Home arrow Minas da Urgeiriça arrow Trabalhadores da ENU: A luta sairá de novo à rua!
Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






A Tua Opinião Conta
a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

Trabalhadores da ENU: A luta sairá de novo à rua! PDF Imprimir e-mail
14-Jan-2009
mariana_aiveca.jpgEm 7 de Março deste ano, antigos mineiros da ENU e suas famílias vieram a Lisboa assistir ao debate na AR.
Na bagagem cabiam todos os dramas de vida, a garra de quem incessantemente tem lutado por exigir do Estado a assunção das suas responsabilidades, e, quiçá a remota esperança que os "senhores da assembleia" pudessem finalmente nesse dia, aprovar uma lei que repusesse a justiça que durante anos têm vindo a reclamar.

Mas rapidamente essa remota esperança se esfumou quando, pela voz de uma deputada do PS ouviram dizer: "Essas excepcionais razões conjunturais foram, no caso vertente, a difícil situação económica e financeira da ENU, que levou à dissolução da empresa, associada à crise do sector mineiro, colocando os seus trabalhadores numa situação laboral difícil devido à falta de horizontes profissionais, quer no sector mineiro quer no marcado de trabalho em geral.

Estas foram, aliás, as razões que levaram os anteriores governos do PSD/CDS a limitar o âmbito de aplicação pessoal do Decreto-Lei n.º 28/2005 aos trabalhadores que se encontravam ao serviço da ENU à data da sua dissolução - não o risco e a penosidade associadas ao exercício da actividade mineira, como invocam os autores dos projectos de lei hoje em apreciação -", ...(DAR Iª série nº 57/X/3 - 2008.03.08).

No final do debate estive com eles/as à porta do Parlamento.

Nos seus rostos era visível a desilusão perante a insensibilidade com que foram tratados/as.

Nem uma só palavra de gratidão e reconhecimento por parte do partido do governo, a quem tudo deu à mina e à sua terra, nem uma só palavra de solidariedade com os dramas dos homens mulheres e crianças que, precocemente têm morrido de cancro devido à exposição ao urânio.

Mas também era visível a determinação de não se conformarem com as decisões, e, logo ali nos disseram que a " A mina encerrou. Mas a LUTA não encerra aqui".

Foi com grande emoção que os/as vi hoje, no telejornal num jantar convívio a dizerem-nos: "Vamos mostrar ao país que estamos vivos".

Foi com grande alegria que vi um deputado do Bloco de Esquerda ao seu lado, a exigir um grito enorme de respeito, pela dignidade das pessoas.

Por isso, o projecto-lei está feito. A discussão terá que ser feita. A votação tem que ser a favor.

Apoiar e comprometer-se com esta luta é uma obrigação do Bloco de Esquerda. Estaremos lá.

Mariana Aiveca
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
© 2020 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.