Home arrow Notícias arrow Bloco de Esquerda Acampou no Rossio de Viseu em frente à CMV
Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

Bloco de Esquerda Acampou no Rossio de Viseu em frente à CMV PDF Imprimir e-mail
08-Out-2009
acampamento_rossio.jpgHoje o Bloco de Esquerda  acampou, literalmente, em frente da Câmara Municipal de Viseu para levantar alguns problemas e questões que têm ficado arredados da discussão e da campanha dos maiores partidos, mas que julgamos serem de grande importância para os jovens e generalidade das pessoas.

A inexistência de um Parque de Campismo, de um Parque Radical, de um Auditório Municipal, de pontos de acesso à internet sem fios, de transportes públicos nocturnos, a denúncia da propaganda na página destinada aos turistas do site da Câmara Municipal, de a proposta de ligação dos STUV à Estação da CP em Mangualde foram os temas "esmiuçados" nesta original iniciativa. Vê em baixo os 7 temas abordados e as nossas propostas para uma cidade de tod@s. Porque "Viseu somos Todos Nós"!
Parque de Campismo:
 
O sector do alojamento em Viseu tem sido marcado nos últimos anos com aberturas  em catadupa de Resorts, Pousadas e Hotéis de 5 estrelas. Contudo continua sem haver um espaço que  acomode um segmento do mercado turístico que não é de todo menosprezável , constituído por campistas e caravanistas que antes de se deslocarem para determinado local verificam a existência ou não de condições que permitam a sua estadia, sendo que se a resposta for negativa é certo que rumarão para outras paragens.Por isso impõe-se a criação de um Parque de Campismo Municipal. O espaço existe e tem um bom enquadramento, com sombras q.b.,  variedade na oferta de equipamentos desportivos , piscinas e espaços verdes aprazíveis. Não há razão nenhuma para que continuemos nesta situação nada dignificante.

Parque Radical:
 
 A construção de um "Skate Park" moderno que satisfizesse as necessidades dos jovens que preferem desportos mais alternativos e que fomentassem a prática do desporto nos respectivos praticantes é uma reivindicação que vem desde 1988! Entretanto construíram-se dezenas de polidesportivos e campos de futebol sem que se concretizassem as antigas promessas, e até o nome parece despropositado passados quase 20 anos, já que agora se costumam denominar "Parques Radicais" por englobarem diversas modalidades como o Skate, BMX, Inline, Basquete de Rua, Escalada, Rappel, Slide... Os anúncios da obra são renovados de 4 em 4 anos em período eleitoral, e o espaço está pensado para o Fontelo há muito. Em Setembro foi publicado novo concurso devido aos sucesivos erros da autarquia que têm adiado a obra. Será desta?

Mata do Fontelo:
 
Se queremos para Viseu o título de “Cidade Jardim” não é descurando aquilo que faz do Fontelo um ex-líbris da cidade, ou seja, a diversidade e a quantidade de árvores (algumas centenárias) e vegetação que nele se encontram, que se valoriza o mesmo.  Apesar de se terem construído alguns equipamentos desportivos em seu redor, a nobreza daquele  espaço mantém-se através da preservação do património existente, a introdução de novas espécies, envolvendo a Escola Superior Agrária e outras entidades locais; pela catalogação e sinalização das árvores; pela criação de percursos interpretativos; plantação de hortas pedagógicas para os mais jovens; criação de um mini-anfiteatro para pequenos espectáculos de teatro, dança ou outro.

Auditório Municipal:
 
Após a demolição do auditório situado na feira de São Mateus, Viseu ficou órfão de um espaço polivalente onde as associações culturais possam organizar eventos de pequenas e médias dimensões  como concertos a um preço razoável. O custo do aluguer do pavilhão multi-usos é incomportável para a maioria delas. Quer pela dimensão do espaço, quer pelo preço do aluguer. O futuro CAEV também não responderá a este problema. Falta também um espaço onde os jovens artistas possam praticar sem ter de pagar aluguer.

Pontos de Acesso sem fios à Internet:
 
A Câmara Municipal tem cedido alguns espaços com pontos de acesso à internet. Contudo, e com o cada vez mais rápido desenvolvimento das novas tecnologias, impõe-se a criação de diversos pontos de acesso sem fios à internet nos espaços públicos mais frequentados de uma cidade que se quer moderna e nos centros de todas as freguesias.

CMV na Web 2.0:
 
Para que a democracia não se afaste cada vez mais dos cidadãos o BE propõe que as sessões da Assembleia Municipal sejam transmitidas em directo via internet e que haja informação atempada sobre as reuniões dos órgãos autárquicos e eventos a decorrer. O Sítio na Internet da Câmara Municipal é uma lástima e lançamos o desafio. Visite a página destinada aos “Visitantes” da cidade. Mais parece um espaço de propaganda, e desactualizado. Informações de 2007 e links para as obras de requalificação dos Bairros de Paradinha, Balsa, 1º de Maio ou Municipal que nada interessam aos turistas. Nos links para as freguesias a única informação é o nome do pároco e o horário da missa dominical. Muito Pouco para uma cidade que se quer afirmara nível nacional!

STUV - Horários Nocturnos e Ligação à Estação de da CP em Manugualde:
 
Os horários praticados na ligação à estação da CP mais perto da cidade não servem de todo e afastam muitos deste importante meio de transporte. Enquanto PS e PSD continuam a disputa sobre quem tem feito menos para devolver à cidade o comboio, o BE propõe que a STUV faça ligações regulares com horários eficientes entre Viseu e Mangualde para suprir esta falha. Outro ponto serão os transportes públicos nocturnos para os trabalhadores das grandes áreas comerciais, para o cada vez maior número de estudantes  do nocturno em diversas escolas da cidade e para os jovens que nas noites de fim de semana se deslocam ao centro da cidade e não têm alternativa para o regresso a casa.
 
Dia 11 de Outubro o voto útil é no Bloco de Esquerda, é o voto numa Esquerda de Confiança!  

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
© 2024 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.