Home arrow Notícias arrow Maioria da população portuguesa é contra os Orçamentos e a favor da Greve
Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

Maioria da população portuguesa é contra os Orçamentos e a favor da Greve PDF Imprimir e-mail
02-Nov-2010
Blogosfera
Texto de Precári@s Inflexívies

021110_quadroorcamentose.jpg

De acordo com uma sondagem da Universidade Católica, feita para a RTP, que saíu hoje, mais de metade dos portugueses estão contra este Orçamento de Estado. São 55% dos entrevistados que dizem que este Orçamento não serve para o país. Temos maioria absoluta e estamos contra!

 

021110_quadromedidasoe.jpgDe entre as medidas que afectarão os portugueses, estes destacam como mais gravosa o aumento do IVA, o que é normal, pois é uma medida que afecta todas as pessoas.
Logicamente o IRS vem a seguir, seguido dos abonos de família. É de destacar o número de 19% de inquiridos que acham a medida de redução de salários muito gravosa. Este número não deve ser interpretado como uma despreocupação das pessoas em ver o seu salário reduzido, mas pelo facto de esta medida apenas afectar os funcionários públicos, daí apenas estes provavelmente o terem apontado no inquérito a que foram sujeitos. Outra leitura errada que se pode fazer destes números tem a ver com a redução de outros apoios sociais ser também apontada como mais gravosa por apenas 20% dos inquiridos, o que revela novamente que uma fatia muito pequena da população, a mais frágil porventura, recebe estes rendimentos, e por isso serão os únicos afectados. O que estes números realmente revelam é que todos, principalmente os mais frágeis, serão afectados por estas medidas e que elas têm um grande impacto nas suas vidas.

021110_quadroconcordagreve.jpgOutra conclusão, que pode ser interpretada de outra forma, é o facto de a maioria dos inquiridos estar de acodo com a Greve Geral do próximo dia 24 de Novembro. O número é revelador, 59% da população concorda com a greve. Quanto a fazer greve, os números mudam, apenas 12% dizem afirmativamente que o farão. É bom olhar para estes números para perceber o que toda a gente sabe, apesar de a greve ser um direito, a precariedade e a falta de organização dos trabalhadores dificulta muitíssimo a mobilização de qualquer tipo de protesto, com o medo de sofrer represálias ou mesmo cair no desemprego. Mas uma coisa ficamos a saber, esta Greve tem o apoio da maioria da população, e faremos por ela ser Geral.
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
© 2024 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.