Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

O interioricídio soma e segue! PDF Imprimir e-mail
07-Jun-2010

Opinião
Texto de Maria da Graça M. Pinto

O anúncio do encerramento de 500 escolas do primeiro ciclo até ao final do ano lectivo e a perspectiva de a estas se juntarem, a curto prazo, mais 400 , apanhou o país desprevenido, com  particular destaque para as  crianças e famílias do interior  as mais afectadas por esta medida. O interioricídio soma e segue, e as crianças são as principais vítimas.
Argumentam os responsáveis do Ministério da Educação que a qualidade da oferta educativa  é a razão de ser desta decisão e que o processo será concertado com as autarquias e as comunidades locais. Temos todas as razões para desconfiar desta declaração de intenções. Toma-se uma decisão no aconchego dos gabinetes, à revelia das autarquias , das populações e dos   actores educativos e, simultaneamente, declara-se a intenção de  implementar o processo de forma participada. Como diz o povo, a bota não bate com a perdigota!

 A estratégia não é nova. Foi assim, quando há anos se anunciou o encerramento de escolas com menos de dez alunos. Entretanto, a sanha da poupança aumentou e o resultado está à vista. Desta vez  passaram a estar na mira de fogo as escolas com menos de vinte alunos. E quem sabe, se num futuro próximo, a obsessão do défice, não irá ditar outros números! A fazer fé na  duplicação dos números agora verificada, iríamos, então,  para a fasquia mínima  das quarenta crianças por escola!
Se juntarmos a esta medida, a decisão de criar mega-agrupamentos, o quadro fica, ainda, mais claro. Afastam-se crianças do meio em que cresceram e consagram-se direcções de agrupamentos distantes das realidades locais e da comunidade educativa. Trata-se de implementar medidas economicistas, com base na régua e no esquadro, fazendo tábua rasa dos interesses das populações e da melhoria da oferta educativa.
O impacto desta política far-se-á sentir, sobretudo, nos concelhos do interior. Casos como o do concelho de Vouzela, onde, de acordo com notícias vindas a público, se prevê o encerramento de 12 escolas,  de Aguiar da Beira, onde das cinco escolas existentes, apenas sobrará uma, ou de Gouveia que  perderá 10 escolas, irão repetir-se-ão  por todo o interior.
Entretanto o Bloco de Esquerda chamou a ministra da educação ao parlamento para explicar esta medida. O país tem direito a um cabal esclarecimento sobre as verdadeiras razões que determinaram esta decisões,  tomada nas costas dos cidadãos e  que, a nosso ver nada têm a ver com a qualidade da educação ou os interesses das crianças.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Destaque
bannercp11.jpg
Gui Direitos Estudante
brochuraestudantes.jpg
virus_12.jpg
Sites do Bloco

be_esq.jpg
grupo_parlamentar_copy.png
be_sitebe.jpg
 beinternacional.jpg
videos_parlamento.jpg 
videos_campanha.jpg
livraria_online_copy_copy.gif

be_ecoblog.jpg

Bloco no FacebookBloco no MySpace

 Bloco no TwitterBloco no Youtube

 Bloco no hi5Bloco no Flickr

Online
© 2024 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.