Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

O Serviço de Transportes Urbanos de Viseu (STUV) é eficiente? PDF Imprimir e-mail
05-Mai-2009

Resultados do inquerito:

O Serviço de Transportes Urbanos de Viseu (STUV) é eficiente?

Não é eficiente por muitos motivos.
11           40.7%    
 
Não, os autocarros deviam circular com mais frequência.
7           25.9%    
 
Não, é necessária uma rede nocturna.
5           18.5%    
 
Não, devia chegar a mais zonas.
4           14.8%    
 
São Suficientes
0           0%    
 

Número de votos      :  27
Primeiro voto      :  Terça, 24 de Março de 2009 12:21
Último voto      :  Terça, 05 de Maio de 2009 14:49 

 

 Os resultados são expressivos, o Serviço de Transportes Urbanos de Viseu tem de ser revisto, bem como repensada a mobilidade da cidade.

 Deixamos-te o desafio, envia-nos as tuas sugestões/contributos sobre a mobilidade na cidade e do cidadão.

Envia o contributo para Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail

 

 
Comunicado de Imprensa - Secretariado PDF Imprimir e-mail
23-Abr-2009

Comemorações do 25 de Abril em Santa Comba Dão

Posição do Secretariado da Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda

 

 

A inauguração da requalificação do Largo António de Oliveira Salazar em Sta Comba Dão durante as comemorações do 25 de Abril, promovidas pela Câmara Municipal, não pode deixar indiferentes todos os que se identificam com valores democráticos.

O que está em jogo é o branqueamento objectivo da figura que como a de outros ditadores entrou para a história pelas piores razões, atentar contra os valores democráticos e oprimir outros povos.

Salazar foi durante décadas o representante de um regime ditatorial que promoveu em Portugal a opressão económica e social e o obscurantismo. A mando do regime que oprimiu o povo português durante décadas, milhares de cidadãos e cidadãs foram presos e torturados pela polícia política do seu regime, pelo simples facto de se oporem à ditadura. Por imposição da ditadura, dezenas de milhar de jovens viram-se envolvidos numa guerra injusta, que provocou sequelas físicas e psicológicas irreversíveis.

São estes os “fantasmas”, que de acordo com o Eng. João Lourenço, presidente da câmara de Sta. Comba Dão, os cidadãos devem “exorcizar”, porque “o passado é passado”.

A Coordenadora Distrital de Viseu do Bloco de Esquerda considera que a posição do Eg. João Lourenço só pode ser entendida à luz de uma grave miopia política, ou, na pior das hipóteses, enforma uma provocação consciente ao regime democrático e ao significado histórico da revolução que há 35 anos abriu novos rumos ao país.

 

Viseu, 22 de Abril de 2009

 

   O Secretariado da Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda

 
Comunicado de Imprensa - Encerramento do Serviço de Finanças 2 PDF Imprimir e-mail
22-Abr-2009
Comunicado   - O Bloco de Esquerda tem acompanhado de perto todos os desenvolvimentos relativos ao fecho do Serviço de Finanças 2, através de contacto pessoal com as pessoas envolvidas, funcionários, comerciantes, moradores e cidadãos em geral, que se manifestaram contra o encerramento deste Serviço de Finanças 2.   - O Secretariado da Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda de Viseu expressa o seu apoio a todos os cidadãos que, por iniciativa própria, não se acomodaram e estão a recolher assinaturas contra o fecho desta repartição.   - O Bloco de Esquerda considera a intenção de encerramento do Serviço de Finanças 2 um atentado aos funcionários, ao comércio tradicional e aos visienses. Com o aumento de população do concelho é impensável fechar este atendimento que em 1983 foi considerado útil.     A ser tomada, esta decisão pode resultar no fecho de diversas lojas em mais uma zona comercial central da cidade de Viseu. Relembramos a falta de responsabilidade social de uma empresa como a PT, concessionária de serviços públicos, cuja prestação recebe do Estado indemnizações compensatórias, que não teve pejo em fechar a loja do centro da cidade, no edifício dos CTT, e fechar a loja da sede na Av. Capitão Almeida Ribeiro, transferindo-a para o Palácio do Gelo. O mesmo aconteceu com o atendimento ao público da EDP na Rua Direita.     Viseu, 21 de Abril de 2009     O Secretariado da Coordenadora do Bloco de Esquerda
 
Comunicado de Imprensa - Núcleo de S.C.D. PDF Imprimir e-mail
22-Abr-2009

Comemorações do 25 de Abril em Santa Comba Dão – Posição do Núcleo do Bloco de Esquerda

Na sequência da publicitação do Programa das Comemorações do 25 de Abril anunciadas para Sta Comba Dão, o Núcleo do Bloco de Esquerda vem manifestar a sua total oposição face ao teor das mesmas. Mais especificamente, no que concerne, à inauguração da requalificação do Largo António de Oliveira Salazar nesse mesmo dia e inserida no Programa das Festividades Oficiais.

Parece-nos que este executivo demonstra não ter qualquer respeito pela sensibilidade de muitos cidadãos para quem o 25 de Abril ainda tem algum significado.

Comemorar o 25 de Abril com a inauguração da requalificação de um Largo ao qual está atribuido o nome de Salazar, o qual durante 48 anos oprimiu este país e o seu povo, parece-nos uma afronta e nesse sentido manifestamos a nossa total oposição ao acto.

 

O Núcleo do Bloco de Esquerda de Santa Comba Dão

As comemorações aqui. 

 
B.E. Questiona Governo sobre atraso de três anos na marcação de uma consulta de otorrinolaringologia PDF Imprimir e-mail
01-Abr-2009
No passado dia 26 de Março o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, dirige ao Governo, através do Ministério da Saúde, as seguintes perguntas:

1. – Como justifica o Governo o atraso de três anos na marcação de uma consulta de otorrinolaringologista do cidadão Filipe Rodrigues Lopes?

2. – E como justifica o Governo não ter sido prestada qualquer informação a este utente sobre o tempo de acesso a esta consulta?

3. – Quando irá o cidadão Filipe Rodrigues Lopes ter acesso à consulta de otorrinolaringologista?
 
Estas perguntas surgem depois de se verificar que no Hospital de S. Teotónio, em Viseu, o utente Filipe Rodrigues Lopes, de 69 anos de idade, aguarda há três anos por uma consulta de otorrinolaringologista, sem que lhe tenha sido reconhecido sequer, até à data,o seu direito a ser informado acerca do tempo de acesso a esta consulta, não estando a ser comprida a Carta dos Direitos de Acesso que visa «garantir a prestação dos cuidados pelo SNS e pelas entidades convencionadas num tempo considerado aceitável para a condição de saúde de cada utente e assegurar o direito dos utentes à informação sobre o tempo de acesso» .
 
Leia o documento
 
 
Ler mais...
 
Jornal do Bloco defende mais serviço público na energia PDF Imprimir e-mail
28-Mar-2009
jornal0903.jpgO jornal do Bloco para distribuição gratuita em todo o país chama a atenção para a necessidade de tornar o sector energético numa mais valia ao serviço da população. "A todos o que é de todos: A energia deve ser Pública", diz a capa deste jornal que também foca os cortes nas pensões com as medidas do governo Sócrates. Leia aqui o jornal do Bloco.
 
Ferrovia para Viseu? PDF Imprimir e-mail
24-Mar-2009

É praticamente unanime a necessidade de uma Ferrovia que passe em Viseu! A maioria falou e comboio será a melhor opção.

Relembramos mais uma vez que Viseu é a maior cidade da Europa (nº de habitantes) sem ferrovia. É agora necessária vontade politica de todos para devolver a Viseu um serviço publico de utilidade elevada.

 Ferrovia para Viseu?

Comboio (26)                    -       78.8%    
 
Comboio + TGV (5)          -       15.2%    
 
TGV (1)                               -             3%    
 
Viseu não necessita (1) -            3%    
 

Número de votos      :  33
Primeiro voto      :  Terça, 24 de Fevereiro de 2009 15:56
Último voto      :  Segunda, 23 de Março de 2009 19:01

 

Participa no próximo inquérito "O Serviço de Transportes Urbanos de Viseu (STUV) é eficiente?"

 
Bloco apresenta candidatura às Europeias 2009 PDF Imprimir e-mail
03-Mar-2009
apreseuro09.jpgNa apresentação da candidatura do Bloco às europeias, Miguel Portas lembrou a responsabilidade dos socialistas europeus na definição das políticas que levaram à crise actual. Na apresentação falaram também o mandatário Fernando Nobre e o sindicalista Ulisses Garrido. Veja aqui as fotos da apresentação e leia aqui o compromisso dos candidatos e os discursos de Miguel Portas, Marisa Matias e Rui Tavares.
 
Comunicado de Imprensa PDF Imprimir e-mail
03-Mar-2009

Comunicado de Imprensa

 

1 – O Bloco de Esquerda em conformidade com as posições já anunciadas na Assembleia Municipal de Viseu, | reafirma o seu apoio à reivindicação do Movimento de Cidadãos no sentido da criação de uma Loja do Cidadão no Centro Histórico de Viseu.


2- O Bloco de Esquerda manifesta o seu repúdio pela falta de responsabilidade social de uma empresa como a PT, concessionária de serviços públicos, por cuja prestação recebe do Estado indemnizações compensatórias, que não teve pejo em fechar a loja do centro da cidade, no edifício dos CTT, e fechar a loja da sede na Av. Capitão Almeida Ribeiro, transferindo-a para o Palácio do Gelo.


3- O Bloco de Esquerda congratula-se com o apoio da Câmara Municipal ao projecto de transferência da Loja do Cidadão para o centro Histórico, embora não possa deixar de considerar como altamente prejudicial à reabilitação do centro da cidade o apoio incondicional de Fernando Ruas à criação de “uma nova centralidade” na zona do Palácio do Gelo.

4- A revitalização do comércio tradicional do Centro Histórico de Viseu passa pela instalação de serviços sociais, como a Loja do Cidadão, mas principalmente pela reabilitação das duas centenas de imóveis degradados e em risco de ruína, colocando-os ao serviço da habitação social, e inserindo-os no mercado de aluguer a preços controlados, de forma a repovoar o centro urbano.

Viseu, 3 de Maio de 2009

O Secretariado da Coordenadora do Bloco de Esquerda

 
Que Universidade Publica para Viseu? PDF Imprimir e-mail
24-Fev-2009

Os leitores do website responderam, é necessária uma Universidade para Viseu. É necessária uma discussão sobre a forma de implantar esta Universidade. A maioria manifestou-se a favor de uma Universidade Politécnica(45,2%), 29,6% acham que,independentemente da  escolha,esta tem de estar envolvida na, e pela, cidade. 7,1% ainda pensam que a melhor opção é construir uma Universidade de Raiz, mantendo o actual Politécnico. Apenas 19% dos participantes acham que não é necessária uma Universidade em Viseu.

Um novo inquérito está agora disponível. Queremos saber a vossa opinião sobre o facto de Viseu não ter comboio. Participa!

Ler mais...
 
Saiu o deBatEs #2 PDF Imprimir e-mail
22-Jan-2009

debates2.jpgNeste caderno podes encontrar propostas de alteração às moções, propostas de alteração dos estatutos e diversos textos de opinião sobre o debate político em curso.

A publicação já está disponível on-line (ver aqui) e será enviado nos próximos dias para @s aderentes que tenham pago a quota de 2008 ou 2009 em dia.
 
Dossier Massacre de Gaza PDF Imprimir e-mail
07-Jan-2009
gaza05.jpgDesde o início dos bombardeamentos de Israel a Gaza, a 27 de Dezembro, e até 7 de Janeiro morreram mais de 600 pessoas.
Neste dossier, em actualização permanente, incluímos diversos textos sobre o massacre à população palestiniana e sobre a vida dramática da população da Faixa de Gaza.
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 | Seguinte > Final >>

Resultados 66 - 78 de 105
© 2024 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.