Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

FMI, o Papão!... PDF Imprimir e-mail
17-Nov-2010
Opinião
Texto de Maria da Graça M. Pinto

fmi.jpgContrariando as previsões de muitos analistas económicos e do próprio Ministro das Finanças, que  anunciavam  que os juros da dívida pública  iriam baixar com a aprovação do Orçamento do Estado para 2011,  a taxa de juro ultrapassou já os 7%,  fasquia apontada por Teixeira dos Santos para o Governo equacionar  a necessidade da   intervenção do FMI em Portugal.

O nervosismo dos mercados, razão avançada por muitos analistas para justificar este crescendo dos juros da dívida pública, mais não é  do que uma tentativa de tapar o sol com a peneira . A grande questão de fundo é que quanto mais fraca estiver a economia portuguesa mais vulnerável estará à especulação financeira.
Os argumentos de que se prendem com a ordem financeira global  soam   a déja  vu!. A necessidade de acalmar o nervosismo dos mercados  e a   de obviar a  que   o FMI aterrasse na Portela  foram , ontem, como hoje,  as razões invocadas  para  justificar um acordo entre o PS e o PSD, que se traduziu em novos sacrifícios, para a maioria dos portugueses,  em nome do   interesse   nacional.
 O FMI   não vem aí, já cá está, e os portugueses conhecem-no  bem  através  dos  Programas de Estabilidade e Crescimento 1, 2, e 3,  que impuseram  medidas como   o corte nos salários.
Entretanto, os mercados financeiros não deram sinais de acalmia face às desastrosas  medidas adoptadas. Não melhorou a saúde financeira do Estado  e as condições de vida dos portugueses vão de mal a pior!  
E, ao mesmo tempo que se degradam as condições de vida da maioria dos portugueses e se antevê uma recessão económica, há quem lucre com o agravamento da dívida pública , como é o caso da banca  portuguesa – a mesma banca que em tempo de crise beneficiou de chorudos apoios, como  foi o caso   do BPN, que, depois de ter  entrado em bancarrota em consequência  do desgoverno e fraudes dos  seus responsáveis, beneficiou da bondosa injecção de 5 mil milhões de euros por parte do governo. A mesma  banca nacional e europeia que  pede  empréstimos ao Banco Central Europeu, a um por cento e, depois, à  “ boleia da crise”, de acordo   com  as regras instituídas pela zona euro,   pode  pedir ao BCE um financiamento que o Estado Português não pode ter, mas os bancos  têm-no - ,   e  compram  títulos   a taxas  muito superiores, especulando contra o seu próprio país.
 A bem da equidade e da justiça, há que pôr cobro a esta regra da zona euro que impede que os Estados em dificuldade acedam a empréstimos do Banco Central Europeu , permitindo que  as economias mais vulneráveis estejam  sempre à mercê da especulação por parte dos mercados financeiros.
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Destaque
bannercp11.jpg
Gui Direitos Estudante
brochuraestudantes.jpg
virus_12.jpg
Sites do Bloco

be_esq.jpg
grupo_parlamentar_copy.png
be_sitebe.jpg
 beinternacional.jpg
videos_parlamento.jpg 
videos_campanha.jpg
livraria_online_copy_copy.gif

be_ecoblog.jpg

Bloco no FacebookBloco no MySpace

 Bloco no TwitterBloco no Youtube

 Bloco no hi5Bloco no Flickr

Online
© 2024 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.