Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

QUANTAS MAIS CASAS EM RISCO DE RUIR NO CENTRO HISTÓRICO?... PDF Imprimir e-mail
02-Mar-2010

(intervenção do deputado Bloco de Esquerda, Carlos Vieira, na Assembleia Municipal de 26.02.2010)


bloco.jpgHá duas noites, uma casa degradada no centro histórico de Viseu, na Rua Senhora da Piedade,  sofreu uma derrocada, deixando sem tecto um casal de idosos e ainda sete emigrantes indianos e uma outra idosa,  moradores de um prédio contíguo que também ficou na iminência de ruir. O comandante dos Bombeiros Municipais, Jorge Antunes disse à comunicação social, que “só por milagre a derrocada não provocou vítimas” e que “o município tem um mapa das casas degradadas que, por sorte, ainda se mantêm de pé”.
    “Milagres”, “sorte”... Estamos no domínio da metafísica, da abstracção. Sorte, de facto, teve um amigo meu, quando há poucos anos escapou “por milagre” à derrocada de uma casa no Largo Major Monteiro Leite. Há cerca de dois anos, o telhado de um outro prédio no Largo Major Monteiro Leite aluiu e, por sorte, não matou o empregado de um estabelecimento no rés-do-chão. Uma outra habitação no mesmo Largo, na esquina com a Rua do Arrabalde, também foi vítima da derrocada de umas águas furtadas, que “por milagre” não se abateram sobre a locatária.     
Ler mais...
 
Moção do Grupo Parlamentar do B.E. em São Pedro do Sul Aprovada PDF Imprimir e-mail
26-Fev-2010

bloco.jpgO Grupo Parlamentar do B.E. em São Pedro do Sul apresentou moção contra a fusão da Caixa de Crédito Agrícola de Lafões e Caixa de Terras de Viriato.

Esta moção foi aprovada pela Assembleia Municipal de São Pedro do Sul com 16 votos favoráveis, 21 abstenções e 3 contra.

Os deputados Bloquistas argumentarão esta moção dizendo que a proximidade desta instituição tem resultados positivos para a região de Lafões, em especial o facto de servir unicamente estes concelhos, dando aos seus clientes e associados, não só o conforto de um vasto conjunto de serviços, como também a segurança de trabalharem predominantemente para o desenvolvimento desta região.

Ouve os argumentos apresentados pelo deputado Rui Costa:

 
Os deputados do PS não respeitaram a disciplina de voto, imposta pelo seu líder parlamentar Daniel Martins.

 

Lê aqui a moção apresentada.

 
Grupo Parlamentar do B.E. em São Pedro do Sul apresenta proposta de recomendação PDF Imprimir e-mail
26-Fev-2010

estrelan.jpgO Grupo Parlamentar do B.E. em São Pedro do Sul apresentou proposta de recomendação à Câmara Municipal de São Pedro do Sul onde propõe que o Município deve findar dois procedimentos judiciais com a desistência do pedido dos mesmos.

Estes procedimentos judiciais são relativos ao estudo “Indicador Sintético de Desenvolvimento Económico e Social ou de Bem-Estar dos Municípios Portugueses" levado a cabo pela Universidade da Beira Interior através do Professor Doutor José Pires Manso.


Lembramos que o presidente da C.M. de São Pedro do Sul tentou impedir a publicação deste estudo através de uma providência cautelar. Atitude que o Bloco de Esquerda considerou antidemocrática


Este estudo coloca o concelho de São Pedro do Sul nos 30 piores qualificados a nível nacional, motivo que despontou a decisão do Presidente da C.M. de São Pedro do Sul.


Podes
ler aqui a proposta de recomendação.

 
B.E. Questiona Governo sobre encerramento do SAP de Santa Comba Dão PDF Imprimir e-mail
26-Fev-2010
scdss.jpegO B.E. pela mão do deputado João Semedo, entregou ontem uma pergunta ao Governo sobre o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente de Santa Comba Dão e das extensões de saúde de Óvoa, Pinheiro de Ázere e S. Joaninho.
O Bloco quer saber :


  1.   Quais os argumentos que sustentam o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente de Santa Comba Dão e das extensões de saúde de Óvoa, Pinheiro de Ázere e S. Joaninho? 

  2. Estão previstos outros encerramentos de unidades de saúde no distrito de Viseu?

  3. Quais as alternativas que se apresentam à população, nomeadamente no que concerne às unidades de saúde que irão assegurar a prestação dos serviços agora extintos, a sua distância relativamente à área de residência dos utentes e os serviços prestados nessas mesmas unidades?

  4. Que medidas foram implementadas pelo Governo no sentido de assegurar o acesso dos utentes a cuidados de saúde de qualidade e em tempo útil após o encerramento das unidades de saúde já citadas? 

O Bloco de Esquerda reafirma o seu compromisso de estar ao lado dos munícipes na defesa do seu legítimo direito à qualidade dos serviços públicos. A Direcção Distrital do B.E. vai ficar à espera da resposta do Governo, e assim que esta chegar tomará posição.

Clica aqui para leres o documento.

Ler mais...
 
Bloco Apresentou Hoje Projecto de Resolução na Assembleia da República para salvar o SF2 PDF Imprimir e-mail
26-Fev-2010

o_parlamento.jpgO Bloco de Esquerda entregou hoje na Assembleia da República um projecto de Resolução que propõe a continuidade da Segunda Repartição de Finanças de Viseu.

Hoje na Assembleia Municipal de Viseu o deputado Carlos Vieira e Castro vai apresentar uma moção onde apela à união de todos os partidos com assento parlamentar para que se unam no objectivo de manter este serviço.


Acede aqui ao Projecto de Resolução.


Lembramos também que o deputado da AR Pedro Filipe Soares já tinha questionado o governo sobre o possível encerramento deste serviço, ao qual recebeu esta resposta no dia em visitou a Segunda Repartição do Serviço de Finanças de Viseu.

Ler mais...
 
A política de interioricídio prossegue, O Governo prepara-se para encerrar mais serviços no distrito PDF Imprimir e-mail
19-Fev-2010

Nota de imprensa do Secretariado da Coordenadora Distrital de Viseu do Bloco de Esquerda sobre o Serviço de Finanças dois de Viseu


Perante a resposta das populações contra o encerramento de dois serviços, o SAP de Santa Comba Dão e o Serviço de Finanças dois de Viseu, expressa através de abaixo-assinados com largas centenas de assinaturas e outras formas de mobilização, o Governo foi obrigado a recuar, deixando em “banho-maria” as intenções de encerramento destes serviços públicos essenciais à qualidade de vida das populações.

A organização distrital do Bloco de Esquerda manifestou, então, o seu apoio aos movimentos de cidadãos. No caso do Serviço de Finanças dois de Viseu apresentou uma proposta de moção aprovada por unanimidade na Assembleia Municipal de Viseu. No Parlamento, o deputado do BE Pedro Filipe Soares questionou o Governo, não tendo tido, até agora, qualquer resposta. 

Nas últimas semanas, o Governo voltou à carga, anunciando o encerramento do SAP de Santa Comba Dão. Há, também fortes indícios de que se prepara para acabar com o Serviço de Finanças dois de Viseu, pondo em risco vários postos de trabalho e a boa prestação de serviços.
A perspectiva de encerramento destes serviços, só pode ser entendida à luz de critérios meramente economicistas e irá certamente, suscitar, de novo, a firme oposição das populações.


Perante, o reacender desta ofensiva, o Secretariado da Coordenadora Distrital do B.E., reitera a sua oposição ao encerramento destes serviços e mantém o seu compromisso de estar ao lado dos munícipes na defesa dos seu legítimo direito à qualidade dos serviços públicos.
 
O Secretariado da Coordenadora Distrital do BE

Consulta também:

Comunicado de Imprensa - Encerramento do Serviço de Finanças 2

Assembleia Municipal aprova moção do B.E. por unanimidade

Deputado Pedro Filipe Soares Questiona Governo Sobre Possível Encerramento do Serviço de Finanças 2

Concorda com o encerramento do Serviço de Finanças 2 ?

 
Moção Apresentada na Assembleia Municipal de Viseu de 8 de Janeiro PDF Imprimir e-mail
11-Jan-2010

MOÇÃO

REFORÇO DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO EM VISEU

Os viseenses têm vindo a reclamar desde há muito ensino universitário  público. Essa reivindicação tem sido negada por uns governos e iludida por outros,   com  promessas que ou não são cumpridas ou são anuladas pelos governos seguintes, ou  representam tentativas de conciliar objectivos antagónicos: criar mais ensino superior público sem prejudicar os interesses das instituições de ensino superior privadas existentes no concelho e na região. Pelo meio, desperdiçaram-se oportunidades, prejudicando o desenvolvimento da nossa região.

Ler mais...
 
Intervenção do deputado Carlos Vieira na Assembleia Municipal de Viseu de 8 de Janeiro PDF Imprimir e-mail
11-Jan-2010

A VERDADEIRA HISTÓRIA DA FRUSTRADA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE VISEU

 Já vai longe o tempo em que o professor José Silvestre escreveu um inflamado artigo, publicado em vários jornais locais, lamentando que Viseu fosse “um buraco negro rodeado por uma miríade de sois” (referindo-se às universidades públicas que iam sendo criadas à nossa volta: Aveiro, Vila Real, Covilhã, a somar às de Coimbra e do Porto.) Mas havia (e há ainda) quem pense que Viseu está no centro do universo e não descansaram enquanto não expulsaram da cidade, ao mínimo pretexto, o pólo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Recordo que o reitor da U.P., recebido com todas as honras na Câmara Municipal de Viseu, disse no seu discurso que, a seguir àquele projecto pioneiro, poderiam vir para Viseu pólos de outras Faculdades e depois, naturalmente, seria como um filho que se separa do pai.” Foi a primeira grande oportunidade desperdiçada.

Ler mais...
 
Boletim Participacção sobre crise económica e social PDF Imprimir e-mail
08-Jan-2010

participa2201.jpgO Boletim Participacção nº. 22, de Janeiro e Fevereiro de 2010, é sobre crise económica e social, aumentos salariais e concertação social. Francisco Louçã escreve sobre "uma segunda vaga da crise económica e social". No boletim pode ainda ler artigos sobre Qimonda, educação, bancários e petição dos movimentos de trabalhadores precários. Leia aqui o boletim em pdf.

 
SE VISEU NÃO TEM UNIVERSIDADE PÚBLICA DEVE-O, EM PRIMEIRO LUGAR, A FERNANDO RUAS E AO PSD PDF Imprimir e-mail
08-Jan-2010

Comunicado

 O anúncio do ministro Mariano Gago da criação de um curso de Medicina na Universidade de Aveiro (UA) veio provocar uma onda de indignação por parte do PSD/Viseu e, em particular, de Fernando Ruas que já decidiu apelar a uma nova mobilização dos viseenses.
 O Bloco de Esquerda demarca-se desde já deste alarido hipócrita e acusa mais uma vez os partidos que têm tido responsabilidades, de forma rotativa, no governo do país de serem os responsáveis pelo facto de Viseu não ter uma Universidade Pública, por não terem sabido apresentar uma projecto credível, enredados em compromissos, repetidamente assumidos, de não beliscar os interesses particulares dos estabelecimentos de ensino superior privado, (cooperativo e concordatário) existentes em Viseu. Por isso é que todos os projectos apresentados pelo PSD não passaram de logros, como o projecto de Veiga Simão que mais não era do que “oferta pública de ensino privado”, como denunciámos oportunamente, ou como a “universidade telemática”, apadrinhada por Almeida Henriques, que  não passava de “ensino à distância”, quando a Universidade Aberta já tinha um Centro de Apoio na Escola Superior de Educação de Viseu.
 

Ler mais...
 
Assembleia Municipal de Viseu aprova por unanimidade moção do b.e PDF Imprimir e-mail
23-Nov-2009
bloco.jpgaqui a moção aprovada na Assembleia Municipal de Viseu de 23 de Novembro de 2009.
 
Acha que se justifica o investimento no funicular em Viseu? PDF Imprimir e-mail
13-Nov-2009

funicular2.jpgAcha que se justifica o investimento no funicular em Viseu?
Não
83           67.5%    
 
Sim
40           32.5%    
 

Número de votos      :  123
Primeiro voto      :  Sábado, 05 de Setembro de 2009 13:19
Último voto      :  Quinta, 12 de Novembro de 2009 19:16

O Funicular representou um grande investimento, cerca de 5 300 000,00 €, tendo já associados custos de manutenção no valor de 67 500,00 €  e de 27 000,00 € para as luzes que marcam as bordas do trajecto percorrido por este.

Esta votação demonstra que uma grande maioria dos inquiridos não acha este investimento justificável.

Este é um dos projectos que o bloco acha que deveria ter consulta popular. Podendo ser o referendo local o método para poder saber se a população acha válido um investimento desta dimensão.
 
Dossier Muro de Berlim PDF Imprimir e-mail
10-Nov-2009
muro_top.jpgHá vinte anos, o mundo assistia à queda do Muro de Berlim e à explosão de alegria de um povo em busca da liberdade. Veja neste dossier os factos e as cronologias, vídeos e fotogalerias de Berlim e dos grafittis no Muro; as histórias de repressão e espionagem; a opinião e as memórias de António Avelãs, Natércia Coimbra, Mário Tomé e Francisco Louçã; o relato dos dez meses que abalaram o Leste, por Carlos Santos Pereira; e saiba onde estão os outros muros que falta derrubar.
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 | Seguinte > Final >>

Resultados 40 - 52 de 105
© 2024 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.