Home arrow Opinião arrow “A igreja: Sócrates é o maior”
Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

“A igreja: Sócrates é o maior” PDF Imprimir e-mail
24-Fev-2009

"Caras e Caros, o Eng. José Sócrates vai estar em viseu no próximo dia 9, segunda-feira, às 21 horas no salão do Expocenter (Day After). Todos os militantes e simpatizantes do PS estão convidados a estar presentes e dar um apoio ao Secretário-Geral do PS. A sua presença é importante. José Sócrates precisa do seu apoio, Portugal precisa de José Sócrates e do PS. O presidente PS/Viseu". Começava assim o email com que o PS Viseu me convidou para ir à festa que estavam a organizar para a visita do José Sócrates à cidade.

Convite estranho! Não sou militante, nem nunca fui. Também não simpatizo com este PS e muito menos com o seu engenheiro.
Dizem uns que "há medo no PS", outros que se vive uma "obsessão da fidelidade ao líder" e outros ainda que o debate no partido é "uma missa, ainda por cima já esgotada". Quem diz isto? Gente de dentro, camaradas! Dos deles! Não parece bem, não. Se fosse gente de fora, os outros, que já se sabe como é - uma cambada, uns mal dizentes, sempre prontos a "lançar a suspeição"; umas "sujeitas e uns sujeitos" sem ideias e sem projectos, uns "demagogos populistas"; gentes da "campanha negra"; umas "laranjas podres" - ainda vá que não vá, agora dos deles! É intrigante!

Só tinha uma solução ir ver, com estes que a terra há-de comer. E assim, acabei, a reboque do convite, por ir até ao Expocenter!

E pergunta o leitor: e então? Então nada! Para lhe ser franco tive medo e vim-me embora a correr! Aquilo, para lhe dizer a verdade, parecia (senão é mesmo) uma "missa" da "igreja - Sócrates é o maior". E eu, além de não simpatizar com o engenheiro, sou um descrente.

Não acredito nas "justificações" do eng. José Sócrates acerca dos bons e belos projectos de engenharia que assinou e que os donos das obras garantiam não serem dele; Não acredito nas suas "explicações" relativas à sua licenciatura em Engenharia Civil na Universidade Independente; Não acredito que no caso Freeport tudo esteja bem e que o processo tenha sido transparente e seja "em termos quid juris irrepreensível"; Não acredito que tudo isto seja uma invenção dos média; não acredito que esteja inocente no caso Freeport (mas, acreditem-me, que se se provar que é inocente lhe pedirei públicas desculpas por não o ter acreditado). Acho inacreditável a sua arrogância e o desprezo que vota ao debate das ideias; ao dito e ao não dito que cultiva com uma esperteza saloia, como se todos fôssemos parvos e imbecis (olhem o caso do estudo da OCDE sobre a educação).

E por fim não acredito, naquilo que escreve o "bispo" José Junqueiro "a mensagem e actuação do PS e do Primeiro Ministro são a nossa única garantia para vencer, para reganharmos a esperança, para qualificarmos o nosso futuro, para estabilizar a economia, para criar novas oportunidades de trabalho, para dar às pessoas aquilo a que legitimamente aspiram: uma vida tranquila e governos estáveis." Não acredito que o engenheiro José Sócrates seja a pessoa indicada para nos fazer "voltar a pensar num futuro de esperança que todos exigimos e a que todos temos direito." Tudo isto é uma questão de fé. Agora que a minha fé é nenhuma, isso é verdade.
 
Texto de Fernando Figueiredo
 
in Jornal do Centro ed. 362, 20 de Fevereiro de 2009
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Destaque
bannercp11.jpg
Gui Direitos Estudante
brochuraestudantes.jpg
virus_12.jpg
Sites do Bloco

be_esq.jpg
grupo_parlamentar_copy.png
be_sitebe.jpg
 beinternacional.jpg
videos_parlamento.jpg 
videos_campanha.jpg
livraria_online_copy_copy.gif

be_ecoblog.jpg

Bloco no FacebookBloco no MySpace

 Bloco no TwitterBloco no Youtube

 Bloco no hi5Bloco no Flickr

Online
Temos 1 visitante em linha
© 2024 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.