Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

Deputados Municipais de São Pedro do Sul Apresentam Moção PDF Imprimir e-mail
24-Nov-2009
saneamento.gifRui Costa e Alberto Claudino Figueiredo, Deputados Municipais eleitos pelo Bloco de Esquerda, propõem à discussão e votação pela Assembleia Municipal de S. Pedro do Sul esta moção .

Esta é referente à  baixa taxa de cobertura da rede de saneamento básico que o concelho de São Pedro do Sul apresenta. Assim através da alteração do Regulamento de Tarifas e Preços em vigor, preve diminuir a desigualdade entre aqueles que têm acesso à rede de saneamento e os que necessitam de outros sistemas de escoamento de saneamento, promovendo sistemas mais amigos do ambiente. 
 
Bloco de Esquerda Acampou no Rossio de Viseu em frente à CMV PDF Imprimir e-mail
08-Out-2009
acampamento_rossio.jpgHoje o Bloco de Esquerda  acampou, literalmente, em frente da Câmara Municipal de Viseu para levantar alguns problemas e questões que têm ficado arredados da discussão e da campanha dos maiores partidos, mas que julgamos serem de grande importância para os jovens e generalidade das pessoas.

A inexistência de um Parque de Campismo, de um Parque Radical, de um Auditório Municipal, de pontos de acesso à internet sem fios, de transportes públicos nocturnos, a denúncia da propaganda na página destinada aos turistas do site da Câmara Municipal, de a proposta de ligação dos STUV à Estação da CP em Mangualde foram os temas "esmiuçados" nesta original iniciativa. Vê em baixo os 7 temas abordados e as nossas propostas para uma cidade de tod@s. Porque "Viseu somos Todos Nós"!
Ler mais...
 
RESUMO DA INTERVENÇÃO DO BLOCO DE ESQUERDA NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE VISEU PDF Imprimir e-mail
07-Out-2009
A deputada municipal do Bloco de Esquerda teve, ao longo de quatro anos, uma postura de independência perante interesses instalados no concelho  e de crítica construtiva. Para além de inúmeras intervenções  de denúncia  das políticas do Executivo Camarário de Fernando Ruas e em defesa da qualidade de vida dos munícipes, apresentou diversas propostas de recomendações/moções (muitas aprovadas por unanimidade) de que se destacam:


PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DO REGIMENTO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL COM VISTA À PROMOÇÃO DA PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NAS REUNIÕES E AO APROFUNDAMENTO DO DIRETO DE PETIÇÃO
Não foi apoiada pelos restantes líderes dos grupos com assento na Assembleia Municipal (PSD,PS e CDS/PP)

RECOMENDAÇÃO SOBRE MECANISMOS DE PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NA ELABORAÇÃO DE PLANOS  DE ACTIVIDADE E ORÇAMENTOS MUNICIPAIS PARTICIPADOS

Chumbada com os votos contra do PSD

 
RECOMENDAÇÃO COM VISTA À CRIAÇÃO DE UM GABINETE QUE RESPONDA A SITUAÇÕES DE CRISE SOCIAL

Chumbada com os votos contra do PSD


RECOMENDAÇÃO SOBRE O APOIO CAMARÁRIO A INICIATIVAS DE HOMENAGEM A JOSÉ AFONSO E À ATRIBUIÇÃO DO NOME DO POETA/CANTOR A UMA DAS RUAS DA CIDADE

Aprovada por unanimidade
                                                                                                                                     
Ler mais...
 
O VOTO ÚTIL É NA ESQUERDA DE CONFIANÇA, É NO BLOCO DE ESQUERDA! PDF Imprimir e-mail
07-Out-2009
Numa conferência de imprensa centrada nas questões da saúde e intervenção social, candidatos do Bloco de Esquerda criticam uma campanha autárquica centrada em “ofertas” e churrascos!

Referindo-se ao estilo populista de alguns candidatos, que, nas suas campanhas, privilegiam as ofertas e os churrascos, Graça Marques Pinto fez referência à campanha do BE, centrada na denúncia de diversos “pontos negros” no concelho e na apresentação de políticas alternativas, afirmando que o único voto útil é no Bloco de Esquerda.

Por seu turno, José Castanheira, médico pediatra e número dois da lista candidata à Câmara Municipal de Viseu apontou alguns buracos negros da política camarária no plano da saúde e acção social e apresentou diversas propostas de uma intervenção conjunta do poder central e local para responder, de forma eficaz, às necessidades dos munícipes na área do bem estar físico-psíquico-social nomeadamente:
confrencia_imprensa_be_cmv_2009.jpg
Ler mais...
 
Correio da Manhã considera cartaz do Bloco de Esquerda - Viseu dos melhores do país PDF Imprimir e-mail
07-Out-2009

O cartaz  "20 Anos É Demais!" foi considerado pela revista do Correio da Manhã um dos melhores e mais eficazes destas eleições autárquicas. Segundo a especialista em marketing Ana Sepúlveda a imagem "marca pela força que tem".

Ler mais...
 
Louçã defende aposta na reciclagem de produtos electrónicos PDF Imprimir e-mail
06-Out-2009
interrecycling.jpgNa visita à única empresa que se dedica à reciclagem de produtos electrónicos em Portugal e a primeira da península ibérica - a Interecycling em Tondela - Francisco Louçã defendeu a aposta num sector que oferece "criação de emprego, mais qualificações, mais aprendizagem e mais intensidade exportadora". Veja aqui a fotogaleria.
 
Arranque conjunto das candidaturas de Lafões PDF Imprimir e-mail
04-Out-2009
jantar_lafoes09.jpgCerca de 200 pessoas participaram no jantar de campanha das candidaturas do Bloco de São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades. Francisco Louçã destacou o crescimento eleitoral e organizativo do Bloco no distrito de Viseu, onde nunca apresentou tantos candidatos como nestas autárquicas. Um discurso que não esqueceu os casos da actualidade política do dia, das declarações de Cavaco ao contrato desaparecido dos submarinos de Paulo Portas.

Ler mais...
 
Em Viseu há mais jardineiros do que bombeiros municipais. PDF Imprimir e-mail
04-Out-2009
Política de fachada quanto obrigas!

bombeirosmunicipais.jpgOs candidatos do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal e à Assembleia ficaram a saber, durante uma visita aos Bombeiros Municipais, que há 40 bombeiros municipais em Viseu, quando o número de efectivos ajustado à população do concelho seria de 100! 
Américo Nunes Vice-Presidente da Câmara e responsável por este serviço municipal justificou a com a falta de apoio por parte poder central, mas não soube justificar o facto de a Câmara ter mais jardineiros do que bombeiros!


 
Viseu somos todos nós?!... PDF Imprimir e-mail
04-Out-2009
dscn4699.jpgA escola do primeiro ciclo do Bairro Municipal apinhou-se de moradores que assistiram à projecção do vídeo “O Bairro” e à divulgação de apontamentos fotográficos do último contacto dos candidatos do BE com os residentes.
Os candidatos do Bloco de Esquerda à Câmara e à Assembleia Municipal de Viseu, ouviram, na primeira pessoa, relatos de vidas comprometidas pela política de ostracização a que os habitantes deste bairro têm sido sujeitos. Vidas precárias de quem, há décadas, vê a identidade do bairro ameaçada pelos sucessivos anúncios de demolição das casas e pela demissão camarária no que respeita à conservação das habitações e ao apoio social!
Ler mais...
 
Ana Drago na Campanha Autarquica do B.E. Viseu PDF Imprimir e-mail
04-Out-2009
anadrago.jpgNo decurso de um debate sobre Educação e Desenvolvimento Local, na Escola Superior de Educação de Viseu, Ana Drago acusou o Partido Socialista de ter desencadeado um forte ataque à Escola Pública, aos professores e à gestão democrática das escolas.
    A deputada do BE defendeu a aposta na defesa de uma escola pública de qualidade, assente na valorização dos actores educativos e numa reorganização curricular, que tenha como pressupostos a diminuição do número de disciplinas e a integração dos saberes académicos e práticos.
    A melhoria das condições das instituições politécnicas também foi falada, sendo a sua transformação em Universidade o ponto de viragem que a Viseu precisa para os estudantes se envolver na vida activa da cidade.  
     A criação de equipas multidisciplinares para combater o abandono e o insucesso escolar estiveram, também, na ordem do dia.

       À noite, num jantar/comício com centena e meia de apoiantes,     o candidato Carlos Vieira no seu discurso falou do Funicular e da Praia Fluvial, comparando-os com a fachada pintada de uma casa sem teto que se pode observar no Bairro Municipal, sendo a pobreza e a falta de emprego do conselho o interior desta mesma casa.
    A candidata à Câmara Municipal, Maria da Graça Pinto, optou por reforçar que “20 Anos de Ruas é Demais”, defendendo que “Viseu não precisa da cereja em cima dum bolo que por dentro está podre” (referindo-se às declarações de Fernando Ruas ao Jornal do Centro), explicando que o bloco quer políticas sociais sérias, que respondam às necessidades reais dos Visienses, opondo-se à política populista das construções megalómanas sem benefícios concretos.
    Ana Drago denunciou as consequências económicas e sociais da política neo-liberal promovida pelo Partido Socialista e realçou a importância dos resultados obtidos pelo B.E. nas últimas eleições para a construção de um projecto alternativo às políticas dos partidos que têm governado o país. A deputada do B.E. enalteceu a importância das eleições autárquicas, defendendo que o papel do Bloco está comprovado pela forma com que se debate contra os poderes instalados, sem medo de represálias.

 
Bloco de Esquerda no Gira Sol Azul PDF Imprimir e-mail
01-Out-2009
girasolazul.pngO Bloco de Esquerda esteve nas instalações do Gira Sol Azul, | em Abraveses  para assistir a uma aula de música no âmbito do projecto Darteritmo, que conta com a colaboração desta escola de música .
Durante a visita,   que se integra num conjunto de iniciativas do BE  de divulgação de Boas Práticas de intervenção cidadã, tivemos  oportunidade de constatar o entusiasmo das crianças oriundas de bairros sociais  e dos técnicos que com elas trabalham.  É pena que projectos deste tipo só sejam apoiados por um período de dois anos  o que limita uma intervenção estratégica no âmbito de um  feliz interface da intervenção social e da educação artística.
Aqui está um exemplo de  intervenção social integrada que pode ser a semente de parcerias duradouras !
girasolazul.jpg
 
Sexta-feira dia 18 de Setembro às 11h da Manhã - Arruada com a presença de Francisco Louçã PDF Imprimir e-mail
16-Set-2009

arruada_loua.jpgSexta-Feira dia 18 de Setembro às 11h  da Manhã


Arruada por Viseu com a presença de Francisco Louçã e  contacto com os pequenos comerciantes

Vamos juntar forças na construção de uma Esquerda Alternativa e de Confiança!

Ponto de Encontro - Sede do Bloco de Esquerda na Praça D. Duarte

 
Bloco de Esquerda desmascara política de fachada no Bairro Municipal de Viseu PDF Imprimir e-mail
16-Set-2009

A intervenção realizada recentemente no Bairro Municipal de Viseu é sintomática da vergonhosa política de fachada que tem caracterizado a actuação da Câmara Municipal, sobretudo em tempos eleitorais. Oiça aqui a reportagem da rádio no ar, veja as imagens que embaraçariam qualquer político e leia a verdade sobre os factos! O Bloco de Esquerda exige respeito por estas pessoas, há 40 anos reféns da incerteza sobre se verão a sua casa demolida por uma retroescavadora ou não.

 
Deputada municipal do Bloco de Esquerda questiona o Presidente da Câmara de Viseu Fernando Ruas PDF Imprimir e-mail
16-Set-2009

am_viseu.jpgNa reunião da assembleia Municipal de Viseu de 14 de Setembro de 2009, a deputada municipal do Bloco de Esquerda confrontou o presidente da Câmara Fernando Ruas com a situação de abandono e  degradação das condições de vida do Bairro Municipal, conhecido como Bairro da Cadeia.
Durante o debate, Graça Marques Pinto, acusou o executivo camarário de não ter uma intervenção séria no plano da conservação e dos espaços interiores e exteriores das habitações e a  ausência de investimento na preservação da identidade deste bairro .Foi, igualmente, referida a inexistência de uma intervenção social séria e de uma política consequente de informação/formação por parte da HABISOLVIS, empresa municipal a quem está atribuída a gestão do bairro.
A transparência na actividade municipal esteve, também na ordem do dia, sendo que a deputada municipal do BE  questionou  o presidente da Câmara sobre a existência de irregularidades no processo de contratação e nomeação  de funcionários camarários.
A falta de rigor no estabelecimento de critérios de atribuição de apoios a associações e clubes desportivos e o sucessivo adiamento na concretização aspirações dos jovens de Viseu, em matéria de desportos radicais foi outro tema de confronto.
Fernando Ruas, não gostou das interpelações da deputada do BE e reagiu com o seu habitual estilo desabrido e autocrático.
 

Ler mais...
 
Bloco de Esquerda/Viseu vai pedir intervenção da IGAL na Câmara Municipal de Viseu PDF Imprimir e-mail
16-Set-2009

igal.jpgEm conferência de imprensa, realizada no dia 16 de Setembro, candidatos do B.E. à Câmara e Assembleia Municipal de Viseu anunciaram que vão pedir a intervenção da IGAL- Inspecção Geral da Administração Geral  da Administração Local , na Câmara Municipal para averiguação de irregularidades na nomeação e contratação de funcionários da autarquia.
As irregularidades, já denunciadas na sessão da Assembleia Municipal de 14 de Setembro pela deputada municipal do Bloco, foram dadas como provadas em sentença do Tribunal Judicial de Viseu na sequência de um processo instaurado a uma funcionária camarária em que o presidente da Câmara era o queixoso.
A funcionária da Câmara acabou por ser condenada à pena de 120 dias de multa por ofensas ao presidente da autarquia, mas o tribunal deu como provadas várias irregularidades no processo de contratação e nomeação de funcionários, incluindo filhos e mulheres de cinco presidentes de junta e de outros familiares e de um director de serviços municipalizados.
 

 
Candidatos Autárquicos do Bloco de Esquerda Visitam bairro municipal e Exigem Respeito pelas pessoas PDF Imprimir e-mail
15-Set-2009

conversa_com_moradores_resize.jpgNuma visita ao Bairro Municipal, os Candidatos Autárquicos do Bloco de Esquerda por Viseu depararam-se com o abandono e o "terrorismo psicológico" a que os seus habitantes estão sujeitos há décadas por parte da CMV, apesar das recentes obras realizadas e que como se pôde constatar não passam de mera fachada.

Segundo o testemunho do morador Anselmo Cardoso a nova pintura foi feita apenas nas partes exteriores das habitações, afirmando que os responsáveis da CMV no local ofereciam a tinta a quem quisesse pintar as traseiras, mas só se a reclamassem e independentemente da grande maioria das pessoas não o poder fazer porque a idade já não o permite ou não terem dinheiro suficiente para pagar a uns caiadores. Claro que para além da fachada não foi feita mais obra nenhuma, nem nos telhados degradados, nem nos interiores. Entre os moradores uma expressão era recorrente, foi um "lavar a cara" para esconder o que está realmente sujo.

Ler mais...
 
1º Comício do Bloco de Esquerda em Nelas foi dos maiores de sempre no distrito de Viseu! PDF Imprimir e-mail
11-Set-2009

be_nelas_marisa.jpgO primeiro comício do Bloco de Esquerda em Nelas acabou por revelar-se um dos maiores de sempre no distrito de Viseu, esgotando por completo o Auditório Municipal num importante apoio à candidatura de António Minhoto para a Assembleia da República perspectivando assim um bom resultado que até poderá passar pela eleição, quebrando o ciclo hegemónico do PS/PSD/CDS que tem feito história em Viseu, mas que por Viseu não tem feito coisa nenhuma.

Ler mais...
 
Manifesto de apoio à candidatura do Bloco de Esquerda às legislativas pelo distrito de Viseu PDF Imprimir e-mail
10-Set-2009

bloco.jpgPELO DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO DO DISTRITO DE VISEU!
POR UM PORTUGAL SEM MEDO DE EXISTIR!

(Manifesto de apoio à candidatura do Bloco de Esquerda às eleições legislativas pelo distrito de Viseu, encabeçada pelo independente António Minhoto)

              “O sentimento de responsabilidade por uma comunidade, por um país, parece ter desaparecido (...) A resignação leva à impotência, a passividade à inércia e ao imobilismo.”
               Assim nos descrevia José Gil, considerado internacionalmente como um dos maiores pensadores da actualidade, no seu livro “Portugal, Hoje: o Medo de Existir”.
                As classes privilegiadas, arvoradas em elites, enriquecem escandalosamente e alimentam-se da nossa passividade, da nossa abstenção, como sempre se governaram, ao longo da nossa História, com a pimenta da Índia, o ouro do Brasil, os escravos e os diamantes de África e os fundos da União Europeia ou a especulação imobiliária. Sempre à custa do atraso do país e da miséria do Povo.
  
             

Ler mais...
 
Família Despejada do Bairro Municipal por Falta de Higiene PDF Imprimir e-mail
10-Set-2009

habisolvis.jpgO Jornal de Notícias refere na sua edição de hoje que "Uma inquilina do Bairro Municipal, acusada de falta de limpeza da casa que partilha com o companheiro e um primo, foi condenada pelo tribunal a "despejar" o local." A Câmara Municipal de Viseu veio dizer prontamente que já estava a tentar encontrar uma saída. A mesma câmara que moveu a acção de despejo através da empresa municipal "Habisolvis" ...

E porque a miséria que ainda graça em algumas famílias do Bairro Municipal não se resolve com pinturas de fachada e alcatrão, o Bloco de Esquerda que já tinha planeada uma visita para Sábado às 16h30, convida todos os que queiram manifestar a sua solidariedade a estes cidadãos a quem a CMV tem tratado como se fossem de 2ª , a comparecerem.

  Clica aqui para a notícia integral.

 
Apresentação do Manifesto de Apoio à Candidatura de António Minhoto pelo Bloco de Esquerda em Viseu PDF Imprimir e-mail
07-Set-2009

antniominhotofontelo.jpg Foi hoje apresentado na Mata do Fontelo o Manifesto de apoio à  candidatura de António Minhoto à Assembleia da República pelo Bloco de  Esquerda, intitulado:

PELO DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO DO DISTRITO DE VISEU!
POR UM PORTUGAL SEM MEDO DE EXISTIR!

Na intervenção feita aos jornalistas, António Minhoto salientou que o  apoio vindo de vários quadrantes políticos, partidários e sociais se  deve à coerência demonstrada ao longo de 40 anos de luta na defesa dos  legítimos interesses das pessoas.
 

Ler mais...
 
I Conferência Ibérica das Zonas Uraníferas PDF Imprimir e-mail
05-Set-2009

conferncia_iberica_uranio.jpgDecorreu hoje na Biblioteca Municipal de Mangualde a "I Conferência Ibérica das Zonas Uraníferas", onde se discutiu a problemática associada ao abandono a que estão sujeitas as minas de urânio desactivadas e o fardo que carregam os ex-trabalhadores, muitas vezes vetados ao abandono pelas autoridades. Contou com a presença de António Minhoto (candidato do BE à Assembleia da República por Viseu), Soares Marques (Presidente da Câmara Municipal de Mangualde), Marisa Matias (deputada europeia), dos ex-trabalhadores da ENU e diversas associações ambientalistas como a Quercus, AZU, ADENEX, ACCION,MUNN, encerrando com a realização de um cordão humano na Cunha Baixa pela defesa do meio ambiente.

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 190 - 210 de 369
© 2024 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.