Home arrow Notícias arrow Fórum/debate distrital de Viseu sobre Educação: Uma sala cheia de ideias e reflexão crítica!

Fórum/debate distrital de Viseu sobre Educação: Uma sala cheia de ideias e reflexão crítica! PDF Imprimir e-mail
12-Mai-2010
forumeducacao.jpgAconteceu no dia dois de Maio, no Auditório Municipal de Santa Comba Dão!  Em análise estiveram as políticas educativas prosseguidas pelos governos neo-liberais  e as propostas alternativas de quem perspectiva uma escola democrática e de qualidade para todos!  A iniciativa partiu da Coordenadora Distrital de Viseu do Bloco de Esquerda e contou com a participação de  representantes de diversos enfoques sobre a situação da Escola Pública em Portugal .
 Neste debate, preparatório do Fórum Nacional de Educação do B.E., foram oradores uma  representante do BE, a deputada Ana Drago, do Movimento Escola Pública, Igualdade e Democracia, Cecília Honório , do Movimento Associativo de Pais e Encarregados de Educação,  Maria José Viseu, um membro da direcção do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, Manuel Grilo e o presidente da Associação de Estudantes do liceu Camões, Pedro Feijó.

Em debate  estiveram a  Escola Pública, a participação dos Pais e Encarregados de Educação na vida das escolas , a gestão escolar ,  o papel dos professores,  dos alunos e de todos os intervenientes na construção de uma escola democrática,  de qualidade e inclusiva. Medidas  como diminuição do número de alunos por turma, a participação dos estudantes nos orgãos de gestão, o papel de professor, a participação dos pais e encarregados de educação e a sua inserção com a comunidade em projectos de integração social, tal como tem estado a ser efectuado pela  Federação  de Pais e Encarregados de Educação do Distrito de Viseu, com projectos de inclusão junto das camadas mais desfavorecidas e marginalizadas da  população.
Foram muitas as intervenções que denunciaram as tentativas da política  neo-liberal de asfixiar uma escola pública democrática  e  de qualidade e a ofensiva contra mecanismos de participação dos diversos intervenientes no processo educativo  consubstanciada no novo modelo autocrático de gestão , no entanto também foram avançados modelos de boas práticas, com exemplos concretos e aventadas alternativas  para transformar a  Escola que temos na Escola que queremos!

Vê video com excertos de intervenções: