Home arrow Opinião arrow Uma questão de decência!
Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

Uma questão de decência! PDF Imprimir e-mail
13-Dez-2010
Opinião
Texto de Maria da Graça M. Pinto

magaapb.jpg«O Governo anunciou, na quarta-feira, novos atentados aos direitos de quem trabalha . Sócrates, obedecendo à voz do dono, Bruxelas, pretende precarizar, ainda mais, a vida  de quem trabalha, mexendo no Código do Trabalho, por forma a facilitar os despedimentos.

 E o número de desempregados sem qualquer protecção não pára de crescer. Em Outubro, segundo dados divulgados pelo Instituto de Segurança social,  menos de 300 mil pessoas   tinham acesso a uma prestação de desemprego. Entretanto, se tivermos em conta que o INE estima a existência   de cerca de 609 mil de desempregados no último trimestre de 2010 isto significa  que  a percentagem de pessoas sem qualquer apoio ultrapassa os 48%.  E quando se prevê um cenário de recessão para 2011 é previsível que o desemprego conheça em Portugal contornos  ainda mais assustadores.

É, também, de esperar que as estatísticas de pobreza no país continuem a  disparar , contrastando de forma escandalosa com o crescimento da riqueza de alguns que beneficiando da complacência do Estado engrossam a sua fortuna à custa do erário público.

Segundo o Jornal Correio da Manhã, na zona franca da Madeira  mais de 740 milhões de euros fugiram ao fisco, sendo que num total de 2678 sociedades, 2435 não têm nenhum trabalhador, sendo que o seu endereço é, apenas, um endereço postal.

De acordo com  o mesmo  jornal, que teve acesso a dados do Ministério das Finanças, 1.679 sociedades sedeadas no offshore da Madeira declararam proveitos, mas apenas 51 pagaram impostos, o que significa que  se  fosse aplicada a taxa média de IRC (20%), essas empresas deveriam ter pago ao Estado português cerca de 750 milhões de euros. No entanto o fisco recebeu apenas 5,9 milhões de euros.

Perante dados como estes, é preciso ter descaramento para  continuar a  exigir sacrifícios aos mesmos de sempre e  proteger aqueles que arrastaram o país para uma grave crise económica e social. Para quando a introdução de um mínimo de decência nas políticas governamentais?!

Graça Pinto – Direcção Distrital do BE – Viseu, 11 de Dezembro de 2010.»

Graça Pinto deixa a sua opinião em:

Emisora das Beiras
viseumais.com
obeirao.net

 

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Destaque
bannercp11.jpg
Gui Direitos Estudante
brochuraestudantes.jpg
virus_12.jpg
Sites do Bloco

be_esq.jpg
grupo_parlamentar_copy.png
be_sitebe.jpg
 beinternacional.jpg
videos_parlamento.jpg 
videos_campanha.jpg
livraria_online_copy_copy.gif

be_ecoblog.jpg

Bloco no FacebookBloco no MySpace

 Bloco no TwitterBloco no Youtube

 Bloco no hi5Bloco no Flickr

Online
Temos 1 visitante em linha
© 2023 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.