Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça
A política da troika à portuguesa cabe toda no programa do festival de
Verão "Super Choque, Super Corte", que o Bloco de Esquerda anuncia neste
folheto. Corte e Siga, Mandona, Xulos aos Pontapés, Bank Street Boys ou
Fifty per Cent são as estrelas convidadas. Ver folheto em pdf.
A taxa de desemprego dos jovens entre os 15 e os 24 anos na região Norte ultrapassou pela primeira vez os 25 por cento no último trimestre de 2010, revela o relatório Norte Conjuntura divulgado hoje pela CCDR-N.
“Este valor indica que, por cada três jovens empregados, existia um que queria trabalhar mas não encontrava emprego”, salientam os autores do relatório, referindo que o novo máximo se fixou nos 25,3 por cento.
De acordo com o relatório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, a taxa de desemprego dos jovens tem registado uma subida acentuada desde 2002, ano em que se fixava em sete por cento.
A taxa de desemprego dos jovens a nível nacional situou-se no último trimestre de 2010 nos 23 por cento, ligeiramente abaixo do trimestre anterior.
No Norte, a taxa de desemprego global foi de 12,7 por cento, menos meio ponto percentual do que no trimestre anterior, correspondendo a 251 mil desempregados (mais 6,5% do que no trimestre homólogo de 2009), segundo o INE, e 238 mil (mais 3,9%), segundo o IEFP.
O ministro Jorge Lacão anunciou ao Parlamento algumas das formas de
luta que os estudantes bloquistas irão debater em Coimbra, de 5 a 7 de
Novembro.Lê aqui o guia citado por Lacão.
Já estão disponíveis as inscrições para o próximo Encontro de
Activistas Estudantis que terá lugar nos próximos dias 5, 6 e 7 de
Novembro, na Escola José Falcão, Coimbra.
O Encontro será um espaço de debates, troca de experiências, convívio e
acção, onde serão discutidas algumas das propostas do Bloco para a área
da Educação, como o fim das propinas em todos os ciclos de ensino, o
alargamento da acção social escolar, ou o combate à precariedade.
Convidamos todos os alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego a estarem presentes numa conversa com José Soeiro, Sociólogo, deputado do B.E. e responsável pelo projecto "Estudantes por Empréstimo", que passou por Lamego no ano lectivo passado, na segunda-feira, dia 18 de Outubro às 11 horas na sala de convívio/bar.
Liberdade 2010 é o nome da sétima edição do Acampamento Nacional do Bloco de Esquerda que este ano teve lugar de 21 a 25 de Julho no Bioparque do Pisão em Carvalhais.
Durante 5 dias e 5 noites várias centenas de jovens fizeram o acampamento acontecer em Auto-Gestão, onde cada um dos participantes teve tarefas a fazer para contribuir para a comunidade que ali se reuniu.
No acampamento que se assume como “um espaço aberto onde experimentamos um mundo sem hierarquias e sem opressões”, aconteceram dezenas de debates, projecções de filmes e workshops políticos. “Interiorissídio”, “PEC para Totós”, “Assassinos NATOs”, “Activismos Culturais” e “És precário?” dão um exemplo da diversidade de discussões que ali se passaram.
Na luta por este projecto desde 1988, os amantes deste desporto já vêm a luz ao fundo do tunel com a criação de um projecto que ambiciona a criação de um Skate Parque no Fontelo
"O projecto foi avançado pelo Skate Clube de Viseu, em Novembro de 2007, e visava a criação de um parque devidamente construído, com as condições e os equipamentos necessários, recordou ao Diário de Viseu Miguel Seixas, um dos skaters viseenses ligado ao projecto.
"O projecto foi a concurso público há mais de um ano e como não apareceu nenhuma empresa interessada em construir foi mandado para trás. Mais recentemente, foi novamente realizado um concurso público, já com um valor superior, e apareceram sete empresas interessadas", adianta Miguel Seixas.
Desde então, têm-se realizado diversas reuniões para verificar-se o ponto de situação de um projecto que "já deveria ter começado há bastante tempo".
Já
estão disponíveis as inscrições para o Liberdade 2010, o
acampamento de jovens do Bloco de Esquerda que se realizará de 21 a
25 de Julho, no Bioparque - Carvalhais, São Pedro do Sul.
O acampamento de jovens do Bloco de Esquerda é um espaço de encontro e
de partilha entre os que lutam contra um sistema que nos quer
obedientes e explorados.
É um espaço aberto onde experimentamos um mundo sem hierarquias e sem
opressões. Onde nos juntamos, com o prazer de nos sentirmos vivos,
revolucionários.
Com debates sobre educação, precariedade, sexualidades ou crise,
workshops políticos e culturais, festas, teatro, dança, música e muito
convívio e imaginação, este acampamento é o ensaio da mudança que
queremos ser no mundo. Um mundo que é nosso, onde as discriminações e os
preconceitos são deixados à porta.
Na construção deste outro mundo que é possível, falta uma peça:
TU!
21 - 25 Julho :: Bioparque - Carvalhais, São Pedro do Sul, Viseu
30€ - Todos os dias/ 20€ - Apenas Fim-de-Semana (Inclui
Transporte, Alimentação e Estadia)
Terminou na tarde de Domingo, o Inconformação 2010, um
fim-de-semana de formação à esquerda que contou com a participação de
mais de 200 jovens em 14 debates.
No seguimento das várias sessões de Teatro Legislativo que decorreram um pouco por todo país, e através dos contributos recolhidos nas sessões, o Bloco de Esquerda apresentou, aos participantes da sessão final, 7 Projectos de Lei/Resolução para que os participantes decidissem quais as três mais importantes.
Assim para dar força a essas 3 propostas, resultantes de 5 meses, 20 sessões, 4 mil quilómetros, 12 distritos, 1070 alunos e 347 propostas de alteração legislativa, foi lançada uma petição à Assembleia da República.
Em defesa de um "comércio regulado" e o "respeito pela
liberdade"
individual, foram muitos os que enfrentaram a forte chuva para marchar
no centro de Lisboa.
Para o porta-voz da Marcha Global da Marijuana (MGM) de Lisboa, Pedro
Pombeiro, a ilegalização "é um desperdício de recursos que ao mesmo
tempo não respeita a liberdade das pessoas de escolherem fazer uma coisa
que não faz pior do que muitas outras que são legais". Pombeiro lembrou
ainda que a legalização vai permitir que sejam criadas regras que, por
exemplo, estipulem locais próprios para venda e restrinjam o consumo a
maiores de idade.
O gráfico acima esquematiza todas as 681 sugestões que recolhemos dos estudantes através deste projecto.
O regime das bolsas (a mudança na fórmula de cálculo, a diminuição da burocracia na candidatura e a existência de prazos para a saída dos resultados), o aumento do financiamento (traduzindo-se em melhores condições das instalações universitárias e no fim das propinas), e o crescimento dos movimentos estudantis, e a ampliação da voz dos estudantes, foram dos temas mais mencionados.