Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

Orçamento Geral do Estado PDF Imprimir e-mail
16-Out-2010
 Opinião
Texto de Maria da Graça M. Pinto
 
Em vésperas de apresentação da proposta do Orçamento para 2011, Passos Coelho reuniu com os quatro maiores bancos portugueses. A sintonia entre o líder do PSD e a banca não nos espanta! PSD e PS comungam da mesma submissão aos interesses financeiros.
Quando é noticiado que os “mercados financeiros” estão “nervosos” e não têm confiança no nosso país o que isso significa é que os bancos, | que são quem compõe os mercados financeiros, exigem mais sacrifícios  à maioria da população portuguesa para tapar os buracos que têm nas suas contas.
 Foi por isso que Governo português e o banco público enterraram no BPN mais de 4.000 milhões de euros, sem que soubéssemos  quanto é que os contribuintes irão pagar por essa benesse à banca. Entretanto, O PS e o PSD, que fazem do equilíbrio orçamental  a sua bandeira,  silenciam esta situação  que pode  fazer o défice disparar significativamente e contam com a cumplicidade do Presidente da República e do Banco de Portugal.
Portugal poderá enfrentar uma nova crise financeira em 2011, já que as contas do governo   ignoram  “o escândalo financeiro do BPN”.  As contas nacionais têm um “buraco negro” que poderá ter graves consequências orçamentais à semelhança da Irlanda que viu o seu défice aumentar de 10 para 32 por cento  por ter sido forçada a considerar nas contas nacionais o impacto da  nacionalização de um banco falido.
Mas, ao contrário de Portugal, que tem estado na mira das instituições europeias, a  Irlanda não está   debaixo de fogo , apesar do seu défice ter chegado aos 32% ! 
Qual a razão da complacência europeia  face à Irlanda?.É que  este país deu  muitíssimo mais  dinheiro aos bancos. Só o Anglo Irish Bank recebeu mais 5 mil milhões que o previsto. No total, o resgate dos bancos terá custado 40 mil milhões de euros, o equivalente a quarenta submarinos.
Entretanto,as agências de rating  não manifestaram  qualquer preocupação perante a “derrapagem” nas contas públicas irlandesas . Por seu turno,  os dirigentes das instituições europeias desdobraram-se em  elogios à política irlandesa: Jean-Claude Trichet, saudou  os anúncios “muito importantes do governo irlandês” como um facto de credibilidade  de Dublin em matéria orçamentária e  Jean-Claude Juncker disse que pensava que o governo irlandês poderia resolver o seu problema sem ter de recorrer ao Fundo de Socorro Europeu e que tinha tomado da nota da ambição do governo irlandês de reforçar a capitalização do sector bancário. Durão Barroso remeteu-se a um silêncio esclarecedor.
E é esta espiral de enganos que está na base dos sucessivos PECs. Sempre em nome do interesse nacional! …

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Destaque
bannercp11.jpg
Gui Direitos Estudante
brochuraestudantes.jpg
virus_12.jpg
Sites do Bloco

be_esq.jpg
grupo_parlamentar_copy.png
be_sitebe.jpg
 beinternacional.jpg
videos_parlamento.jpg 
videos_campanha.jpg
livraria_online_copy_copy.gif

be_ecoblog.jpg

Bloco no FacebookBloco no MySpace

 Bloco no TwitterBloco no Youtube

 Bloco no hi5Bloco no Flickr

Online
© 2022 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.