais o défice, já este ano, e simultaneamente promover uma política de recuperação para a criação de emprego. Aceda aqui ao documento , em pdf.

No memorando, o Bloco de Esquerda critica o cenário macroeconómico do Governo, cujos resultados serão desastrosos, a pior perfomance entre os países da zona euro para o período 2010/2013 e a redução do desemprego apenas em 25.000 pessoas em 4 anos, cujo resultado político será "tornar permanente o recorde histórico do desemprego".

Considerando que a "política económica não pode desistir de promover o investimento estratégico para a recuperação contra a crise" propõe uma primeira medida imediata, de reabilitação de casas desocupadas e degradadas, com um investimento total de 5 mil milhões ao longo de 3 anos, para recuperar 200 mil casas, que "cria 60 mil postos de trabalho directos e tem um impacto de reanimação na economia de cerca de 4% do PIB".

Ler mais...
 
Bloco de Esquerda propõe alteração a regimento da Assembleia municipal de Viseu PDF Imprimir e-mail
02-Mar-2010

estrelan.jpgDe acordo com a Lei 169/99, de Funcionamento das Autarquias, actualizada pela Lei 5-A de 2002,   o Bloco de Esquerda propôs a seguinte alteração ao regimento da Assembleia Municipal de Viseu :

- No artigo 39, acrescentar-se-á um

ponto 5. o período de intervenção do público antecederá o período de “antes da ordem do dia”.

 

Justificação:

Esta alteração facilitará a participação dos munícipes, na medida em que os não forçará a permanecer durante os trabalhos decorrentes da ordem do dia.

 
Moção do Grupo Parlamentar do B.E. em São Pedro do Sul Aprovada PDF Imprimir e-mail
26-Fev-2010

bloco.jpgO Grupo Parlamentar do B.E. em São Pedro do Sul apresentou moção contra a fusão da Caixa de Crédito Agrícola de Lafões e Caixa de Terras de Viriato.

Esta moção foi aprovada pela Assembleia Municipal de São Pedro do Sul com 16 votos favoráveis, 21 abstenções e 3 contra.

Os deputados Bloquistas   argumentaram que a proximidade desta instituição é vantajosa para  a região de Lafões, nomeadamente, devido ao  facto de servir, unicamente, estes concelhos, dando aos seus clientes e associados, não só o conforto de um vasto conjunto de serviços, como, também, a segurança de trabalharem para o desenvolvimento desta região.

Ouve os argumentos apresentados pelo deputado Rui Costa:

 

 


Os deputados do PS não respeitaram a disciplina de voto, imposta pelo seu líder parlamentar Daniel Martins. Lê aqui a moção apresentada.

 
Grupo Parlamentar do B.E. em São Pedro do Sul apresenta proposta de recomendação PDF Imprimir e-mail
26-Fev-2010

estrelan.jpgO Grupo Parlamentar do B.E. em São Pedro do Sul apresentou proposta de recomendação à Câmara Municipal de São Pedro do Sul onde propõe que o Município deve findar dois procedimentos judiciais com a desistência do pedido dos mesmos.

Estes procedimentos judiciais são relativos ao estudo “Indicador Sintético de Desenvolvimento Económico e Social ou de Bem-Estar dos Municípios Portugueses" levado a cabo pela Universidade da Beira Interior através do Professor Doutor José Pires Manso.


Lembramos que o presidente da C.M. de São Pedro do Sul tentou impedir a publicação deste estudo através de uma providência cautelar. Atitude que o Bloco de Esquerda considerou antidemocrática


Este estudo coloca o concelho de São Pedro do Sul nos 30 piores qualificados a nível nacional, motivo que despontou a decisão do Presidente da C.M. de São Pedro do Sul.


Podes
ler aqui a proposta de recomendação.

 
B.E. Questiona Governo sobre encerramento do SAP de Santa Comba Dão PDF Imprimir e-mail
26-Fev-2010
scdss.jpegO B.E. pela mão do deputado João Semedo, entregou  ontem, uma pergunta ao Governo sobre o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente de Santa Comba Dão e das extensões de saúde de Óvoa, Pinheiro de Ázere e S. Joaninho.
O Bloco quer saber :


  1.   Quais os argumentos que sustentam o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente de Santa Comba Dão e das extensões de saúde de Óvoa, Pinheiro de Ázere e S. Joaninho? 

  2. Estão previstos outros encerramentos de unidades de saúde no distrito de Viseu?

  3. Quais as alternativas que se apresentam à população, nomeadamente no que concerne às unidades de saúde que irão assegurar a prestação dos serviços agora extintos, a sua distância relativamente à área de residência dos utentes e os serviços prestados nessas mesmas unidades?

  4. Que medidas foram implementadas pelo Governo no sentido de assegurar o acesso dos utentes a cuidados de saúde de qualidade e em tempo útil após o encerramento das unidades de saúde já citadas? 

O Bloco de Esquerda reafirma o seu compromisso de estar ao lado dos munícipes na defesa do seu legítimo direito à qualidade dos serviços públicos. A Direcção Distrital do B.E. vai ficar à espera da resposta do Governo, e assim que esta chegar tomará posição.

Clica aqui para leres o documento.

Ler mais...
 
Bloco Apresentou Hoje Projecto de Resolução na Assembleia da República para salvar o SF2 PDF Imprimir e-mail
26-Fev-2010

o_parlamento.jpgO Bloco de Esquerda entregou, hoje, na Assembleia da República, um projecto de Resolução que propõe a continuidade da Segunda Repartição de Finanças de Viseu.

Hoje na Assembleia Municipal de Viseu o deputado Carlos Vieira e Castro vai apresentar uma moção onde apela à união de todos os partidos com assento parlamentar para que se unam com o objectivo de manter este serviço.


Acede aqui ao Projecto de Resolução.


Lembramos também que o deputado da AR Pedro Filipe Soares já tinha questionado o governo sobre o possível encerramento deste serviço, do qual recebeu esta resposta no dia em visitou a Segunda Repartição do Serviço de Finanças de Viseu.

Ler mais...
 
BLOCO DE ESQUERDA CONTRA FECHO DE SERVIÇO DE FINANÇAS VISEU 2 PDF Imprimir e-mail
24-Fev-2010
243289.jpegO deputado Pedro Filipe Soares, acompanhado por dirigentes distritais do Bloco de Esquerda, reuniu na passada segunda-feira com o responsável pelo Serviço de Finanças Viseu 2, a quem deu a conhecer a resposta que nesse mesmo dia tinha recebido do Ministério das Finanças e da Administração Pública, ao requerimento que apresentou no Parlamento, confirmando a fusão entre os dois serviços de Finanças do concelho de Viseu.
  
Ler mais...
 
Estudantes de Viseu Manifestam-se PDF Imprimir e-mail
05-Fev-2010

04022010042.jpgOs alunos do Básico e Secundário manifestaram-se ontem por todo o país. Greves, marchas, concentrações e portas fechadas foram os métodos utilizados .

A manifestação foi convocada pela Delegação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Secundário e Básico (DNAEESB) que afirma que 30000 alunos por todo o país se manifestaram.

Em Viseu participaram na greve e manifestação 5 escolas, sendo que as secundárias tiveram adesão quase total. A imprensa fala em 700 alunos, mas a AE da Escola Secundária de Viriato lançou um comunicado onde fala em cerca de 4000 alunos na rua. Para quem assistiu a chegada das marchas até ao rossio consegue facilmente ver que são milhares os alunos que ali se encontravam. E ainda hoje as associações de estudantes das secundárias Emídio Navarro e Viriato lançaram um direito de reposta à notícia do Diário de Viseu.

Imprensa fala de cinco alunos detidos pela polícia, por tentarem fechar a cadeado uma das escolas. Esta manifestação decorreu mesmo com os portões abertos.

Ler mais...
 
ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE VISEU DISCUTIU MAIS UMA VEZ A UNIVERSIDADE PÚBLICA PDF Imprimir e-mail
11-Jan-2010

ensino.jpgNo passado dia 8 de Janeiro reuniu-se em sessão extraordinária a Assembleia Municipal de Viseu, por solicitação do presidente da Câmara Municipal. que pretendeu discutir naquele órgão, a posição do ministro Mariano Gago que lhe terá dito pessoalmente que não estaria disponível para criar novas universidades, estando mais  inclinado para a fusão, junção ou associação de universidades. Fernando Ruas começou por fazer a sinopse da história das tentativas dos viseenses de criarem uma Universidade Pública em Viseu, justificando a não aceitação, por parte do PSD, da criação do Instituto Universitário ligado à Universidade de Aveiro, criado pelo Governo de Guterres, por saberem que o governo de Durão Barroso iria criar uma Universidade Pública de raiz, e acusou o governo do José Sócrates por ter suspendido a criação da universidade criada pelo Governo de Durão Barroso, segundo o modelo proposto por Veiga Simão. Pela sua parte, o presidente da Câmara de Viseu garantiu que já tinha feito tudo o que estava ao seu alcance.

Ler mais...
 
Desemprego aumenta PDF Imprimir e-mail
22-Dez-2009
desemprego.jpg(...)"No distrito de Viseu, só no primeiro trimestre, o número de desempregados aumentou para 5600. Mangualde é o concelho que lidera as estatísticas, fruto dos despedimentos na Citroën. O aparecimento de grandes superfícies comerciais e de hipers e supermercados tem permitido evitar uma maior escalada do desemprego na região, na medida em que vieram ocupar o espaço deixado por cerca de 10 médias e grandes empresas, que entre 2005 e 2009 encerraram as portas no distrito. Malhacila, Diatrada, Johnson Controls são alguns exemplos."
Ler mais...
 
Curso de Medicina a caminho de Aveiro PDF Imprimir e-mail
15-Dez-2009
medicina.gif"A Universidade de Aveiro (UA) deverá arrancar em 2011/12 com um curso de Medicina. A comissão internacional de avaliação ratificou o projecto, faltando o sim do ministro, que poderá anunciar a decisão no aniversário da UA.

Ler mais...
 
Deputados do B.E. em São Pedro do Sul votam contra orçamento camarário PDF Imprimir e-mail
04-Dez-2009

Deputados do Bloco de Esquerda votaram contra o orçamento camarário.

Ouve aqui as declarações:   

Ouve também as declarações quanto à alteração do símbolo heráldico aprovado pela bancada do PSD.

 
Deputado Pedro Filipe Soares Questiona Governo Sobre Possível Encerramento do Serviço de Finanças 2 PDF Imprimir e-mail
03-Dez-2009

bloco.jpgDepois de no último mandato autárquico por iniciativa do B.E. ter sido aprovada, por unanimidade, na Ass. Municipal de Viseu uma moção contra o possível encerramento do Serviço de Finanças 2, o deputado do B.E. na Ass. da Republica, Pedro Filipe Soares, questiona o  governo sobre esta questão.

Lê a questão apresentada AQUI!

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 169 - 189 de 369
© 2024 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.