Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

Força da Razão PDF Imprimir e-mail
26-Out-2010
Opinião
Texto de Maria da Graça M. Pinto
 
Nos últimos dias, a França foi palco de um vigoroso protesto social que trouxe para as ruas cerca de 3 milhões e meio de pessoas. Por todo o país tiveram lugar greves, bloqueios e marchas lentas contra o aumento da idade de reforma. O protesto  foi particularmente sentido nos transportes de pessoas e mercadorias  e na distribuição de combustíveis, sendo que muitas refinarias pararam e  2750 bombas de gasolina ficaram inoperativas.
Os estudantes do ensino secundário  juntaram-se à contestação e  a mobilização nos liceus bateu todos os recordes , tendo sido detidos centenas de jovens. Há mesmo quem, a propósito desta mobilização, se lembre dos protestos estudantis que ocorreram no Ensino Superior, em  Maio de 68 .
Entretanto, a contestação em França não constitui um caso isolado. Na Grécia, em Espanha e um pouco por toda a Europa têm tido lugar  protestos contra as políticas de  austeridade  que    traduzem a  submissão   dos diversos governos e das instâncias europeias aos interesses financeiros.    Portugal, por se turno, será palco de uma greve geral no dia 24 de Novembro.
Todas estas jornadas de luta   evidenciam a recusa das políticas neoliberais e  constituem a afirmação de uma profunda desconfiança nos governos que, de há muito, vêm impondo sacrifícios aos povos europeus em nome de uma recuperação económica e financeira que nunca mais chega!
Os chefes dos governos grego e francês responderam  à mobilização popular com a repressão, mas  a história tem demonstrado à saciedade que a força da razão não cede à força  das bastonadas e tudo indica que  as vozes que por toda a Europa exigem  respeito pelos dos direitos laborais e sociais se farão ouvir  cada vez com mais pujança!
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Destaque
bannercp11.jpg
Gui Direitos Estudante
brochuraestudantes.jpg
virus_12.jpg
Sites do Bloco

be_esq.jpg
grupo_parlamentar_copy.png
be_sitebe.jpg
 beinternacional.jpg
videos_parlamento.jpg 
videos_campanha.jpg
livraria_online_copy_copy.gif

be_ecoblog.jpg

Bloco no FacebookBloco no MySpace

 Bloco no TwitterBloco no Youtube

 Bloco no hi5Bloco no Flickr

Online
© 2022 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.