Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

Jornadas Autárquicas PDF Imprimir

jornadas_autraquicas.jpgNos dias 10 e 11 de Abril vai decorrer no Hotel Zurique, em Lisboa as Jornadas Autárquicas 2010.

Convidamos os interessados a juntarem-se a este encontro com autarcas e activistas do bloco, que têm como principais temas:

  • Regionalização e Desenvolvimento Local 
  • Água e Empresas Municipais
  • Experiências de Eleitos Locais do B.E.
  • O Poder Local para Além do Betão
  • Agenda Política e Prioridades da Intervenção Local do Bloco

aqui o panfleto da iniciativa.

Clica em "Ler Mais " para veres o programa completo.

Ler mais...
 
Bloco propõe quatro medidas face ao PEC PDF Imprimir
pancada2.jpgEstá Sócrates "disposto a prosseguir uma política de destruição do emprego, de ataque aos mais pobres", questionou Francisco Louçã, que aplaudiu a coerência política de Alegre nas críticas que fez ao PEC.

"A única coisa que importa saber esta semana é se o primeiro ministro, refugiado na sua torre de marfim, está disposto a prosseguir contra todos uma política de destruição do emprego, de ataque aos mais pobres, de injustiça fiscal e de privatizações disparatadas ou, se pelo contrário, está disposto agora a trazer um PEC que se concentre no que os portugueses exigem", afirmou Francisco Louçã na conferência de imprensa, nesta Segunda feira .

O deputado bloquista apresentou quatro questões "decisivas" relativamente à posição do Bloco de Esquerda face ao Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC).

Ler mais...
 
Alteração de Data PDF Imprimir

estrelan.jpgA Comissão Eleitoral decidiu alterar a data de apresentação da Lista candidata à Coordenadora Distrital, de 27 de Março para 3 de Abril, às 17h30.

Esta alteração deve-se ao facto de no mesmo dia em Lisboa acontecer o Debate Internacional sobre Justiça Climática e no dia seguinte o Encontro Nacional de Ambiente.

A Comissão Eleitoral enviará a todos os aderentes um email a rectificar a data.

 
Uma única moção candidata à Coordenadora Distrital PDF Imprimir
bloco.jpgOs prazos para entrega de listas e moções candidatas à Coordenadora Distrital de Viseu acabou com uma candidatura.
A lista candidata apresenta a sua moção "O Bloco na Rua" .
Dia 3 de Abril, às 17h30, na sede do Bloco é apresentada a moção pelos próprios.
Dia 10 de Abril é a votação presencial, das 16h às 22h, na sede distrital do Bloco.

 
Teatro Legislativo em Lamego com casa cheia. PDF Imprimir
foto-lamego.jpgEm Lamego, na passada terça-feira dia 16 de Março, uma centena de estudantes estiveram presentes e participaram na sessão dos Estudantes por Empréstimo realizada na Escola de Turismo e Gestão e organizada pela Associação de Estudantes da Escola.
Com muitas intervenções, voltamos a ensaiar soluções, a identificar problemas e a recolher testemunhos concretos de estudantes e das dificuldades que existem hoje no Ensino Superior. A sala foi pequena para acolher todos os que quiseram participar. Como reagir com a acção social, como lidar com os professores, como juntar a solidariedade dos colegas, como fazer ouvir a voz dos estudantes, foram algumas das situações que motivaram a vontade transformadora dos espect-actores e espect-actrizes de Lamego.
 
Lê as sugestões recolhidas na sessão de Lamego
Ler mais...
 
Urânio: Solução à vista, apesar do PS PDF Imprimir
marianaiveca.jpgDepois de ter chumbado por duas vezes o acesso às pensões de invalidez dos antigos trabalhadores da Empresa Nacional de Urânio, o PS tenta agora limitá-las.

Todos os partidos da oposição apresentaram propostas para garantir esse acesso aos trabalhadores afectados pela exposição a material contaminante. Mas o PS, depois de ter chumbado por duas vezes iniciativas semelhantes quando tinha maioria absoluta no Parlamento, anuncia agora que irá viabilizar apenas as do PSD e CDS, que limitam aquele acesso a um período mínimo de permanência na empresa.

“Com esta posição o PS contraria todos os estudos científicos que existem sobre esta matéria”, criticou a deputada do Bloco de Esquerda Mariana Aiveca.

Ler mais...
 
Desastres naturais vão afectar 325 milhões de pessoas em 2015 PDF Imprimir
clima_100326_27.jpgAs Alterações climáticas irão afectar cerca de 325 milhões de pessoas, mais 40% do que são afectadas actualmente. O Bloco de Esquerda promove Debate Internacional e Encontro Nacional.
 
"O até agora inexorável avanço do aquecimento global e a má gestão do meio ambiente vão provocar uma proliferação de secas, desabamentos de terras, inundações e outras catástrofes, que darão lugar, em 2015, a um nível sem precedentes de necessidades humanitárias", alerta a Oxfam em comunicado divulgado nesta Terça feira.
 
Ler mais...
 
Plenário com Francisco Louçã PDF Imprimir
estrelan.jpgSábado, 20 de Março,
21 horas, Sede Distrital (Rua das Ameias,nº6,2º)
 
Plenário Distrital com Francisco Louçã
 
Discussão sobre a situação política
 
O dia Internacional da Mulher e a agenda feminista PDF Imprimir

Opinião
Texto de Maria da Graça M. Pinto 

 mulher.jpegNa semana que agora finda, cumpriu-se mais um 8 de Março, dia Internacional da Mulher.
Foi por iniciativa da II Internacional Socialista, reunida em Congresso  em  1911,  que neste dia se passou a  celebrar a luta contra as desigualdades com base no género. O objectivo foi  prestar homenagem às mulheres de todo o Mundo que lutavam pelos seus direitos, com particular destaque para as americanas que, a 8 de Março de 1857  e de 1909, tinham desenvolvido grandiosas jornadas de luta nas fábricas e nas ruas.


Ler mais...
 
José Soeiro Visita ESTLG PDF Imprimir

estgl.jpgAmanhã, dia 16 de Março, pelas 14 horas, o deputado José Soeiro visita a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego.

Esta visita tem como objectivo observar as condições que esta escola oferece aos alunos.

O deputado falará à imprensa à saída da visita.

 
Estudantes por Empréstimo em Lamego PDF Imprimir
teatro_legislativo.jpg

 “Estudantes por Empréstimo” é uma peça de teatro-fórum criada por um grupo de estudantes do ensino superior e conta uma história que é comum a milhares de jovens em Portugal. Esta peça vai percorrer as principais escolas do ensino superior no nosso país e vai desafiar os estudantes e quem quiser participar a mudar o rumo à história, a propor outras formas de agir na situação representada. A 16 de Março, pelas 15 horas, a peça vai passar em Lamego, na Casa do Poço(em frente à Sé de Lamego).

Ler mais...
 
Bloco apresenta 15 medidas para uma Economia decente PDF Imprimir
francisco_l.jpgFrancisco Louçã apresentou a resposta do Bloco de Esquerda ao governo sobre o PEC, demonstrando que é possível reduzir mais o défice, já este ano, e simultaneamente promover uma política de recuperação para a criação de emprego. Aceda aqui ao documento , em pdf.

No memorando, o Bloco de Esquerda critica o cenário macroeconómico do Governo, cujos resultados serão desastrosos, a pior perfomance entre os países da zona euro para o período 2010/2013 e a redução do desemprego apenas em 25.000 pessoas em 4 anos, cujo resultado político será "tornar permanente o recorde histórico do desemprego".

Considerando que a "política económica não pode desistir de promover o investimento estratégico para a recuperação contra a crise" propõe uma primeira medida imediata, de reabilitação de casas desocupadas e degradadas, com um investimento total de 5 mil milhões ao longo de 3 anos, para recuperar 200 mil casas, que "cria 60 mil postos de trabalho directos e tem um impacto de reanimação na economia de cerca de 4% do PIB".

Ler mais...
 
O Estado e a dívida social PDF Imprimir

Opinião
Texto de Maria da Graça M. Pinto 

magaapb.jpgNa semana que agora finda, os trabalhadores da função pública estiveram em greve contra o congelamento de salários.
Os detractores deste protesto invocam dois argumentos essenciais para o condenar! O difícil momento que o País atravessa e os alegados privilégios de que usufruiriam os trabalhadores do sector público.
São ambos improcedentes!
 Os argumentos que se prendem com a difícil situação económica do País são recorrentes. Antes, era o objectivo do défice zero, depois a crise e agora, a saúde das contas públicas e a recuperação económica.
Ler mais...
 
Eleições para a Coordenadora Distrital de Viseu PDF Imprimir
Regulamento Eleitoral
Eleições para a Coordenadora Distrital de Viseu 
 
De acordo com os estatutos do BE e com as decisões da actual Coordenadora Distrital de Viseu a Comissão Eleitoral convoca as eleições para a Coordenadora para o biénio 2010 / 2012 para o dia 10 de Abril próximo e propõe um calendário e um regulamento.
Comissão eleitoral eleita em coordenadora distrital:
Carlos Vieira e Castro, Carlos Couto, Carla Mendes.

Calendário

  •  até 7 de Março  – afixação do regulamento no site.
  •  09 de Março – envio de regulamento por carta.
  •  19 de Março – último dia para entrega de listas com respectivas moções.
  •  20 de Março – afixação das listas e respectivas moções no site distrital e envio das listas por e-mail e carta tod@s @s aderentes e envio dos boletins de voto por correspondência.
  •  27 de Março – Apresentação das listas/moções pelos próprios e debate, caso se verifique a existência de mais do que uma lista.
  •  5 de Abril – Último dia para envio por correio de voto por correspondência (data do carimbo dos CTT)
  • 10 de Abril - Dia  votação presencial na sede do Bloco.


Ler mais...
 
Documentários: Tragédia na Madeira: Um desastre já anunciado há dois anos PDF Imprimir

madeira.jpgEste vídeo é uma reportagem do programa Biosfera da RTP 2, de Abril de 2008, em que se prevê com um assustador rigor tudo o que aconteceu na Madeira. 

O desrespeito pelo POOC, o facilitismo no PDM, a não responsabilização dos prevaricadores ou mesmo a falta de uma política que crie nos habitantes uma cultura sobre o perigo são, além da chuva, os responsáveis por esta tragédia.

Acrescentado: Vídeo com declarações de Alberto João Jardim sobre a natureza, o desenvolvimento e os "vigaristas c'andam paí feitos verdes".

Ler mais...
 
Tomada de posição relativamente à publicação da portaria sobre o Serviço de Finanças 2 PDF Imprimir
Comunicado de imprensa

Tomada de posição relativamente à publicação da portaria sobre o Serviço de Finanças 2


Em dia de greve na função pública é publicada a portaria (138/2010 de 4 de Março) que oficializa a extinção do Serviço de Finanças 2 assinada por Teixeira dos Santos, Ministro do Estado e das Finanças do Governo de José Sócrates.
Este diploma vem provar que as intenções do governo nunca foram a da fusão, mas sim o encerramento, senão vejamos:

Ler mais...
 
Uma nova política cultural precisa-se! PDF Imprimir

cultura_e_direitos.jpg

Bloco promove Roteiro sobre Cultura com sessões públicas em todo país

Uma nova política cultural precisa-se!

Domingo, 07 de Março de 2010, 18h

Solar dos Peixotos (Assembleia municipal de Viseu, junto à PSP)

Nos últimos 10 anos Portugal assistiu a alterações profundas na dinâmica cultural do país, que não foram, no entanto, acompanhadas do necessário investimento financeiro, nem de corpo legislativo que assegurasse o serviço público que se exige nesta área.

O Bloco de Esquerda assumiu como eixos prioritários na política cultural o acesso das populações à fruição de bens culturais e a meios de produção artística e cultural, a salvaguarda do património cultural material e imaterial, e os direitos laborais dos profissionais do sector cultural.

Estes eixos exigem a tomada de posições, e a elaboração de iniciativas legislativas, relativas a modelos de financiamento da cultura, cartas de missão de equipamentos culturais e estatuto e certificação profissionais.

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda e o Bloco de Esquerda de Viseu gostariam, deste modo, de o convidar a estar presente na sessão pública de 07 de Março, pelas 18 horas, no Solar dos Peixotos (Auditório da Assembleia Municipal de Viseu, junto à PSP)

Convida-mo-lo ainda a participar no fórum online Direitos e Intermitência, alojado em http://cultura.bloco.org, que é dedicado às questões do trabalho e qualificação no sector cultural.

Ler mais...
 
Assembleia Eleitoral para Coordenadora de Jovens Estudantes PDF Imprimir
votos.jpgA Assembleia para eleição dos delegados, do distrito de Viseu, à Conferência Nacional de Jovens Estudantes é no dia 13 de Março, na sede distrital, Rua das Ameias,nº6, 1º.
Em breve recebes em casa a/s lista/s candidata/s e a/s sua /s orientação/ões política/s, bem como o material necessário para o voto por correspondência.
 
Consulta o caderno de debates 1. Brevemente receberás o "caderno de debates 2". Podes dar o teu contributo para esse caderno até dia 6 de Março, enviando o teu texto para Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail .
 
<< Início < Anterior | 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 | Seguinte > Final >>

Resultados 300 - 322 de 707
Destaque
bannercp11.jpg
Gui Direitos Estudante
brochuraestudantes.jpg
virus_12.jpg
Sites do Bloco

be_esq.jpg
grupo_parlamentar_copy.png
be_sitebe.jpg
 beinternacional.jpg
videos_parlamento.jpg 
videos_campanha.jpg
livraria_online_copy_copy.gif

be_ecoblog.jpg

Bloco no FacebookBloco no MySpace

 Bloco no TwitterBloco no Youtube

 Bloco no hi5Bloco no Flickr

Online
Temos 2 visitantes em linha
© 2024 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.