Home arrow Notícias arrow Viseenses desconheciam data da efeméride mas recordaram alguns direitos
Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

Viseenses desconheciam data da efeméride mas recordaram alguns direitos PDF Imprimir e-mail
14-Dez-2008
declarao_universal_dh.jpg"Os viseenses foram igualmente ouvidos por nós sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), que ontem fez 60 anos de idade. Ninguém sabia que ontem se comemorava a efeméride, mas recordavam-se de alguns direitos inscritos no documento

Fernando Lino é um desses exemplos. Embora referisse não saber que ontem se comemoravam os 60 anos da DUDH, não teve dúvidas em dizer que "nenhuns são cumpridos", pese embora estejam inscritos. "Regra geral não são cumpridos", afiança.
Não deixou de clarificar, no entanto, ser "importante que os jovens comemorem a efeméride nas escolas", uma vez que são o "futuro do país". E sublinha: "Nada tenho contra isso, antes pelo contrário!"
Questionado sobre se se recordava de alguns articulados, aponta que "todos os seres humanos nascem iguais" e que "ninguém deve ser vítima de discriminação racial e económica."

Preocupação

Outra pessoa com quem falámos foi com Carlos Novo, que se mostrou convencido de que os Direitos Humanos (DH) não estão a ser cumpridos em todo o Mundo. "Infelizmente ainda existem ditaduras", aponta.
O comerciante não deixou de nos dizer, contudo, que alguns DH também não são cumpridos em certos países democráticos. "Aí, existem igualmente violações dos Direitos Humanos, havendo discriminação racional e económica", acentua.
Quanto ao conhecimento de alguns articulados inscritos na Declaração Universal dos Direitos Humanos atirou que "todo o ser humano tem direito à liberdade e à vida", além de sermos iguais, independentemente da raça, confissão religiosa e orientação sexual e política.
O mais crítico de todos foi Eduardo Salvador, segundo quem se vai apercebendo "alguns tiques ditatoriais por parte do Governo". Acrescenta: "Quem viveu há mais de 30 anos, diz que se deve ter, outra vez, cuidado com o que se diz!"
Embora não soubesse que ontem eram comemorados os 60 anos da DUDH, o jovem esclareceu que "dar opinião é um direito que assiste a todos". Embora muitas pessoas confundam opinião com crítica.
"Não deixa de ser preocupante o que hoje se passa", salienta, referindo-se àquele professor que disse mal do primeiro-ministro e que acabou castigado. O caso está, segundo parece, a ser dirimido nos tribunais."

in Diario de Viseu de Quinta-feira, 11 de Dezembro 2008

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
© 2024 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.