Home arrow Jornadas Parlamentares arrow Catarina Martins e Helena Pinto questionam o Governo sobre situação da Aristides Sousa Mendes
Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

Catarina Martins e Helena Pinto questionam o Governo sobre situação da Aristides Sousa Mendes PDF Imprimir e-mail
26-Out-2010
ruinart-1132.jpgCatarina Martins e Helena Pinto, deputadas do Bloco de Esquerda, questionam o Ministério da Cultura sobre situação da Casa de Aristides Sousa Mendes em Cabanas de Viriato.

A Casa de Aristides Sousa Mendes, Casa do Passal, aguarda há mais de 5 anos a publicação em Diário da República da sua classificação como Monumento Nacional.
Este atraso é incompreensível já que todo o processo de classificação está finalizado há muito, datando o despacho de homologação de 3 de Fevereiro de 2005.

Não é aceitável ou compreensível que um atraso na publicação em Diário da República de uma classificação já analisada e decidida, venha a colocar em perigo um projecto tão meritório no que respeita à cultura, património, memória e cidadania, e que é factor essencial de desenvolvimento regional, uma vez que a Casa do Passal, localizada em pleno interior do país, em Cabanas de Viriato, Concelho de Carregal do Sal, Distrito de Viseu, é até hoje, e graças à memória de Aristides Sousa Mendes, local de peregrinação internacional.

Se até ao final de 2010 não for publicada a classificação da Casa do Passal como Monumento Nacional em Diário da República este imóvel volta a ficar à mercê dos interesses imobiliários e sem qualquer protecção legal.

Acresce que a não publicação da classificação em Diário da República impede a isenção de IMI prevista no Estatuto dos Benefício Fiscais e que estabelece a isenção de IMI para «os prédios classificados como monumentos nacionais». Ou seja, na falta da publicação, o Estado tem vindo a cobrar à Fundação Aristides Sousa Mendes um imposto sobre um imóvel que deveria estar isento.

Assim as deputadas fazem as seguintes perguntas ao Ministério da Cultura:

  1. O que justifica o atraso de 5 anos na publicação em Diário da República da classificação como Monumento Nacional da Casa do Passal?
  2. A referida publicação ocorrerá antes de 31 de Dezembro, de modo a prevenir a caducidade do processo e consequente perda de protecção legal?
  3. Tem o Governo conhecimento de que tem vindo a ser cobrado à Fundação Aristides Sousa Mendes o IMI relativo à Casa do Passal, imóvel que, enquanto Monumento Nacional, está isento do pagamento desse imposto?
  4. Irá o Governo ressarcir a Fundação pelos prejuízos causados por esta situação?
Recordamos que o bloco, durante as suas Jornadas Parlamentares em Viseu, visitou as imediações da Casa do Passal, reunindo com um representante da fundação.
 
Fotogradia retirada do blog ruin'arte.
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Destaque
bannercp11.jpg
Gui Direitos Estudante
brochuraestudantes.jpg
virus_12.jpg
Sites do Bloco

be_esq.jpg
grupo_parlamentar_copy.png
be_sitebe.jpg
 beinternacional.jpg
videos_parlamento.jpg 
videos_campanha.jpg
livraria_online_copy_copy.gif

be_ecoblog.jpg

Bloco no FacebookBloco no MySpace

 Bloco no TwitterBloco no Youtube

 Bloco no hi5Bloco no Flickr

Online
© 2021 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.