Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






A Tua Opinião Conta
a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

ARTE NOVA - um património da cidade que o BE preservará PDF Imprimir e-mail
02-Jul-2013
rua_comrcio_viseu_azulejos_peq.jpg
Viseu é das cidades que tem menos imóveis classificados. Mesmo muitas igrejas, como a Igreja do Carmo, não estão ainda classificadas. Isso permite toda a sorte de atropelos ao património. Se ganharmos a Câmara teremos o cuidado de classificar o património de interesse municipal e pedir à Direcção Geral do Património Cultural a classificação do património de interesse público ou nacional. 

Temos vindo a assistir em Viseu a uma crescente descaracterização da Rua Dr. Luís Ferreira – Rua do Comércio – que se distingue por um conjunto de elementos arquitectónicos estilo Arte Nova, na azulejaria e no ferro forjado, do inicio do século XX (note-se os elementos vegetalistas, linhas ondulantes, volutas, ornamentos florais).

Se os viseenses nos deram o seu voto para gerirmos a Câmara, procederemos à classificação como Património de interesse municipal do Conjunto Arquitectónico de Estilo Arte Nova que se encontra concentrado principalmente na Rua Dr. Luís Ferreira, vulgo Rua do Comércio, Rua Cândido dos Reis e Rua Direita, de forma a permitir a elaboração de um Plano de Salvaguarda da Arte Nova em Viseu, para que não volte a acontecer o crime de lesa património, com a cumplicidade da autarquia viseense, que permitiu a demolição de grande parte dos edifícios construídos no início do século XX, no estilo Arte Nova, pelo menos na azulejaria que os decorava, na Rua Cândido dos Reis, onde uma das últimas demolições ocorreu em 2005. Ou como aconteceu com a substituição dos candeeiros Arte Nova, em ferro fundido, na Rua do Comércio, feita há poucos anos, apesar dos alertas de uma associação de defesa do património.

orfeao_rua_direita.jpg
Congratulamo-nos com a compra recente pela Câmara Municipal do edifício Arte Nova que foi sede do Orfeão de Viseu, na Rua Direita. Mas, face à ausência de ideias manifestada por Fernando Ruas na última sessão da Assembleia Municipal, sobre o uso que poderá ser dado àquele edifício, propomos que seja aberto uma consulta pública à população, para que os e as viseenses possam manifestar a sua opinião, apresentando propostas concretas, sobre qual o equipamento ou serviços que acham mais adequados para funcionar naquele espaço. Esta consulta culminaria com uma espécie de referendo à população recorrendo, por exemplo, às novas tecnologias, que decidiria qual o melhor projeto apresentado.
 Será um bom exercício de DEMOCRACIA PARTICIPATIVA, de que alguns candidatos falam em época de campanha eleitoral, mas de que fogem como o diabo da cruz quando confrontados com propostas concretas, como a que o Bloco de Esquerda tem apresentado reiteradamente na Assembleia Municipal, como, entre outras, o Orçamento Participativo. 
  
A candidata do BE

Manuela Antunes

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Destaque
bannercp11.jpg
Gui Direitos Estudante
brochuraestudantes.jpg
Revista Vírus
virus_12.jpg
Sites do Bloco

be_esq.jpg
grupo_parlamentar_copy.png
be_sitebe.jpg
 beinternacional.jpg
videos_parlamento.jpg 
videos_campanha.jpg
livraria_online_copy_copy.gif

be_ecoblog.jpg

Bloco no FacebookBloco no MySpace

 Bloco no TwitterBloco no Youtube

 Bloco no hi5Bloco no Flickr

Online
© 2017 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.