Home arrow Notícias arrow A recessão económica pode ser pior do que a prevista
Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

A recessão económica pode ser pior do que a prevista PDF Imprimir e-mail
07-Jan-2009
recessao.jpg"A recessão económica prevista para Portugal, este ano, será de -0.8 por cento, em média, embora admita que possa ser pior", afirmou, ontem, ao nosso jornal o economista Alexandre Azevedo. 

Segundo adiantou, a 'única dúvida está na profundidade e duração da recessão", ou seja, "quanto tempo vai durar", especificou. "Se um trimestre, dois ou se o ano inteiro, passando para 2010", salientou.
"Perante o que acabei de dizer, o que Vítor quer dizer, em minha opinião, é que o somatório das medidas que cada país da zona Euro está a tomar - concertação dos bancos centrais - é manifestamente insuficiente para alterar este estado de coisas", explicou Alexandre Azevedo Pinto.
O economista realçou que "uma das debilidades da economia europeia, relativamente ao modelo norte-americano, é o facto de o Banco Europeu (BE) só controlar a inflação", enquanto nos Estados Unidos a Reserva Federal controla o crescimento económico e, ao mesmo tempo, a inflação.
A esse problema acresce um outro, que é o do "BE ter actuado muito mal até Setembro do ano passado, não tendo adequado a trajectória das taxas de juro, quando nos Estados Unidos a recessão já era uma realidade". Avançou, nesse ponto, que é previsível que as taxas de juro baixem de 2,5 para 2 pontos percentuais.
Alexandre Azevedo Pinto esclareceu que o "governador do Banco de Portugal é parte do problema e não da solução, uma vez que falhou na supervisão Banco Comercial Português (BCP) e ao Banco Português de Negócios (BPN). "Daí pensar que Vítor Constâncio devia demitir-se ou ser demitido", concluiu.

 in Diário de Viseu de Quarta-feira, 7 de Janeiro 2009

 

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
© 2024 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.