Home arrow Notícias arrow Centro de Saúde II transferido para “prédio da caixa”
Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

Centro de Saúde II transferido para “prédio da caixa” PDF Imprimir e-mail
13-Jan-2009
centro_saude.jpg"O Centro de Saúde de Viseu II vai ser deslocalizado para o edifício da Segurança Social, mais conhecido por prédio da caixa.
A unidade de saúde, situada na Rua Serpa Pinto, ocupa desde 1987 três pisos de um comum edifício de habitações que apresenta graves problemas arquitectónicos, uma vez que o espaço não dispõe de elevador.

De acordo com o coordenador da Sub-Região de Saúde de Viseu (SRSV), José Carlos Almeida, está a ser feito um levantamento do espaço disponível no prédio da caixa de modo a congregar os serviços do Centro de Saúde II. "A SRSV ainda mantém os serviços, mas vamos reorganizar o espaço de modo de modo a permitir a transição dos médicos do Centro de Saúde II", refere José Carlos de Almeida.

O Centro de Saúde II vai ocupar o sétimo piso. O coordenador da SRSV espera conseguir transferir o Centro de Saúde II dentro de dois meses e meio, após obras de reestruturação e requalificação do sétimo piso.

A nova medida é, segundo José Carlos Almeida, "uma solução provisória" até que sejam construídas as unidades de saúde familiar em Orgens, Abraveses e Rio de Loba.

O projecto de implementação de três unidades de Saúde Familiares para substituir o Centro de Saúde de Viseu II, medida apresentada pelo ex-ministro da Saúde Correia de Campos, esteve suspenso, desde 2007, devido ao chumbo do Tribunal de Contas ao concurso público de concepção e construção das infra-estruturas.

De acordo com o coordenador, o primeiro trimestre de 2009 trará novidades no que toca às Unidades de Saúde Familiar. Porém, José Carlos de Almeida salienta que a solução provisória vai conseguir melhorar os cuidados de saúde prestados pelo Centro de Saúde II, visto que actualmente, os utentes dessa unidade de saúde, a maioria idosos, são obrigados a subir cerca de 55 degraus para poderem ir ao médico ou para receber tratamentos de enfermagem.

Para o actual director do Centro de Saúde de Viseu II, Bettencourt Gaspar, a transferência de serviços, enquanto solução provisória, "é uma excelente solução que permite optimizar um espaço ao mais baixo custo". O director admite que todos os clínicos do Centro de Saúde II manifestam preocupação em relação às condições de trabalho. "As condições de trabalho não são as melhores. Em 1987, quando o centro foi inaugurado os utentes tinham 60 anos, hoje têm 82, eles têm dificuldades em deslocarem-se no centro de saúde", explica.

O Centro de Saúde de Viseu II comemora 22 anos de existência no mês de Março e dá assistência a cerca de 28 mil utentes. "

in Jornal de Noticias ed. 356, 09 de Janeiro de 2009

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
© 2024 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.