Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

O tango da tanga! PDF Imprimir e-mail
26-Mai-2010
Opinião
Texto de Maria da Graça M. Pinto
 
«Que nos perdoem o tango, Carlos Gardel e Astor Piazzola grandes referências deste tipo de música!  Não têm culpa de serem invocados em discursos da tanga.

É, no mínimo, insólito que o Primeiro Ministro José Sócrates tenha convocado o tango para  justificar acordos, que,  em nome  da defesa da Europa e do país, agravaram, ainda mais, as condições de vida dos portugueses.

Ler mais...
 
Ó Zé, aperta o cinto!… PDF Imprimir e-mail
19-Mai-2010
Opinião
Texto de Maria da Graça M. Pinto
«No dia 13 de Maio o primeiro ministro José Sócrates, anunciou ao país  aquilo que  todos nós  já sabíamos. Na sequência de acordos entre o PS e o PSD vêm aí novas medidas de austeridade. Trata-se de mais uma evidência do renascer do Bloco Central em Portugal, unido em torno dos  ditames de uma União Europeia obcecada pelo défice orçamental,  em detrimento do crescimento,  do desenvolvimento económico sustentado e do combate às assimetrias na zona euro.
Ler mais...
 
VITÓRIA DOS EX-TRABALHADORES DA ENU AO FIM DE UMA DÉCADA DE LUTA PDF Imprimir e-mail
07-Mai-2010
Opinião
Texto de Carlos Vieira
viglia_enu.png
Em Março de 2001, a pretexto da exiguidade do filão de urânio e da baixa do preço no mercado, o governo decidiu a dissolução e consequente liquidação da ENU – Empresa Nacional de Urânio (que chegou a ter cerca de 800 trabalhadores nas 58 minas da região centro, nos distritos de Viseu, Guarda e Coimbra), o que veio a concretizar-se em 31.12.2004. A maioria destes trabalhadores esteve sujeita à exposição às radiações do urânio (conheci trabalhadores que pegavam no urânio com as mãos nuas) , mesmo após recomendações da EUROTOM (Comunidade Europeia da Energia Atómica) ignoradas pela administração da ENU, o que resultou em cerca de uma centena de mortes, até hoje,  por neoplasias malignas, nomeadamente cancro do pulmão.

Ler mais...
 
Abril está por cumprir! PDF Imprimir e-mail
27-Abr-2010
Opinião
Texto de Maria da Graça M. Pinto
 
cravo.jpg«Comemora-se, hoje, o trigésimo sexto aniversário da revolução de Abril que devolveu à esmagadora maioria dos portugueses e portuguesas a esperança num futuro melhor, com liberdade, justiça social e paz.
Decorridos trinta e seis anos de um percurso de avanços e recuos no cumprimento do ideário de Abril, eis-nos chegados a mais uma encruzilhada: persistir nas políticas neo-liberais que, nas últimas décadas, têm conduzido o País a sucessivas crises económicas e financeiras, ou mudar de rumo?!
Ler mais...
 
A vida precária do pequeno comércio! PDF Imprimir e-mail
18-Abr-2010
Opinião
Texto de Maria da Graça M. Pinto
magaapb.jpgO Instituto Informador Comercial  divulgou, nesta semana, dados sobre  a insolvência de empresas . Ficámos a saber que, no primeiro trimestre deste ano,1066 empresas recorreram a processos de insolvência . De acordo com este Instituto ,o distrito de Viseu situa-se no oitavo lugar no ranking  nacional das empresas que não conseguiram ultrapassar as suas dificuldades económicas.

Ler mais...
 
Parece mentira, mas não é! PDF Imprimir e-mail
05-Abr-2010
Opinião
Texto de Maria da Graça M. Pinto
 
magaapb.jpgNum país mergulhado numa profunda crise económica e social, onde em nome da recuperação económica e financeira se pedem sacrifícios aos portugueses, há um administrador nomeado pela PT que aufere de um salário oito vezes superior ao de Barak Obama, presidente dos EUA.
Neste mesmo país, proliferam os escândalos com a participação de figuras públicas. O mais recente, vindo a público em Portugal, pasme-se, por pressão da imprensa estrangeira, diz respeito aos tortuosos caminhos que rodearam a compra de submarinos a uma empresa alemã, por um governo de direita, em que era ministro da defesa Paulo Portas.

Ler mais...
 
O PEC e a crise Social PDF Imprimir e-mail
31-Mar-2010
Opinião
Texto de Maria da Graça M. Pinto 
magaapb.jpgNum dos nossos apontamentos de Março referimos que Portugal é dos países europeus com menos justiça social. Segundo dados da Comissão Europeia, a taxa de risco de pobreza e as desigualdades na distribuição dos rendimentos são das mais elevadas na União e o desemprego e a precariedade aumentaram exponencialmente.
Neste contexto, quais as consequências sociais decorrentes deste Programa de Estabilidade e Crescimento, aprovado em pleno Ano Europeu de Combate à Pobreza?

Ler mais...
 
PEC: POBRES ESMAGADOS PELA CRISE! PDF Imprimir e-mail
30-Mar-2010
    Opinião
Texto de Carlos Vieira
 
carlosvieira.jpgA conhecida palavra de ordem que a UDP criou nos anos oitenta, “Os ricos que paguem a crise!”,  ganha uma nova actualidade com o PEC – Programa de Estabilidade e Crescimento que, ao que tudo indica, será aprovado hoje na Assembleia da República, com os votos a favor do PS e a abstenção do PSD. Com efeito, o PEC é o mais violento ataque aos pobres e à classe média desde o 25 de Abril. O PS manda às urtigas o seu próprio programa eleitoral, fazendo, agora, exactamente, o contrário daquilo que prometera aos portugueses há apenas meio ano.
Ler mais...
 
O dia Internacional da Mulher e a agenda feminista PDF Imprimir e-mail
17-Mar-2010

Opinião
Texto de Maria da Graça M. Pinto 

 mulher.jpegNa semana que agora finda, cumpriu-se mais um 8 de Março, dia Internacional da Mulher.
Foi por iniciativa da II Internacional Socialista, reunida em Congresso  em  1911,  que neste dia se passou a  celebrar a luta contra as desigualdades com base no género. O objectivo foi  prestar homenagem às mulheres de todo o Mundo que lutavam pelos seus direitos, com particular destaque para as americanas que, a 8 de Março de 1857  e de 1909, tinham desenvolvido grandiosas jornadas de luta nas fábricas e nas ruas.


Ler mais...
 
O Estado e a dívida social PDF Imprimir e-mail
08-Mar-2010

Opinião
Texto de Maria da Graça M. Pinto 

magaapb.jpgNa semana que agora finda, os trabalhadores da função pública estiveram em greve contra o congelamento de salários.
Os detractores deste protesto invocam dois argumentos essenciais para o condenar! O difícil momento que o País atravessa e os alegados privilégios de que usufruiriam os trabalhadores do sector público.
São ambos improcedentes!
 Os argumentos que se prendem com a difícil situação económica do País são recorrentes. Antes, era o objectivo do défice zero, depois a crise e agora, a saúde das contas públicas e a recuperação económica.
Ler mais...
 
Memória curta PDF Imprimir e-mail
01-Mar-2010
 Opinião
Texto de Eduardo Marques
 
neo.pngÀs vezes a memória falha, outras, é curta demais.
Observando o actual paradigma da política nacional, mas, se não quisermos ir tão longe, observando o paradigma das nossas vidas, do nosso dia-a-dia confrontamo-nos com uma série de situações e personagens que nos põem a pensar sobre o que realmente valorizamos, o que permanece intacto na memória e o que se esquece. A memória é selectiva. Os acontecimentos mais traumáticos ou incómodos tendem a ser esquecidos.

Ler mais...
 
O Estado e os direitos sociais PDF Imprimir e-mail
28-Fev-2010
Opinião
Texto de Maria da Graça M. Pinto 
 
magaapb.jpgSe há uma fronteira clara entre as políticas que promovem uma modernização conservadora e as que defendem o aprofundamento da democracia esta situa-se na forma como perspectivam o papel do poder na sociedade. De um lado os que defendem que, na esteira das conquistas sociais do pós guerra, cabe ao Estado garantir os direitos sociais dos cidadãos e o acesso universal  e gratuito a  serviços públicos de qualidade. Do outro, os defensores da iniciativa privada como remédio para todos os males.

Ler mais...
 
Liberdade de imprensa, onde páras?!… PDF Imprimir e-mail
22-Fev-2010

Opinião
Texto de Maria da Graça M. Pinto  

ages.jpg«O País tem sido agitado, nas últimas semanas, por mais um escândalo político envolvendo o Governo do Engenheiro Sócrates. Trata-se da alegada tentativa de controlo da comunicação social, através da intervenção de uma empresa pública – a PT, que teria tentado comprar a Media Capital.

A este propósito, figuras proeminentes da oposição de direita, manifestando uma súbita paixão pela liberdade de imprensa, saltaram a terreiro para denunciar as tentativas do Governo do Partido Socialista  de controlar os órgãos de comunicação social. Pena é que a memória seja curta e passem uma esponja por episódios pouco dignos, ocorridos num passado recente, quando estavam no poder!

Ler mais...
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 40 - 52 de 127
© 2024 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.