Home arrow Notícias arrow Sindicato dos professores denuncia más condições das escolas do distrito
Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

Sindicato dos professores denuncia más condições das escolas do distrito PDF Imprimir e-mail
04-Nov-2008
spregiao_centro.jpg" O Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) alertou, em conferência de imprensa, para o facto de muitas escolas do distrito de Viseu estarem "degradadas" e os jardins-de-infância funcionarem em espaços "absolutamente inadequados". O sindicato garante que os problemas são os do "país real" que o primeiro-ministro, José Sócrates, e a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, se esforçam por esconder.

A coordenadora-adjunta do SPRC, Anabela Sotaia, lamentou que o Ministério da educação tenha investido em tudo menos nas condições físicas das escolas. A Escola do 1.º Ciclo de Carvalhais é, segundo o SPRC, exemplo disso. A escola do concelho de São Pedro do Sul teve de acolher os alunos de escolas encerradas no concelho, sem que tenha havido "qualquer requalificação do espaço escolar". "Os alunos continuam a almoçar numa antiga cantina escolar fria e sem condições sanitárias", refere.

A coordenadora salientou que há crianças a frequentar as aulas em espaços sem condições físicas, onde os contentores que servem de escola são frios no Inverno e quentes no Verão. Em Tarouquela e Meridãos, em Cinfães, as Actividades de Enriquecimento Curricular decorrem em contentores com nove metros de comprimento e três de largura.

De acordo com o dirigente sindical Francisco Almeida, no distrito de Viseu encerraram cerca de 500 escolas e apenas foram construídos dois ou três centros escolares em 24 concelhos.

Os almoços "servidos às crianças sem condições de higiene e salubridade" também mereceram a atenção do SPRC. Francisco Almeida acredita que a ASAE encerraria um "grande conjunto de escolas de Viseu" essas infra-estruturas fossem visitadas. O refeitório da escola do 1.º Ciclo de Valença do Douro, em Tabuaço, funciona num pré-fabricado adaptado, enquanto que na Escola do 1.º Ciclo de Moimenta da Beira, as crianças nas instalações de uma associação que dista cerca de 200 metros da escola e o refeitório funciona sobrelotado, sendo as crianças obrigadas a "comer por turnos".

O funcionamento dos transportes também não foge às críticas do SPRC, bem como a falta de auxiliares de educação em algumas escolas, o que coloca em "causa a segurança das crianças".

O SPRC vai dar a conhecer a longa lista de escolas com más condições aos primeiro-ministro e à ministra da Educação e já lançou o desafio aos responsáveis pelo Governo para visitarem algumas escolas, como a de Mosteiro de Cabril, em Castro Daire, e a de Travassos, no concelho de Cinfães. "

in Jornal do Centro ed. 346, 31 de Outubro de 2008
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
© 2024 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.