Home arrow Vídeos - Documentários
Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

Vídeos - Documentários
Documentários: Regresso ao Campo PDF Imprimir e-mail
13-Set-2010
novos_rurais.jpgComo é a vida dos neo-rurais portugueses? Porque se decide ir viver para o campo?... Um documentário de Paulo Silva Costa, na RTP1

João Carvalho viveu onze anos em Londres. Teve êxito, mas fartou-se do frenesim citadino e dos horários das 9 às 5.

Optou por uma existência mais simples. Veio viver com a mulher e o filho recém-nascido para uma casa abandonada que descobriu através da internet e que comprou na Benfeita, | em Arganil

Está a reconstruir a casa pelas suas próprias mãos. Só usa ferramentas manuais, e o mínimo de cimento ou de combustíveis fósseis.
Ler mais...
 
Documentários:(áudio) Pensar os Pensadores do Socialismo PDF Imprimir e-mail
15-Jul-2010

8119_pensadores_do_socialismo_net_cultra.jpgDurante o mês de Maio e Junho a Cultra - Cooperativa Culturas do Trabalho e do Socialismo organizou um série de palestras intitulada "Pensar os Pensadores do Socialismo" onde, em 6 sessões se falou de Karl Marx, Lenine, Trotsky, Rosa Luxemburgo, Gramsci, e Mao Tse-Tung.

Ouve aqui as várias intervenções dos oradores convidados, Luís Fazenda, Stathis Kouvélakis, Francisco Louçã, Michael Löwy, Chris Bambery e Fernando Rosas.

Ler mais...
 
Documentários: Auschwitz PDF Imprimir e-mail
25-Jun-2010
nazi.jpg

Impressionante documentário da BBC sobre a "Solução Final" - o extermínio dos judeus da Europa. 

Ler mais...
 
Documentários: À procura do Socialismo PDF Imprimir e-mail
25-Jun-2010
a_procura_do_socialismo.jpgDocumentário sobre o socialismo em Portugal após o 25 de Abril. A sua produção começou em 1975, pela RTP, mas foi interrompida, tendo sido terminada apenas em 1994 a pedido da UDP.
Ler mais...
 
Documentários: Conlutas no Haiti PDF Imprimir e-mail
06-Mai-2010
haiti.jpg"Documentário feito pelo departamento de Comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SP, Brasil) sobre a visita de solidariedade da delegação da Conlutas ao Haiti, de 30 de Março a 3 de Abril de 2010.
O objectivo da viagem foi o de se solidarizar com os trabalhadores haitianos e defender o fim da ocupação do país pelas tropas estrangeiras"
Ler mais...
 
Documentários: Tragédia na Madeira: Um desastre já anunciado há dois anos PDF Imprimir e-mail
05-Mar-2010

madeira.jpgEste vídeo é uma reportagem do programa Biosfera da RTP 2, de Abril de 2008, em que se prevê com um assustador rigor tudo o que aconteceu na Madeira. 

O desrespeito pelo POOC, o facilitismo no PDM, a não responsabilização dos prevaricadores ou mesmo a falta de uma política que crie nos habitantes uma cultura sobre o perigo são, além da chuva, os responsáveis por esta tragédia.

Acrescentado: Vídeo com declarações de Alberto João Jardim sobre a natureza, o desenvolvimento e os "vigaristas c'andam paí feitos verdes".

Ler mais...
 
Documentários: Daniel Bensaid | Filme homenagem PDF Imprimir e-mail
16-Fev-2010

178x228_1392420_0_3273_ill-1290989-3a5c-bensaid.jpgNascido em Toulouse em 1946, Daniel Bensaïd foi um teórico e militante do movimento trotskista que ajudou a fundar a Liga Comunista Revolucionária, após o movimento de Maio 68 no qual participou activamente. Publicou várias obras, colaborou nas revistas Critique Communiste e ContreTemps, participou na criação da Fundação Louise Michel e foi professor de filosofia na universidade de Paris. Faleceu a 12 de Janeiro de 2010.

Do Maio de 68 à fundação do Novo Partido Antcapitalista francês, este filme acompanha o percurso político de Daniel Bensaïd (1946-2010) um dos grandes filósofos marxistas das últimas décadas.

Ler mais...
 
Documentários: Os irredutíveis entrevista com Daniel Bensaïd PDF Imprimir e-mail
09-Fev-2010

bensaid.jpg"Documentário produzido pela TV Unicsul baseado na obra Os irredutíveis, publicado no Brasil pela Boitempo Editorial. O filme fala sobre os protestos que marcaram o mês de maio de 1968 na França e no mundo, e entrevista com o autor do livro, o filósofo Daniel Bensaïd, activista destacado da esquerda francesa desde o Maio de 68 e um dos mais importantes pensadores revolucionários dos anos do combate ao Império, Bensaïd deixa um legado teórico muito relevante para a reflexão do Marxismo no século XXI."

Ler mais...
 
Documentários: O Bairro PDF Imprimir e-mail
21-Jan-2010

obairro.jpg"O Bairro" - Documentário de Raquel Castro que retrata as angústias dos moradores do Bairro Municipal de Viseu que vivem há décadas na expectativa de poderem ver no dia seguinte as escavadoras destruírem as casas.

Ler mais...
 
Documentários: Criança - A alma do negócio PDF Imprimir e-mail
15-Dez-2009

bebe_marcas.jpg"Este documentário mostra como no Brasil a criança se tornou a alma do negócio para a publicidade. A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, então, as crianças são bombardeadas por propaganda que estimulam o consumo e que falam directamente com elas.

O resultado disso é devastador, crianças que aos cinco anos, já vão à escola totalmente maquilhadas e deixaram de brincar e correr por causa dos seus saltos altos; que sabem as marcas de todos os telemoveis mas não sabem o que é uma minhoca;que reconhecem as marcas de todos os salgadinhos mas não sabem os nomes de frutas e legumes.

Num jogo desigual e desumano, os anunciantes ficam com o lucro enquanto as crianças arcam com o prejuízo de sua infância encurtada. Contundente, ousado e real este documentário escancara a perplexidade deste cenário, convidando-o a reflectir sobre seu papel dentro dele e sobre o futuro da infância."
Ler mais...
 
Documentários: A Filosofia da Liberdade PDF Imprimir e-mail
29-Jul-2009
A Filosofia da Liberdade - Philosophy of Liberty

philosophy-of-liberty-1.jpgA filosofia da liberdade esta baseada na propriedade do próprio, esta simples mas elegante e contundente animação explicará exatamente o que isto significa. Isto é uma magnífica ferramenta que pode ser usada por qualquer pessoa com o proposito de educar crianças e adultos sobre nosso direito à vida, liberdade e a capacidade de creação - e nossa responsabilidade de pensar, falar e atuar.
Ler mais...
 
Documentários: Dinheiro como Crédito PDF Imprimir e-mail
24-Jul-2009
Dinheiro como Crédito - Money as Debt

money_as_debt.jpg" Para você Ser Humano robotizado (ou talvez não), aqui vem a explicação de como o dinheiro é feito e como é distribuido. Tudo está montado para o enganar, tal como os Casinos. A não ser que acredite na Fada-Madrinha.

Apesar de toda a histeria que se vive actualmente sobre a crise financeira, digo-vos, em boa verdade, que o pior ainda está para vir. Acredite quem quiser! "

Excelente e divertida animação pelo artista gráfico e videógrafo canadense, Paul Grignon.

Ele explica em detalhes - o atual perverso sistema monetário baseado em débito. Este vídeo de 47 minutos vídeo é um acompanhamento perfeito para o excelente documentário THE MONEY MASTERS (Os senhores do dinheiro) pois se dedica aos detalhes da mecânica da criação do dinheiro privado.
Ler mais...
 
Documentários: O Bê-á-Bá da privatização da GALP PDF Imprimir e-mail
18-Jun-2009

 

A privatização dos recursos energéticos tem sido um regócio ruinoso para o país. Desde que o governo lhe entregou um terço da GALP, o consórcio de Américo Amorim já recebeu um quinto do que pagou por ela, só em dividendos distribuídos com o lucro da empresa.

 

 
Documentários: As Mentiras de Obama PDF Imprimir e-mail
15-Jun-2009

2055390819.jpgAs Mentiras de Obama - The Obama Deception - A Decepção Obama

"Filmado e dirigido por Alex Jones. As Mentiras de Obama é um filme feroz que destrói totalmente o mito de que Barack Obama trabalhará em prol dos melhores interesses do povo americano.
O filme fala para quem Obama trabalha, que mentiras contou, seus reais planos e como suas nomeações e atitudes iniciais provam que ele serve à oligarquia corporativa, não o povo americano. Se você quer saber os fatos e passar por cima de toda a propaganda, este filme é para você. "

Ler mais...
 
Documentários: O Mundo Segundo a Monsanto PDF Imprimir e-mail
19-Mai-2009
le-monde-selon-monsanto.jpgO Mundo Segundo a Monsanto - Le Monde Selon Monsanto
 
A Monsanto produz 90% dos transgênicos plantados no mundo e é líder no mercado de sementes. Para ecologistas e movimentos sociais ligados a pequenos agricultores, a empresa é a encarnação do mal.
________
Resultados de um trabalho de três anos de investigação da jornalista francesa Marie-Monique Robin, o livro Le Monde Selon Monsanto (O Mundo Segundo a Monsanto) e o documentário homônimo são um libelo contra os produtos e o lobby da multinacional.
________
O trabalho cataloga ações da Monsanto para divulgar estudos científicos duvidosos de apoio às suas pesquisas e produtos, a exemplo do que fez por muitos anos a indústria do tabaco, relaciona a expansão dos grãos da empresa com suicídios de agricultores na Índia, rememora casos de contaminação pelo produto químico PCB e detalha as relações políticas da companhia que permitiram a liberação do plantio de transgênicos nos Estados Unidos.
________
Em 2007, havia mais de 100 milhões de hectares plantados com sementes geneticamente modificadas, metade nos EUA e o restante em países emergentes como a Argentina, a China e o Brasil.
_______________
CRÉDITOS:
Marie-Monique Robin autora do livro e do filme, bem como diretora do filme.
Ler mais...
 
Documentários: O Bê-á-Bá do BPN PDF Imprimir e-mail
12-Mai-2009

A maior fraude financeira na história de Portugal deixou um buraco de pelo menos 1, 8 mil milhões de euros. Os contribuintes estão a pagá-lo, mas muitos não entendem como foi possível. O esquerda.net faz-lhe um desenho.

 

 

 
Documentários: Era uma vez um arrastão PDF Imprimir e-mail
05-Mai-2009
Era uma vez um arrastão

 

Passa em revista um crime que nunca existiu, a atitude dos media perante uma história explosiva e as consequências políticas e sociais de uma notícia falsa. De Diana Andringa.
 
Documentários: A História das Coisas PDF Imprimir e-mail
05-Mai-2009

  the-story-of-stuff.jpgA História das Coisas - The Story of Stuff

" Da extracção e produção até a venda, consumo e descarte, todos os produtos na nossa vida afectam comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos.

História das Coisas é um documentário de 20 minutos, directo, passo a passo, baseado nos subterrâneos dos nossos padrões de consumo.

História das Coisas revela as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo.

História das Coisas ensina-nos muita coisa, faz-nos rir, e pode mudar para sempre a forma como vemos os produtos que consumimos nas nossas vidas. "

Ler mais...
 
Nova Secção do viseu.bloco.org PDF Imprimir e-mail
04-Mai-2009
Esta nova secção vai ser dedicada a documentários, desde os mais simples aos mais complexos, desde os que apresentam uma nova visão ou ideia para o futuro, até aqueles que nos contam as verdades do passado.

Se uma imagem vale mais que mil palavras, imagens e palavras juntas contêm informação e conhecimento!


Periodicamente vão ser adicionados documentários,
todos eles da responsabilidade dos seus autores, mas, todos eles com algo para debater!

Se conheces algum documentário
que gostavas de ver nesta secção envia os dados e link para Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail .

Bom visionamento!

 
Destaque
bannercp11.jpg
Gui Direitos Estudante
brochuraestudantes.jpg
virus_12.jpg
Sites do Bloco

be_esq.jpg
grupo_parlamentar_copy.png
be_sitebe.jpg
 beinternacional.jpg
videos_parlamento.jpg 
videos_campanha.jpg
livraria_online_copy_copy.gif

be_ecoblog.jpg

Bloco no FacebookBloco no MySpace

 Bloco no TwitterBloco no Youtube

 Bloco no hi5Bloco no Flickr

Online
© 2024 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.