Home arrow Notícias arrow Trabalhadores da Casa do Douro com 8 meses de salário em atraso
Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

Trabalhadores da Casa do Douro com 8 meses de salário em atraso PDF Imprimir e-mail
21-Jun-2010
casa_douro.jpgO Bloco de Esquerda (BE) anunciou hoje que vai apresentar um projeto de resolução para o pagamento dos salários em atraso aos trabalhadores da Casa do Douro (CD) e que garanta a sustentabilidade da instituição representativa da lavoura duriense.
 
Os deputados Rita Calvário e Pedro Soares reuniram hoje, no Peso da Régua, com trabalhadores do quadro privado da organização duriense que se queixaram de oito meses de salários em atraso.

Uma das funcionárias da CD, que não quis ser identificada, falou no "futuro incerto" e nas dificuldades sentidas em "pagar as despesas de casa".
A solução encontrada por alguns destes trabalhadores foi a suspensão temporária do contrato de trabalho, o que, segundo disse à Agência Lusa, "permite que entre algum dinheiro no fim do mês".
 
"Já não acreditamos numa solução para a CD. Escondem-nos tudo, não temos certezas de nada, abafam-nos as nossas declarações a nível da comunicação social. Não vemos qualquer luz ao fundo do túnel", salientou.
 
A deputada Rita Calvário afirmou à Lusa que o BE vai apresentar um projeto de resolução que vise encontrar precisamente soluções para os salários em atraso e que garantam a sustentabilidade da CD.
 
Apesar de os trabalhadores afetados serem do quadro privado da instituição, o bloco defende que o Governo deve "adiantar dinheiro" que permita cobrir os salários acusando-o de ter responsabilidade nas dificuldades financeiras do organismo.
 
"Essas dificuldades prendem-se com opções políticas dos vários governos. Por isso é responsabilidade do Governo dar à instituição a dignidade que ela sempre teve, nomeadamente mantendo as competências que ao longo dos anos foi tendo, como seja o cadastro ou da comercialização dos vinhos", salientou a deputada.
Acrescentou que "ao manter esta agonia da CD, o Governo pretende esvaziar a instituições e aos poucos ir declarando a sua morte".
 
Rita Calvário referiu ainda que a 07 de julho a Comissão de Agricultura da Assembleia da República recebe o ministro da Agricultura e que o BE vai aproveitar para voltar a questionar o governante sobre o dossier Douro.
 
Em dezembro de 2009, o Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas criou um grupo de trabalho, constituído pela Secretaria de Estado da Agricultura, a CD e o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), para responder com rapidez às dificuldades daquela instituição.
 
No entanto, até agora ainda não foram anunciadas soluções, nem sequer foi divulgada a proposta negocial entregue pelo Governo à instituição representativa de 40 mil vitivinicultores.
 
A CD possui uma dívida ao Estado, que ascende a 110 milhões de euros, e ao sistema financeiro, de 20 milhões de euros.
PLI.
 
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Lusa/Fim
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
© 2024 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.