Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

Opinião
O Estado e os direitos sociais PDF Imprimir e-mail
28-Fev-2010
Opinião
Texto de Maria da Graça M. Pinto 
 
magaapb.jpgSe há uma fronteira clara entre as políticas que promovem uma modernização conservadora e as que defendem o aprofundamento da democracia esta situa-se na forma como perspectivam o papel do poder na sociedade. De um lado os que defendem que, na esteira das conquistas sociais do pós guerra, cabe ao Estado garantir os direitos sociais dos cidadãos e o acesso universal  e gratuito a  serviços públicos de qualidade. Do outro, os defensores da iniciativa privada como remédio para todos os males.

Ler mais...
 
Liberdade de imprensa, onde páras?!… PDF Imprimir e-mail
22-Fev-2010

Opinião
Texto de Maria da Graça M. Pinto  

ages.jpg«O País tem sido agitado, nas últimas semanas, por mais um escândalo político envolvendo o Governo do Engenheiro Sócrates. Trata-se da alegada tentativa de controlo da comunicação social, através da intervenção de uma empresa pública – a PT, que teria tentado comprar a Media Capital.

A este propósito, figuras proeminentes da oposição de direita, manifestando uma súbita paixão pela liberdade de imprensa, saltaram a terreiro para denunciar as tentativas do Governo do Partido Socialista  de controlar os órgãos de comunicação social. Pena é que a memória seja curta e passem uma esponja por episódios pouco dignos, ocorridos num passado recente, quando estavam no poder!

Ler mais...
 
"Em Manutenção" há um ano e meio? PDF Imprimir e-mail
18-Fev-2010
Blogosfera
Texto do Viseu,  Fotos do AJ
 

Recompenso, dou alvíssaras, a quem explicar porque razão esta placa continua afixada, há um ano e meio, na entrada dum parque infantil na nossa cidade, cuja construção foi paga na sua maior parte pelo programa POLIS. [ligação].
Não é suficiente espalhar pela cidade propaganda a proclamar - "Viseu Cidade Amiga das Crianças"...
Ler mais...
 
Quem te encomendou o serviço? PDF Imprimir e-mail
18-Fev-2010

Blogosfera
Texto do Viseu, Senhora da Beira

viseu_senhora_da_beira.jpgOuvi ontem na Rádio NoAr o Presidente do CA do Hospital S. Teotónio (site desactualizado) afirmar que tem como sonho a criação de uma Universidade de Medicina Privada para Viseu. Atento à realidade do País e do Concelho, ao nível dos serviços prestados (como contínua Alexandre Ribeiro no activo tendo sido condenado por homicídio por negligência?) e para um Hospital que até se disponibilizou para receber os estagiários da "futura Faculdade de Medicina" de Aveiro são no mínimo curiosas tais declarações.

Ler mais...
 
E EM VISEU HÁ LIBERDADE DE IMPRENSA?... PDF Imprimir e-mail
16-Fev-2010
   Opinião
Texto de Carlos Vieira
 
liberdade-de-imprensa.jpg
     Paulo Rangel fez uma triste figura no Parlamento Europeu ao acusar o governo português de querer controlar a comunicação social, pondo em causa a “liberdade de expressão” em Portugal, | dando como exemplo o caso de Mário Crespo que “viu censurada uma crónica sua, por sugestão, ou aparente sugestão, do primeiro-ministro”, pelo que Portugal já só formalmente seria um Estado de Direito.  Em primeiro lugar, o candidato à liderança do PSD devia ser mais rigoroso. É verdade que as dúvidas deontológicas do director do Jornal de Notícias seriam justas se estivesse perante uma notícia, mas, tratando-se de um artigo de opinião, apesar da fragilidade de um relato às três tabelas, parece-me um excesso de zelo (chamar-lhe censura é exagero. Escrevi crónicas durante dois anos para o J.N. e nunca fui censurado). No entanto,  responsabilizar Sócrates por tal acto concreto não deixa de ser um excesso de imaginação. Em segundo lugar, o mesmo Paulo Rangel, em 21.10.2009, no Parlamento Europeu, votou contra uma resolução (reprovada por três votos) que criticava os ataques de Berlusconi à liberdade de imprensa em Itália, o que já tinha provocado uma manifestação, em 4.10.2009, de cerca de 300 mil italianos, fartos dos escândalos de tráfico de influências do primeiro-ministro que, para além dos “media” públicos, controla três canais privados de televisão e vários jornais.
Ler mais...
 
Desenvolvimento e políticas sociais PDF Imprimir e-mail
16-Fev-2010

Opinião
Texto de Maria da Graça M. Pinto  
 

old_people_sign.jpgA imprensa regional tem feito eco de depoimentos em torno do PIDAC, Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central. Dirigentes distritais do partido no poder e da oposição de direita desdobram-se em declarações sobre o significado das verbas atribuídas. O PS desvalorizou o impacto da magra fatia inscrita para o distrito de Viseu, No PSD, Fernando Ruas apelidou-o de programa virtual, ao passo que Almeida Henriques enfatizou a discriminação do distrito. Hélder do Amaral, por seu turno, afirmou que tudo não passa de fumaça, de pretexto para tempo de antena! 
Mas se é certo que as verbas atribuídas aos distritos do interior conheceram uma drástica diminuição, a verdade é que o PIDDAC, só por si, não resolve o problema das assimetrias regionais e das desigualdades sociais decorrentes das políticas neoliberais do poder central que se têm traduzido num verdadeiro interioricídio.
Neste contexto, assume particular relevância a adopção de medidas de carácter social que respondam ao agravamento das condições de vida de sectores mais fragilizados da população.
 
Ler mais...
 
VIDEOVIGILÂNCIA NO CENTRO HISTÓRICO OU “BIOVIGILÂNCIA”? PDF Imprimir e-mail
08-Fev-2010

 Opinião

Texto de Carlos Vieira  

camara-vigilancia.jpg Hoje é o Dia Europeu de Protecção de Dados, o que levou a Comissão Nacional para a Protecção de Dados a chamar a atenção da população para os riscos de divulgar informação e opiniões pessoais nas redes sociais, tipo Facebook, que poderão ser pesquisados, por exemplo, por empresas que pretendam saber dados não legais acerca da vida pessoal dos candidatos a emprego. Outro dos alertas prende-se com a utilização cada vez mais generalizada da videovigilância. Recordo que a Comissão Nacional de Protecção de Dados chumbou, há pouco tempo, a instalação de 32 câmaras de videovigilância na Baixa Pombalina, a pedido da autarquia lisboeta.

Ler mais...
 
CONTRA AS PORTAGENS NA A25, MARCHAR, MARCHAR! PDF Imprimir e-mail
08-Fev-2010

 Opinião

Texto de Carlos Vieira

a25.jpgO Orçamento de Estado para 2010 foi concebido para ser ungido pelas agências de “rating” (opiniões sobre riscos de créditos) internacionais, preocupadas que estão com a possibilidade de Portugal seguir o exemplo da Grécia, considerada como correndo “risco de solvência a longo prazo”. Curiosamente, a Grécia congelou os salários da função pública apenas a quem recebesse acima dos 2.000 euros. A redução dos salários  dos funcionários públicos, que desde o ano 2000 já perderam uma media de 6% nas suas remunerações, induzirá uma contenção salarial generalizada. Como disse Carvalho da Silva, secretário-geral da CGTP: “A negociação com a direita só podia dar nisto: uma convergência de políticas que só apertam o cinto ao povo e uma pretensa recuperação económica que só vai servir para aumentar o lucro de accionistas, sem ter efeitos sobre o emprego”.

Ler mais...
 
Acessos e Praceta do Museu do Quartzo PDF Imprimir e-mail
26-Jan-2010

Blogosfera

Texto do Viseu, Fotos do AJ

Habitualmente não costumo descrever tudo aquilo que vejo quando vou em "trabalho de reportagem" - é uma velha táctica...
No caso do trabalho sobre o futuro "Centro de Ciência de Viva de Viseu - Museu do Quartzo", publicado no passado dia 12 de Janeiro de 2009 [
ligação], um dos aspectos que, propositadamente, não abordei foi que em vários locais dos novos acessos já existiam sérios sinais de eminentes derrocadas e um grande buraco, "sinalizado" com um ramo de pinheiro e uma embalagem de sumo de frutas.

Ler mais...
 
A Instrumentalização dos Números do Funicular - explicada por crianças! PDF Imprimir e-mail
26-Jan-2010

Blogosfera

Texto do Viseu Esquerda 

ruas_funicular_2009.jpgO ridículo acerca dos números do funicular salta à vista até de modo infantil. Basta perguntar a qualquer miúdo desta cidade. Não é o “Sabe mais do que uma criança de 10 anos?” mas não fica muito atrás. A resposta será invariavelmente semelhante a estas:

P: Já andaste no Funicular?

R: Já.

P: Com quem?

R: Olha, com os meus colegas e a minha professora!

Ler mais...
 
Itália. Vemos, ouvimos e lemos. Não podemos ignorar. PDF Imprimir e-mail
14-Jan-2010

Blogosfera

Texto do Envolve-te

italia-liga-do-norte-racismo.jpgSão 7 e 30 da manhã, cumprindo o ritual diário de uma hora e vinte minutos de viagem para ir trabalhar, ouço na TSF que chega hoje à Grécia uma delegação do FMI (Fundo Monetário Internacional) que ficará toda a semana a escrutinar as contas e finanças da República Grega. Na mala trazem todas as imposições recorrentes para casos como este: diminuição do défice e da dívida pública, reforma da segurança social, congelamento de salários, um programa de privatizações, e a “reorganização” de todos os serviços prestados pelo sector público e da economia. A mesma fórmula foi aplicada na Irlanda e na Islândia. Os Estados com défices resultantes das medidas anti-crise também já levaram o puxão de orelhas da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) e da UE (União Europeia). Os avisos são claros e peremptórios: ou cumprem as regras do PEC (Pacto de Estabilidade e Crescimento) ou serão alvo de procedimentos e sanções por parte da UE já a partir de 2011.

Ler mais...
 
O Lixo e os Ratos de Fernando Ruas! Esses Não Aparecem nos Jornais! PDF Imprimir e-mail
11-Jan-2010
Blogosfera
Texto do Viseu Esquerda  

Ou muito me engano, ou o nosso presidente anda com problemas bipolares. Há noite sonha com uma intifada contra os fiscais do ambiente. De manhã acorda como se fosse o Capitão Planeta e ameaça: “ou os feirantes deixam o recinto limpo ou acaba-se com a feira”! Nem a Quercus, nem a Greenpeace, nem sequer os supostos radicais do Movimento Verde Eufémia se lembrariam de tanto.

Dracon redigiu o primeiro código escrito da Grécia no séc. VII A.C., regulamento esse que ficou célebre por punir com a morte quase todos os delitos, fossem eles muito ou pouco graves. Daí a expressão “medida draconiana”. Apesar de tudo, era amado pelos cidadãos. Tivesse nascido Fernando Ruas na Grécia do séc. VIII A.C. e talvez a palavra fosse hoje outra...

Mas se a quinta da vizinha é sempre melhor do que a minha, o mesmo se poderá dizer do pecado do vizinho, que é sempre mais gravoso que o nosso. Porque no que toca a lixeiras, a CMV relativamente aos feirantes não fica nada atrás, sendo que o ilícito é agravado pela responsabilidade devida a quem deveria dar o exemplo e a quem pede aos outros atitudes que nem o próprio toma.

Ler mais...
 
OS REIS MAGOS DA AUTARQUIA DIZEM QUE VÃO A CAMINHO MAS O PEQUENO JOEL CONTINUA A DORMIR NO ESTÁBULO PDF Imprimir e-mail
08-Jan-2010
Blogosfera
Texto de Olho Vivo Viseu
2008-12-26-2000anosdepois_5.jpgNo ano passado, por esta altura, denunciámos aqui, pela quinta vez, no “Golpe de Vista” intitulado 2000 ANOS DEPOIS, AINDA HÁ MENINOS A VIVER EM ESTÁBULOS, o caso do David Joel, que agora tem cinco anos, e que desde que nasceu vive com os pais e a avó num tugúrio, o rés-do-chão de uma casa na Travessa do Matadouro, que já serviu de loja de animais e ainda conserva, agarrada às paredes, uma das argolas onde se prendia o burro. “Loja de animais” foi, de resto, como caracterizou aquela habitação uma técnica da Habisolvis, quando ali levámos o problema.
Ler mais...
 
CASAMENTO DE HOMOSSEXUAIS E OS EQUÍVOCOS DO SENHOR BISPO DE VISEU PDF Imprimir e-mail
08-Jan-2010

Opinião

Texto de Carlos Vieira

Tenho o maior respeito pelo senhor Bispo de Viseu. Já aqui enalteci a sensatez e humanidade que demonstrou ao demarcar-se da posição do Papa Bento XVI ao afirmar que o uso do preservativo, por parte de uma pessoa infectada pelo vírus da SIDA, “não somente é aconselhável como poderá ser eticamente obrigatório”. E quando o desafiei publicamente a levar a sua coragem um pouco mais longe, não restringindo a opção pelo preservativo apenas aos infectados pelo HIV, mas a todos os que tenham comportamentos de risco, na esteira aliás de outros membros da Igreja católica, como o Bispo Torgal Ferreira que ao comentar as afirmações do Papa, afirmou que “proibir o preservativo é condenar à morte milhões de pessoas”, o bispo Ilídio Leandro, embora passando ao lado do uso alargado do preservativo,  voltou a dar mostras da sua lucidez ao defender o divórcio em casos de violência conjugal ou sempre que “o casal não consegue viver no amor”, nem recomeçar uma experiência falhada. Também não esqueço que aceitou subscrever a “Carta Aberta Sobre Políticas de Imigração”, promovida por 21 associações de imigrantes e de defesa dos direitos humanos (entre as quais a Associação Olho Vivo), ao lado de muitas personalidades conhecidas, dirigida aos órgãos de soberania e aos partidos políticos, contra as políticas nacionais e europeias que discriminam os imigrantes e dificultam a sua integração na sociedade. Por tudo isto, fiquei profundamente desiludido ao ler o artigo de opinião que o bispo Ilídio Leandro assinou no Jornal de Notícias do passado dia 3, com o título “Casamento gay e família”. 
 

Ler mais...
 
Duas numa ! PDF Imprimir e-mail
15-Dez-2009

Blogosfera

Imagem de Viseu, Senhora da Beira

 

091212_153948.jpg

 

Ler mais...
 
A SAÚDE DA TELMA TAMBÉM PASSA POR UMA CASA NOVA PDF Imprimir e-mail
15-Dez-2009
Blogosfera
Texto de Olho Vivo Viseu

 

 A Telma tem 3 anos e sofre de uma doença incurável, fibrose quística, que afecta o aparelho digestivo e respiratório e a obriga a tomar uma bateria de comprimidos por dia e a tratamentos com bronco-dilatadores. Todos os meses, ou de dois em dois meses, tem de ir a uma consulta no Hospital Pediátrico de Coimbra, onde está a ser seguida. O pai, António Fernandes dos Anjos Pinto, de 24 anos, casado há cinco com Guida Maria Soares Dias, de 20 anos, recebe o Rendimento Social de Inserção, pelo foi obrigado a prosseguir os estudos, encontrando-se a tirar o 9º ano. Moram em Bodiosa, no Bairro da Lapa, a mais de 10 km da cidade, pelo que às vezes não tem dinheiro para meter gasolina para ir à escola. De noite não há transportes públicos. Já tem falhado a ida a Coimbra, à consulta de Telma, por falta de dinheiro. Descontando os 100 euros que paga de renda por aquele tugúrio, ficam com 350 euros. Também devia ir todos os dias ao Hospital de Viseu para Telma poder fazer fisioterapia. Tem medo que lhe tirem a menina ou que lhe cortem o RSI, por nem sempre poder ir à escola e ao hospital.

Ler mais...
 
As irritações de Ruas. A democracia é uma chatice! PDF Imprimir e-mail
15-Dez-2009
Blogosfera
Texto do Viseu Esquerda
 
Para os caciques, a democracia é uma chatice. Nem com 62% dos votos se consegue calar a oposição. Não há direito. Uma vergonha. Numa cidade onde tudo é perfeito, ainda há quem consiga embirrar com as opiniões, juízos e projectos do presidente que (qual palavra divina) acabam sempre por ser lei. Os vereadores acabam por estar lá apenas para fazer figura de corpo presente, ou para cumprir a mal fadada lei das cotas que obriga as "donas de casa" a ir para a política. Não peça é o mesmo aos deputados municipais da oposição. Para acólitos bastam os presidentes de junta.

Ler mais...
 
Os Intocáveis PDF Imprimir e-mail
17-Nov-2009
Opinião
Texto de Mário Crespo
 
O processo Face Oculta deu-me, finalmente, resposta à pergunta que fiz ao ministro da Presidência Pedro Silva Pereira - se no sector do Estado que lhe estava confiado havia ambiente para trocas de favores por dinheiro. Pedro Silva Pereira respondeu-me na altura que a minha pergunta era insultuosa.

Agora, o despacho judicial que descreve a rede de corrupção que abrange o mundo da sucata, executivos da alta finança e agentes do Estado, responde-me ao que Silva Pereira fugiu: Que sim. Havia esse ambiente. E diz mais. Diz que continua a haver. A brilhante investigação do Ministério Público e da Polícia Judiciária de Aveiro revela um universo de roubalheira demasiado gritante para ser encoberto por segredos de justiça.

Ler mais...
 
Parque de Campismo Municipal: para quando? PDF Imprimir e-mail
07-Out-2009

 

 

camping.jpgO sector do alojamento em Viseu e arredores  tem sido marcado nos últimos anos com aberturas  a um ritmo alucinante de Resorts, Pousadas e Hotéis de 5 estrelas. Não desmerecendo a criação dos ditos, apesar de ser uma tendência estranhamente inversa aos tempos de crise que vivemos, o facto é que a cidade continua sem um mísero Parque de Campismo Municipal que satisfaça as necessidades de quem nos querendo visitar, se depara com a falta desta infra-estrutura básica para uma capital de distrito que se quer afirmar nacionalmente, e que possibilita a acomodação de um segmento do mercado turístico que não é de todo menosprezável e traria inegavelmente mais valias à cidade.
Ler mais...
 
Manifesto contra o MEDO! Afinal quem teme o Bloco? PDF Imprimir e-mail
16-Set-2009

be_lisboa.jpgApelo a todos os militantes e simpatizantes, votantes e democratas  que vêm no Bloco de Esquerda uma alternativa de mudança: Não se  deixem intimidar pela crescente onda de ódio que alguns sectores nos  estão a mover. O medo deles é a nossa força!

Uma nova palavra de ordem instalou-se na campanha eleitoral: o  Medo! O medo do Bloco de Esquerda! O ataque que começou nos  inflamados e manipuladores discursos de José Sócrates rapidamente e  viralmente se espalhou na suposta sociedade civil representada nas  pessoas dos senhores e senhoras comentadores e analistas políticos.  Não se pretende que estes sejam isentos e objectivos. Isso é um  mito. Mas pelo menos podiam tentar.

O apelo ao sentimento do medo é um apelo ao que de mais primário  existe no ser humano. Paulo Portas sabe-o bem, e fá-lo com mestria e  ao melhor estilo do conservadorismo norte-americano, de resto a  melhor escola. Mas também é verdade que Paulo Portas tem uma agenda  política que não esconde. Agora quando o medo é incutido  descaradamente pelos "opinion makers" encartados que pululam as  televisões isso só faz lembrar um "gato escondido com o rabo de fora".

Ler mais...
 
Câmara Municipal de Viseu recua na decisão de transferir a feira semanal para outro local PDF Imprimir e-mail
05-Set-2009
feira_semanl_viseu2.jpgO presidente da Câmara Municipal de Viseu recuou na decisão de transferir a feira semanal para o futuro Parque Urbano da Radial de Santiago, recinto construído há um ano para esse efeito. Segundo o autarca, os viseenses gostaram bastante do novo espaço e como tal irá colocar  outro tipo de mobiliário urbano, árvores e iluminação. Afinal Fernando Ruas sempre vai ouvindo as pretensões das pessoas, e ainda bem, porque por este andar, a feira que se realizava antigamente na Praça D. Duarte e Praça da Erva (actual Largo Pintor Gata) ainda acabava daqui a uns anos deslocada para o monte de Santa Luzia! Eleições a quanto obrigas!?
Ler mais...
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 | Seguinte > Final >>

Resultados 51 - 75 de 127
Destaque
bannercp11.jpg
Gui Direitos Estudante
brochuraestudantes.jpg
virus_12.jpg
Sites do Bloco

be_esq.jpg
grupo_parlamentar_copy.png
be_sitebe.jpg
 beinternacional.jpg
videos_parlamento.jpg 
videos_campanha.jpg
livraria_online_copy_copy.gif

be_ecoblog.jpg

Bloco no FacebookBloco no MySpace

 Bloco no TwitterBloco no Youtube

 Bloco no hi5Bloco no Flickr

Online
© 2024 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.