Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






A Tua Opinião Conta
a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

João Semedo e Francisco Louçã no distrito de Viseu, onde ouviram utentes e profissionais do SNS PDF Imprimir

 

Louçã e Semedo em Manhouce: encontro com moradores sobre o encerramento do posto de saúde. Fotos de Paulete Matos.
 

O deputado do Bloco de Esquerda João Semedo esteve, esta segunda-feira, nos concelhos de Santa Comba Dão, Nelas, São Pedro do Sul e Viseu para se “inteirar das várias realidades vividas pelos utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS)” deste distrito.

Durante a visita a Manhouce, São Pedro do Sul, Francisco Louçã integrou a delegação que já contava com a presença do deputado João Semedo. Aí os deputados ouviram as queixas e as preocupações de cerca de 150 pessoas desta povoação que viu recentemente fechar a sua extensão do centro de saúde, ficando sem acesso a consultas médicas.

Numa intervenção, Louçã acusou o Governo de olhar para a saúde “com despreocupação”, destruindo o acesso à saúde no mundo rural, por razões de desorganização dos serviços.

“Enquanto houver um Serviço Nacional de Saúde que não tem um médico de família para responder a cada família em Portugal, o serviço está incompleto e é insatisfatório”, sublinhou.

Ler mais...
 
Francisco Louçã em Manhouce - São Pedro do Sul PDF Imprimir
Ao programa de visitas "Em Defesa do Sistema Nacionall de Saúde" junta-se a presença do Coordenador Nacional do B.E., Francisco Louçã, durante a visita a Manhouce, São Pedro do Sul.
Francisco Louçã vai, juntamente com João Semedo, os autarcas de São Pedro do Sul eleitos pelo Bloco e a organização distrital ouvir a população, comissão de utentes e junta de freguesia relativamente ao encerramento da extensão de saúde que coloca a maior parte da população sem acesso a consulta médica devido à falta de meios de transporte.
 
Vê o programa completo.
Ler mais...
 
Em Defesa do Serviço Nacional de Saúde - Dia 20 de Setembro - Segunda-Feira PDF Imprimir
Em Defesa do Serviço Nacional de Saúde
Dia 20 de Setembro - Segunda-Feira

 

O Bloco de Esquerda marcou para dia 20 de Setembro, com a presença do deputada da Assembleia da República, João Semedo, uma série de iniciativas nos concelhos de Santa Comba Dão, Nelas, São Pedro do Sul e Viseu para se inteirar das várias realidades vividas pelos utentes do Serviço Nacional de Saúde deste distrito.


Convidamos todos a estarem presentes no Jantar/Debate que vai acontecer em Viseu pelas 19h30,
assim como a acompanhar as delegações do B.E. nas visitas.

Vê o programa completo!

Ler mais...
 
Documentários: Regresso ao Campo PDF Imprimir
novos_rurais.jpgComo é a vida dos neo-rurais portugueses? Porque se decide ir viver para o campo?... Um documentário de Paulo Silva Costa, na RTP1

João Carvalho viveu onze anos em Londres. Teve êxito, mas fartou-se do frenesim citadino e dos horários das 9 às 5.

Optou por uma existência mais simples. Veio viver com a mulher e o filho recém-nascido para uma casa abandonada que descobriu através da internet e que comprou na Benfeita, | em Arganil

Está a reconstruir a casa pelas suas próprias mãos. Só usa ferramentas manuais, e o mínimo de cimento ou de combustíveis fósseis.
Ler mais...
 
Áudio da Assembleia Municipal de São Pedro do Sul PDF Imprimir
Ouve a notícia sobre a Assembleia Municipal de São Pedro do Sul da passada sexta-feira, dia 3 de Setembro.
Ler mais...
 
FUNICULAR PROVOCA VÁRIOS ACIDENTES DURANTE A FEIRA DE S. MATEUS PDF Imprimir
Blogosfera
Texto de Olho Vivo Viseu

    acidente_funicular_30.08.2010.jpg No último “Golpe de Vista” demos conta do acidente que vitimou Susana, uma jovem de 25 anos, que  no dia 13 de Agosto, na véspera da inauguração da Feira de S. Mateus, enfiou a perna até ao joelho na fenda por onde passam os cabos de tracção do funicular, o que lhe valeu uma estadia no Hospital de Viseu durante quatro dias e uma operação a um tendão.
    Foi a sétima vítima a ir parar ao hospital, desde que há cerca de uma ano o funicular iniciou manobras de “aquecimento”, ainda antes da inauguração.
   

Ler mais...
 
PARA ACABAR COM OS ASSASSÍNIOS DE TODAS AS JOANAS DE PORTUGAL E DO MUNDO PDF Imprimir

Opinião
Texto de Carlos Vieira e Castro

vieira_joanas_recorte.jpgO que é que leva um jovem com 22 anos, estudante de Engenharia do Ambiente no Instituto Politécnico de Viseu, a matar a namorada esfacelando-lhe o crânio com uma marreta? Ciúme, é a suspeita mais vulgar. “Doença do foro psiquiátrico” é a explicação que a defesa normalmente apresenta em tribunal. Segundo a jornalista do “Público”, que teve acesso ao processo, a defesa de David Saldanha, o assassino de Joana Fulgêncio, apresenta uma “cronologia com várias idas a psicólogos e psiquiatras, desde a adolescência. E diferentes diagnósticos; transtorno depressivo recorrente; dificuldade em lidar com situações de dano, ameaça ou desafio; esquizofrenia.”
 

Ler mais...
 
Intervenção de Rui Costa -Proposta de Regulamento e Tabela de Taxas do Município de S. Pedro do Sul PDF Imprimir
bloco.jpg"O que nasce tarde, tarde ou nunca se endireita" assim começa a intervenção do deputado Rui Costa na Assembleia Municipal (A.M.) de São Pedro do Sul (S.P.S.), "depois de mais de quatro meses sem taxas válidas neste Município e depois de várias operações de liquidação e cobrança ilegal de taxas por parte da Câmara Municipal, só travadas depois de uma reacção musculada da bancada do Bloco de Esquerda nesta Assembleia", assim aparece uma proposta ilegal e inconstitucional. 
Ler mais...
 
Voto de Pesar - Mestro António Lourenço da Silva PDF Imprimir
estrelan.jpgAssembleia Municipal de São Pedro do Sul aprova por unanimidade voto de pesar, apresentado pela bancada do Bloco de Esquerda no período antes da ordem do dia, em honra do Mestre António Lourenço da Silva, falecido ontem, Lafonense e Manhoucense que dedicou parte da sua vida à preservação da música tradicional de Manhouce e Lafões, sendo entre outros,dinamizador do Grupo de Cantares de Manhouce, grupo músical impar na actividade cultural do concelho e de reconhecimento nacional.

Acede ao documento.
Ler mais...
 
Voto de Pesar - Chefe João Pombo PDF Imprimir

bloco.jpgAssembleia Municipal de São Pedro do Sul aprova por unanimidade voto de pesar, apresentado pela bancada do Bloco de Esquerda no período antes da ordem do dia, em honra do Chefe João Pombo da corporação de Bombeiros Voluntários de Alcobaça falecido no concelho de São Pedro do Sul.

Acede ao documento.

Ler mais...
 
"Até para morrer nesta terra se paga imposto" - São Pedro do Sul PDF Imprimir
sps.jpgOs Deputados Municipais do Bloco de Esquerda em São Pedro do Sul, Alberto Claudino Figueiredo e Rui Costa, propuseram, em carta dirigida à Presidente da Assembleia Municipal, a votação na especialidade, bem como propostas de alteração, do Regulamento e Tabela de Taxas Municipais.

Para os deputados o regulamento é inconstitucional pois na proposta apresentada pela C.M., aparecem um sem número de taxas fixadas mais de 400% acima do valor apurado de custo, o que se traduz numa clara ilegalidade, visto que legalmente um valor destes corresponde a um imposto, algo que a constituição não permite às autarquias criar.

Por outro lado os Bloquistas depois de apreciarem as taxas ironizam e dizem que “Até para morrer nesta terra se paga imposto!”, reparando que as taxas relativas aos cemitérios apresentam valores acima dos 70% do valor de custo.

Outros casos de inconstitucionalidade foram encontrados pelos deputados, fazendo então variadas propostas de alterações. Acede às propostas de alteração e ao regulamento de taxas municipais.

 
Concordas com as portagens na A25 e A24? PDF Imprimir

scut_anim.jpgConcordas com as portagens na A25 e A24?

Não: 35 votos - 89.7%    
Sim: 4 votos - 10.3%

Número de votos      :  39
Primeiro voto      :  Quinta, 08 de Julho de 2010 14:07
Último voto      :  Quarta, 01 de Setembro de 2010 21:13

Os leitores do site são na sua esmagadora maioria contra as portagens na A25 e A24, assim como o Bloco de Esquerda, que considera que cobrar mais este imposto aos habitantes, é acentuar as desigualdades entre o litoral e interior. Com esta medida empresas e postos de trabalho estão em risco, assim como a capacidade de compra do cidadão que cada vez mais não tem dinheiro para o dia-a-dia.

Ler mais...
 
Socialismo 2010: Textos de Apoio - Vídeo - Áudio - Fotos - Entrevistas PDF Imprimir

socialismo2010x1.jpgAconteceu em Braga no fim-de-semana passado o Socialismo 2010, Fórum de Ideias que se propôs a pensar Portugal,   Europa e o Mundo.

Foram dezenas de debates, palestras e trocas de experiência, algumas delas registadas em áudio, vídeo ou fotografia. Assiste a estes documentos bem como a textos de apoio ao debate.

Ler mais...
 
Postes da REN são alvo de providência cautelar PDF Imprimir
ren.jpgA população de Parada do Bispo, Lamego, entregou, ontem, no Tribunal Administrativo de Lisboa, uma acção popular e uma providência cautelar para travar os postes de alta tensão que a REN está a instalar nas vinhas e património mundial.

Alzira Viseu, uma das habitantes daquela aldeia, levantou dúvidas quanto à ?legalidade? da instalação dos postes e linhas por parte da Rede Energética Nacional (REN) e garantiu que a população foi confrontada com um ?facto consumado?.

“A REN recorreu-se de uma lei de 1936 para entrar nas nossas propriedades. Mas há a questão da legalidade do processo, porque nem houve um estudo de impacto ambiental, mas apenas um estudo de incidência ambiental. Não se teve em conta o facto de isto ser uma zona de Património Mundial da Humanidade e Reserva Ecológica Nacional”, sublinhou.


Ler mais...
 
Incêndios: Pedro Soares questiona Governo PDF Imprimir
pedro_soares.jpgO deputado Pedro Soares quer saber se o Governo está a preparar algum plano de intervenção para apoio aos criadores de gado afectados pelos recentes fogos florestais e em risco de perda dos seus efectivos.

Na pergunta que acaba de dirigir ao Governo o deputado bloquista, que tambem preside à Comissão Parlamentar de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, recorda as dramáticas perdas que os incêndios ocorridos este Verão provocaram nas pastagens, o que levou a que os produtores ficassem sem alimento para o seu gado.

Ler mais...
 
NA GUERRA DO FOGO, FALTA PREVENÇÃO E MEIOS DE COMBATE, SOBRAM SUBMARINOS PDF Imprimir
   Opinião
Texto de Carlos Vieira e Castro
fogo.jpgDante, o maior poeta da literatura italiana, na sua obra prima  “A Divina Comédia”, descreve-se perdido numa floresta, acossado por três feras, uma pantera, um leão e uma loba, símbolos, respectivamente, da luxúria, do orgulho e da avareza, e para lhes escapar atravessou o Inferno, conduzido por Virgílio, o poeta latino autor da Eneida, obra que inspirou o genial florentino. Volvidos oito séculos, na terra lusitana cantada por Camões, para atravessar o Inferno basta deixarmo-nos conduzir por um bombeiro no combate a um incêndio numa qualquer floresta habitada por três feras: a incúria dos sucessivos governos (no reordenamento florestal e na prevenção) e das pessoas que não respeitam o património colectivo; o abandono da agricultura e o aquecimento global. 

Ler mais...
 
Pedro Soares criticou ontem a falta de prevenção no combate aos incêndios PDF Imprimir
O presidente da comissão parlamentar de Agricultura criticou hoje a falta de prevenção no combate aos incêndios. Pedro Soares, do Bloco de Esquerda, esteve reunido no centro de comando do incêndio na serra da Gralheira, em São Pedro do Sul, no concelho de Viseu, para avaliar as consequências deste incêndio.

Segundo do deputado é preciso “reflectir sobre aquilo que se deve passar antes do incêndio”. Pedro Soares diz que é urgente “reordenamento da floresta, que praticamente não tem existido”, sublinhando a necessidade de se reforçar “prevenção e da vigilância" e  dando como exemplo as «manchas enormes de espécies resinosas, como o eucalipto» que «dificultam extremamente o combate».
Ler mais...
 
BE apresenta participação contra a CM de São Pedro do Sul, que poderá levar à dissolução da mesma PDF Imprimir
sps.jpgRui Costa, Deputado Municipal de S. Pedro do Sul, eleito pelo BE, irá amanhã, dia 3 de Agosto, apresentar nos serviços do Ministério Público junto do Tribunal Administrativo e Fiscal de Viseu uma participação contra a Câmara Municipal de S. Pedro do Sul, que poderá levar à dissolução deste órgão autárquico.
 
Desde o passado dia 1 de Maio de 2010 que as taxas municipais em S. Pedro do Sul se encontram revogadas. Os órgãos do Município teriam até 30 de Abril de 2010 para compatibilizar as sua taxas com o preceituado na Lei n.º 53-E/2006, de 29 de Dezembro, o que não fizeram.
 

Ler mais...
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 208 - 230 de 707
Destaque
bannercp11.jpg
Gui Direitos Estudante
brochuraestudantes.jpg
Revista Vírus
virus_12.jpg
Sites do Bloco

be_esq.jpg
grupo_parlamentar_copy.png
be_sitebe.jpg
 beinternacional.jpg
videos_parlamento.jpg 
videos_campanha.jpg
livraria_online_copy_copy.gif

be_ecoblog.jpg

Bloco no FacebookBloco no MySpace

 Bloco no TwitterBloco no Youtube

 Bloco no hi5Bloco no Flickr

Online
© 2017 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.