Home arrow Notícias arrow Estudantes de Viseu Manifestam-se
Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

Estudantes de Viseu Manifestam-se PDF Imprimir e-mail
05-Fev-2010

04022010042.jpgOs alunos do Básico e Secundário manifestaram-se ontem por todo o país. Greves, marchas, concentrações e portas fechadas foram os métodos utilizados .

A manifestação foi convocada pela Delegação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Secundário e Básico (DNAEESB) que afirma que 30000 alunos por todo o país se manifestaram.

Em Viseu participaram na greve e manifestação 5 escolas, sendo que as secundárias tiveram adesão quase total. A imprensa fala em 700 alunos, mas a AE da Escola Secundária de Viriato lançou um comunicado onde fala em cerca de 4000 alunos na rua. Para quem assistiu a chegada das marchas até ao rossio consegue facilmente ver que são milhares os alunos que ali se encontravam. E ainda hoje as associações de estudantes das secundárias Emídio Navarro e Viriato lançaram um direito de reposta à notícia do Diário de Viseu.

Imprensa fala de cinco alunos detidos pela polícia, por tentarem fechar a cadeado uma das escolas. Esta manifestação decorreu mesmo com os portões abertos.

A manifestação de Viseu teve a particularidade de apresentar um caderno reivindicativo próprio, no qual dão importância à Democracia nas escolas, reivindicando, entre outros, um modelo de gestão escolar com maior representatividade dos alunos e sem influência externa às escolas, opondo-se assim à imagem do director.

Outra das questões abordadas é o facto de a Educação Sexual apesar de estar na lei, não está a ser implementada.

Falam também na diminuição do número de alunos por turma, propondo um máximo de 22. Propõem também o fim destas aulas de substituição que, segundo os próprios não passa de uma maneira de os manter fechados entre quatro paredes, sem qualquer lógica nem sentido, sendo preferível cada um optar pela melhor opção dentro da sua escola.

Quanto aos exames nacionais os manifestantes acham que têm demasiado peso na nota final do ano e também na nota de acesso ao ensino superior, propondo assim a diminuição da sua importância, de modo a num único exame não porem em jogo vários anos de estudo.

Por fim a associação de estudantes da Escola Secundária de Viriato prometeu realizar um encontro regional de alunos e associações de estudantes do ensino básico e secundário.

As fotografias:

04022010043.jpgAzeredo Perdigão e Secundária Viriato

04022010045.jpgAzeredo Perdigão, Secundária Viriato e Emídio Navarro

04022010048.jpg

Azeredo Perdigão, Secundária Viriato e Emídio Navarro

04022010051.jpgAzeredo Perdigão, Secundária Viriato e Emídio Navarro

04022010056.jpg

Concentração Rossio - Azeredo Perdigão, Viriato, Emídio Navarro, Grão Vasco e Alves Martins

04022010057.jpg

Concentração Rossio - Azeredo Perdigão, Viriato, Emídio Navarro, Grão Vasco e Alves Martins

04022010060.jpg

Concentração em Frente ao Governo Civil

04022010059.jpg

Entrega de Caderno Reivindicativo no Governo Civil
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
© 2024 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.