Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

Opinião
Cartoon de Carlos Vieira PDF Imprimir e-mail
26-Jan-2009
israel.jpg
 
 
Cartton referente ao Governo de Israel.
 
A nova esquerda: Texto de Alexandre Pinto PDF Imprimir e-mail
22-Jan-2009
Texto de Alexandre Pinto

Defendo a criação de um novo sujeito político em Portugal, chamem-lhe partido na designação ortodoxa, emergindo do espaço sociológico criado a partir das candidaturas pioneiras e emancipadoras de Manuel Alegre à Presidência da República e de Helena Roseta às Eleições Autárquicas Intercalares de Lisboa. Um Movimento Político dos Cidadãos organizado em rede, sem burocracias nem hierarquias rígidas e dogmáticas capaz de ser uma resposta política inovadora às novas exigências do século XXI e que não replique modelos ultrapassados dos outros partidos filhos da Revolução Industrial.

Ler mais...
 
Trabalhadores da ENU: A luta sairá de novo à rua! PDF Imprimir e-mail
14-Jan-2009
mariana_aiveca.jpgEm 7 de Março deste ano, antigos mineiros da ENU e suas famílias vieram a Lisboa assistir ao debate na AR.
Na bagagem cabiam todos os dramas de vida, a garra de quem incessantemente tem lutado por exigir do Estado a assunção das suas responsabilidades, e, quiçá a remota esperança que os "senhores da assembleia" pudessem finalmente nesse dia, aprovar uma lei que repusesse a justiça que durante anos têm vindo a reclamar.
Ler mais...
 
Humor: Cartoon de Carlos Vieira PDF Imprimir e-mail
09-Dez-2008
p1040143200.jpg
Ler mais...
 
“O CINE CLUBE” E O ANUNCIADO CENTRO DE ARTES PDF Imprimir e-mail
09-Dez-2008

carlosvieira.jpgNão posso deixar de me referir ao acontecimento cultural que foi o lançamento do livro “Cine Cidade”, de Fernando Giestas, que conta a história de meio século de existência do Cine Clube de Viseu, através do percurso pelas salas de cinema da cidade.

Ler mais...
 
“É TUDO GENTE SÉRIA!” PDF Imprimir e-mail
09-Dez-2008

carlosvieira.jpgOs bancos são mais perigosos para as liberdades do que os exércitos. Se o povo lhes der o controlo da sua moeda será privado de tudo. Até os seus filhos acordarem sem-abrigo.”

Thomas Jefferson, presidente dos EUA, 1802

Ler mais...
 
ONDE PARAM OS CANDEEIROS DE MESTRE MALHO? PDF Imprimir e-mail
09-Dez-2008

olho_vivo.jpgHá já largos meses que foram retirados os candeeiros de ferro forjado da autoria de Mestre Arnaldo Malho que se encontravam na cantaria da Sé Catedral, mais propriamente, na ala contigua à varanda de dupla colunata toscana, ou “passeio dos cónegos”.

Ler mais...
 
O Desemprego e os números manipuláveis PDF Imprimir e-mail
24-Nov-2008
desemprego.jpgApesar da realidade com que nos defrontamos na rua, no café, em qualquer conversa que tenhamos no dia-a-dia, os números do desemprego no distrito baixaram...
Ler mais...
 
“Participação cidadã!” por Fernando Figueiredo PDF Imprimir e-mail
19-Nov-2008
"Na semana passada aqui no Jornal (Jornal do Centro) saiu uma notícia dando conta que os vereadores do PS iriam propor, em próxima reunião do executivo camarário, que uma parte do orçamento para 2009 fosse "participativo". Seriam 3,5 milhões de euros para os cidadãos, conjuntamente com a CMV, destinarem e aplicarem já em 2009. Dizia o deputado Miguel Ginestal "é preciso estimular a participação cívica". Não posso estar mais de acordo e o orçamento participativo é uma ferramenta preciosa, não só para estimular a envolvimento e a participação de todos nós naquilo que a todos nós diz respeito, mas também para proporcionar ao executivo uma dialéctica sã com o cidadão e juntamente pensarem e repensarem alguns pontos de intervenção na vida própria da cidade.
Ler mais...
 
Texto de opinião anarquista "Somos anti-Capitalistas" PDF Imprimir e-mail
04-Nov-2008
150px-blackflagsymbol.svg.png"O Anarquismo não significa misticismo, nem palavras vagas sobre a beleza, nem tão pouco desespero. A sua grandeza é feita, antes de tudo, pela sua dedicação à causa da humanidade oprimida. Traz em si a aspiração das massas para a verdade, o seu heroísmo e a sua vontade concentrada; representa neste momento a única doutrina social sobre que as massas podem apoiar-se com confiança para conduzir a sua luta.
Ler mais...
 
Humor: Cartoon de Carlos Vieira PDF Imprimir e-mail
28-Out-2008
p1040009pikeno.jpgVer!
Ler mais...
 
OS RICOS QUE PAGUEM A CRISE! PDF Imprimir e-mail
27-Out-2008

carlosvieira.jpgJoseph Stiglitz, Prémio Nobel da Economia em 2001, chamou à presente crise financeira mundial “ a queda do Muro de Berlim do capitalismo”. Estamos, efectivamente, perante a mais grave crise financeira desde 1929. As bolsas de todo o mundo continuam a cair. O sistema capitalista depois de ter incorporado no seu seio globalizante os ex-países de capitalismo de Estado, como a China, a Rússia (ex-URSS) e os seus satélites, deu um impulso indomável ao seu carácter mais selvagem patente na especulação desenfreada nas bolsas que nada produzem;  na obtenção de lucros astronómicos à custa da miséria dos pobres; na acumulação obscena de capital à custa do trabalho e das pequenas poupanças, endividando-nos até ao rebentar da bolha especulativa. 

Ler mais...
 
O que faz correr a Ministra da Educação? PDF Imprimir e-mail
23-Out-2008
educacao.jpgDe facto, o novo modelo de avaliação docente, que segundo a Ministra da Educação, tem como objectivo fundador a melhoria das práticas dos professores e a instituição do rigor na avaliação, mais não visa do que a consecução do paradigma educativo neoliberal.

Artigo de Maria da Graça Pinto  
Ler mais...
 
QUANDO A SALA DE VISITAS PASSA PARA O FUNDO DO QUINTAL... PDF Imprimir e-mail
16-Mai-2008
a_tuabeira.gifNunca se tinha visto uma coisa assim. Um investimento superior a 120 milhões de euros. Mais de 140 lojas. Mais de 175 metros quadrados. Seis salas de cinema. O maior espaço de bem estar e desporto do país. A maior praça de restauração da região. Uma das melhores “shopping and Leisure Experience” do nosso país, seja lá o que isso for. Dois mil convidados na inauguração. Três bispos (Viseu, Guarda e Braga). Uma dama, Catarina Furtado, que dá a cara. Dá, é como quem diz, vende. E faz ela muito bem. Por mim até pode vender o corpo todo em peças separadas para montar. Três (3) bispos, uma dama, 2 mil peões (claro que se faz um casting para escolher os oito mais jeitosinhos para serem comidos, perdão, tomados); o rei deve ser Fernando Nunes, o presidente do conselho de administração da  Visabeira, já que dizem que foi ele que escolheu a dama.
Ler mais...
 
E QUE TAL UMA INTERRUPÇÃO VOLUNTÁRIA DA IGNOMÍNIA? PDF Imprimir e-mail
24-Fev-2008
triste.jpgComo é que uma jovem estudante de 19 anos se deixa chegar aos cinco meses de gravidez para decidir abortar?... Só não fiquei mais surpreendido com a notícia porque na véspera, 11 de Fevereiro, fizera precisamente um ano que os portugueses votaram a favor da despenalização da interrupção voluntária da gravidez (IVG) e o Diário de Notícias aproveitou a oportunidade para fazer um balanço da aplicação da lei (em vigor há apenas meio ano): a Drª Maria José Alves, médica da Maternidade Alfredo da Costa, reconhece que o aborto clandestino está longe de ser resolvido, porque continua a haver um grande estigma e muitas mulheres "desconhecem completamente que podem  fazer uma  IVG num estabelecimento de saúde". Também Duarte Vilar, da Associação do Planeamento Familiar, disse ao DN que "por desconhecimento, dificuldade no acesso aos centros hospitalares, por vergonha ou por se terem ultrapassado as dez semanas, há mulheres que continuam a abortar clandestinamente ou a tomar citotec."
Ler mais...
 
CONGRESSO DA CGTP PDF Imprimir e-mail
24-Fev-2008
codigotrabalho.jpgRealizou-se, no último fim-de-semana, o Congresso da CGTP. A central sindical mais representativa em Portugal é um dos últimos redutos da resistência à política dos governos neoliberais do PS e do PSD, de desmantelamento dos serviços públicos (nomeadamente, na Saúde, na Educação e na Justiça), para posterior privatização, de ataque aos direitos dos trabalhadores, com as confederações patronais a exigir a lei da selva, ou seja, liberdade total para despedir, com o governo do PS a querer ceder no alargamento do conceito de justa causa por "inadaptação" do trabalhador à "impossibilidade de manter a relação de trabalho" (proposta do Livro Branco das Relações Laborais) o que, na prática, seria uma forma manhosa de violar a proibição constitucional de despedimentos sem justa causa.
Ler mais...
 
“DÚVIDA” PDF Imprimir e-mail
09-Fev-2008

duvida.jpgFoi um sucesso a apresentação da peça "Dúvida", de John Patrick Shanley, no Teatro Viriato, que esgotou a lotação durante os cinco dias em que esteve em cena. O texto excelente, vencedor de vários prémios, foi magnificamente servido pela encenação de Ana Luísa Guimarães e pela eficácia do cenário. Mas a afluência do público fica a dever-se, sem dúvida, mais ao reconhecimento dos protagonistas como dois dos nossos melhores actores contemporâneos - Eunice Muñoz e Diogo Infante, do que ao êxito que a peça experimentara no Teatro Maria Matos.

Os actores construíram os personagens com realismo e sobriedade, sem cair no exagero caricatural, armadilha comum em papeis estereotipados, com são os de padres e freiras.

Ler mais...
 
REMODELAÇÃO VINGA DALILA RODRIGUES PDF Imprimir e-mail
09-Fev-2008
isabel_pires_lima_rem.jpgIsabel Pires de Lima deixa atrás de si um "rasto de destruição e retrocesso" na Cultura portuguesa, como é referido na petição que já ia perto de três mil artistas, criadores e agentes culturais, dirigida ao primeiro ministro a exigir a sua demissão. São quase mais mil pessoas do que as que subscreveram a petição on-line de apoio a Dalila Rodrigues, repudiando o seu afastamento de directora do Museu Nacional de Arte Antiga, onde estava a fazer um trabalho notável, como já tinha feito no Museu Grão Vasco. 
"Há horas felizes!" Não para a ex-ministra da Cultura, que até se pode sentir aliviada por ter sido autorizada pela Comissão de Ética da AR a regressar ao Parlamento, mas, sobretudo para Dalila Rodrigues que, um dia depois de Isabel Pires de Lima ter sido despedida, lançou em Viseu, no Teatro Viriato, o seu livro sobre "Grão Vasco". Trata-se de uma edição muito cuidada da "Aletheia Editores", com um excelente grafismo. Dalila Rodrigues, numa linguagem acessível, repõe a verdade sobre alguns mitos biográficos do mestre renascentista e analisa a evolução da sua obra, relacionando-a com as paisagens e as personagens que rodeavam o "Grande Vasco". Para os viseenses será ainda uma oportunidade de viajar no tempo pelas ruas e ambientes da Viseu quinhentista de que ainda restam belos vestígios.
Ler mais...
 
CORREIA DE CAMPOS REMODELADO PDF Imprimir e-mail
09-Fev-2008
correia_campos_rem1.jpgJosé Sócrates - o "Sócras",  como já ouvi várias vezes dizer a camponeses mais duros de ouvido ou menos destravados da língua - optou por fazer uma remodelação não demasiado extensa (para alívio de Maria de Lurdes Rodrigues e Mário Lino), não dando, assim, a entender uma assunção da incompetência do governo no seu todo, e, logo, da sua liderança e do seu programa de governo em particular, nem demasiado minimalista, para que não se pensasse que sacrificava o mártir Correia de Campos na fogueira do descontentamento popular.
Ler mais...
 
A SOCIEDADE E A LIBERALIZAÇÃO DAS DROGAS LEVES PDF Imprimir e-mail
24-Jan-2008
atuabeira_s.jpg
Eduardo Marques - Lamego

Actualmente um dos temas que mais se discute na sociedade em que vivemos é a liberalização das drogas leves e também o seu consumo. Cada vez é mais corrente ouvir pessoas de todas as idades, em particular os jovens, a falar acerca desta temática: de um lado encontramos os defensores de uma sociedade livre de escolher, do outro lado visões algo conservadoras que sustentam a opinião de que é mais simples proibir a explicar, consciencializar e alertar os potenciais consumidores (e falo maioritariamente pelos jovens) para os efeitos nocivos para a saúde que estas substâncias podem provocar a médio e longo prazo. Ainda existe outro grupo: o dos infundados. Aquele grupo de pessoas que são inertes, indiferentes a esta discussão porque julgam que os problemas da sociedade não são da preocupação de todos ou ainda por falta (voluntária ou involuntária) de informação.

Eu não sou indiferente. Tenho uma opinião que certamente desagrada aos mais conservadores. Assumo-me a favor da liberalização das drogas leves. O que não significa que algum dia vá consumir. Simplesmente julgo que o melhor não é esconder e censurar mas sim sermos livres para escolher, mediante a informação de que dispomos.

Ler mais...
 
OS PORTUGUESES SE APERTAREM MAIS O CINTO FICAM COM AS COSTELAS EXPOSTAS PDF Imprimir e-mail
22-Jan-2008
desigualdade.jpgO terramoto, com epicentro nos EUA, que está a abalar as bolsas mundiais é um sintoma de que o mundo está à beira da recessão. Tal crise económica global, porém, preocupa tanto o comum dos portugueses como a notícia de que a nuvem Smith, carregada com hidrogénio capaz de produzir um milhão de sóis, deverá colidir com a nossa galáxia dentro de vinte a quarenta milhões de anos. O que é isso comparado com o aumento dos preços dos bens essenciais, bem acima da inflação prevista pelo Governo?  E, no entanto, ao contrário dos acidentes cósmicos, que não descriminam classes sociais,  as crises económicas sobram sempre para os mais pobres. Enquanto os dois milhões de portugueses na mais pura pobreza se apertarem mais o cinto de segurança ficam com as costelas expostas, os ricos têm um air-bag económico cada vez mais seguro.
Ler mais...
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 | Seguinte > Final >>

Resultados 101 - 125 de 127
Destaque
bannercp11.jpg
Gui Direitos Estudante
brochuraestudantes.jpg
virus_12.jpg
Sites do Bloco

be_esq.jpg
grupo_parlamentar_copy.png
be_sitebe.jpg
 beinternacional.jpg
videos_parlamento.jpg 
videos_campanha.jpg
livraria_online_copy_copy.gif

be_ecoblog.jpg

Bloco no FacebookBloco no MySpace

 Bloco no TwitterBloco no Youtube

 Bloco no hi5Bloco no Flickr

Online
© 2024 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.