Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

Mais Apoio, Regras Justas PDF Imprimir

Camaradas e amigos, já a partir de amanha vamos para a rua com a campanha "Mais Apoio, Regras Justas" , para a qual definimos a agenda abaixo.

Vem ajudar-nos, aparece num dos pontos de recolha e dá o teu contributo, podes também assinar via internet aqui ou imprimir a petição e entrar em contacto.

Para mais informações: 967985053 e Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail


Horário da campanha:

Terça-Feira (19):


10h - Banca frente ao Centro de Emprego 

10h30 - conferência de imprensa no local da banca

18h00 - Banca na Rua Formosa, junto à Caixa Geral de Depósitos (antiga caixa agrícola)

Quarta-Feira (20):


9h30 - Banca frente ao Centro de Emprego

18h - Banca à porta da Central de Camionagem

Quinta-Feira (21):


9h30 - Banca frente ao Centro de Emprego

15h00 - Banca frente à Segurança Social

Sexta-Feira (22):


9h30 - Banca frente ao Centro de Emprego

15h00 - Frente ao Palácio do Gelo

 
Itália. Vemos, ouvimos e lemos. Não podemos ignorar. PDF Imprimir

Blogosfera

Texto do Envolve-te

italia-liga-do-norte-racismo.jpgSão 7 e 30 da manhã, cumprindo o ritual diário de uma hora e vinte minutos de viagem para ir trabalhar, ouço na TSF que chega hoje à Grécia uma delegação do FMI (Fundo Monetário Internacional) que ficará toda a semana a escrutinar as contas e finanças da República Grega. Na mala trazem todas as imposições recorrentes para casos como este: diminuição do défice e da dívida pública, reforma da segurança social, congelamento de salários, um programa de privatizações, e a “reorganização” de todos os serviços prestados pelo sector público e da economia. A mesma fórmula foi aplicada na Irlanda e na Islândia. Os Estados com défices resultantes das medidas anti-crise também já levaram o puxão de orelhas da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) e da UE (União Europeia). Os avisos são claros e peremptórios: ou cumprem as regras do PEC (Pacto de Estabilidade e Crescimento) ou serão alvo de procedimentos e sanções por parte da UE já a partir de 2011.

Ler mais...
 
Reunião/Debate com jovens do B.E. do Distrito de Viseu PDF Imprimir

Reunião com aderentes

Como melhorar a intervenção dos jovens do B.E. ?


Convidamos todos os aderentes a estar presente numa reunião na sede do B.E.- Viseu para debatermos como os jovens devem intervir na construção do Bloco de Esquerda e dos movimentos sociais.
 
É já este sábado, dia 16 de Janeiro, pelas 17 horas.
 
Este diálogo vai ter a presença do José Gusmão (Deputado e membro da Comissão Política do Bloco), que nos vai apresentar um conjunto de propostas sobre trabalho de juventude que serão discutidas na próxima reunião da Mesa Nacional. A reunião tem como função ouvir e registar o contributo de tod@s.


A tua participação é importante e o teu contributo conta!

Ler mais...
 
O Lixo e os Ratos de Fernando Ruas! Esses Não Aparecem nos Jornais! PDF Imprimir
Blogosfera
Texto do Viseu Esquerda  

Ou muito me engano, ou o nosso presidente anda com problemas bipolares. Há noite sonha com uma intifada contra os fiscais do ambiente. De manhã acorda como se fosse o Capitão Planeta e ameaça: “ou os feirantes deixam o recinto limpo ou acaba-se com a feira”! Nem a Quercus, nem a Greenpeace, nem sequer os supostos radicais do Movimento Verde Eufémia se lembrariam de tanto.

Dracon redigiu o primeiro código escrito da Grécia no séc. VII A.C., regulamento esse que ficou célebre por punir com a morte quase todos os delitos, fossem eles muito ou pouco graves. Daí a expressão “medida draconiana”. Apesar de tudo, era amado pelos cidadãos. Tivesse nascido Fernando Ruas na Grécia do séc. VIII A.C. e talvez a palavra fosse hoje outra...

Mas se a quinta da vizinha é sempre melhor do que a minha, o mesmo se poderá dizer do pecado do vizinho, que é sempre mais gravoso que o nosso. Porque no que toca a lixeiras, a CMV relativamente aos feirantes não fica nada atrás, sendo que o ilícito é agravado pela responsabilidade devida a quem deveria dar o exemplo e a quem pede aos outros atitudes que nem o próprio toma.

Ler mais...
 
Moção Apresentada na Assembleia Municipal de Viseu de 8 de Janeiro PDF Imprimir

MOÇÃO

REFORÇO DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO EM VISEU

Os viseenses têm vindo a reclamar desde há muito ensino universitário  público. Essa reivindicação tem sido negada por uns governos e iludida por outros,   com  promessas que ou não são cumpridas ou são anuladas pelos governos seguintes, ou  representam tentativas de conciliar objectivos antagónicos: criar mais ensino superior público sem prejudicar os interesses das instituições de ensino superior privadas existentes no concelho e na região. Pelo meio, desperdiçaram-se oportunidades, prejudicando o desenvolvimento da nossa região.

Ler mais...
 
Intervenção do deputado Carlos Vieira na Assembleia Municipal de Viseu de 8 de Janeiro PDF Imprimir

A VERDADEIRA HISTÓRIA DA FRUSTRADA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE VISEU

 Já vai longe o tempo em que o professor José Silvestre escreveu um inflamado artigo, publicado em vários jornais locais, lamentando que Viseu fosse “um buraco negro rodeado por uma miríade de sois” (referindo-se às universidades públicas que iam sendo criadas à nossa volta: Aveiro, Vila Real, Covilhã, a somar às de Coimbra e do Porto.) Mas havia (e há ainda) quem pense que Viseu está no centro do universo e não descansaram enquanto não expulsaram da cidade, ao mínimo pretexto, o pólo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Recordo que o reitor da U.P., recebido com todas as honras na Câmara Municipal de Viseu, disse no seu discurso que, a seguir àquele projecto pioneiro, poderiam vir para Viseu pólos de outras Faculdades e depois, naturalmente, seria como um filho que se separa do pai.” Foi a primeira grande oportunidade desperdiçada.

Ler mais...
 
ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE VISEU DISCUTIU MAIS UMA VEZ A UNIVERSIDADE PÚBLICA PDF Imprimir

ensino.jpgNo passado dia 8 de Janeiro reuniu-se em sessão extraordinária a Assembleia Municipal de Viseu, por solicitação do presidente da Câmara Municipal. que pretendeu discutir naquele órgão, a posição do ministro Mariano Gago que lhe terá dito pessoalmente que não estaria disponível para criar novas universidades, estando mais  inclinado para a fusão, junção ou associação de universidades. Fernando Ruas começou por fazer a sinopse da história das tentativas dos viseenses de criarem uma Universidade Pública em Viseu, justificando a não aceitação, por parte do PSD, da criação do Instituto Universitário ligado à Universidade de Aveiro, criado pelo Governo de Guterres, por saberem que o governo de Durão Barroso iria criar uma Universidade Pública de raiz, e acusou o governo do José Sócrates por ter suspendido a criação da universidade criada pelo Governo de Durão Barroso, segundo o modelo proposto por Veiga Simão. Pela sua parte, o presidente da Câmara de Viseu garantiu que já tinha feito tudo o que estava ao seu alcance.

Ler mais...
 
Boletim Participacção sobre crise económica e social PDF Imprimir

participa2201.jpgO Boletim Participacção nº. 22, de Janeiro e Fevereiro de 2010, é sobre crise económica e social, aumentos salariais e concertação social. Francisco Louçã escreve sobre "uma segunda vaga da crise económica e social". No boletim pode ainda ler artigos sobre Qimonda, educação, bancários e petição dos movimentos de trabalhadores precários. Leia aqui o boletim em pdf.

 
SE VISEU NÃO TEM UNIVERSIDADE PÚBLICA DEVE-O, EM PRIMEIRO LUGAR, A FERNANDO RUAS E AO PSD PDF Imprimir

Comunicado

 O anúncio do ministro Mariano Gago da criação de um curso de Medicina na Universidade de Aveiro (UA) veio provocar uma onda de indignação por parte do PSD/Viseu e, em particular, de Fernando Ruas que já decidiu apelar a uma nova mobilização dos viseenses.
 O Bloco de Esquerda demarca-se desde já deste alarido hipócrita e acusa mais uma vez os partidos que têm tido responsabilidades, de forma rotativa, no governo do país de serem os responsáveis pelo facto de Viseu não ter uma Universidade Pública, por não terem sabido apresentar uma projecto credível, enredados em compromissos, repetidamente assumidos, de não beliscar os interesses particulares dos estabelecimentos de ensino superior privado, (cooperativo e concordatário) existentes em Viseu. Por isso é que todos os projectos apresentados pelo PSD não passaram de logros, como o projecto de Veiga Simão que mais não era do que “oferta pública de ensino privado”, como denunciámos oportunamente, ou como a “universidade telemática”, apadrinhada por Almeida Henriques, que  não passava de “ensino à distância”, quando a Universidade Aberta já tinha um Centro de Apoio na Escola Superior de Educação de Viseu.
 

Ler mais...
 
OS REIS MAGOS DA AUTARQUIA DIZEM QUE VÃO A CAMINHO MAS O PEQUENO JOEL CONTINUA A DORMIR NO ESTÁBULO PDF Imprimir
Blogosfera
Texto de Olho Vivo Viseu
2008-12-26-2000anosdepois_5.jpgNo ano passado, por esta altura, denunciámos aqui, pela quinta vez, no “Golpe de Vista” intitulado 2000 ANOS DEPOIS, AINDA HÁ MENINOS A VIVER EM ESTÁBULOS, o caso do David Joel, que agora tem cinco anos, e que desde que nasceu vive com os pais e a avó num tugúrio, o rés-do-chão de uma casa na Travessa do Matadouro, que já serviu de loja de animais e ainda conserva, agarrada às paredes, uma das argolas onde se prendia o burro. “Loja de animais” foi, de resto, como caracterizou aquela habitação uma técnica da Habisolvis, quando ali levámos o problema.
Ler mais...
 
CASAMENTO DE HOMOSSEXUAIS E OS EQUÍVOCOS DO SENHOR BISPO DE VISEU PDF Imprimir

Opinião

Texto de Carlos Vieira

Tenho o maior respeito pelo senhor Bispo de Viseu. Já aqui enalteci a sensatez e humanidade que demonstrou ao demarcar-se da posição do Papa Bento XVI ao afirmar que o uso do preservativo, por parte de uma pessoa infectada pelo vírus da SIDA, “não somente é aconselhável como poderá ser eticamente obrigatório”. E quando o desafiei publicamente a levar a sua coragem um pouco mais longe, não restringindo a opção pelo preservativo apenas aos infectados pelo HIV, mas a todos os que tenham comportamentos de risco, na esteira aliás de outros membros da Igreja católica, como o Bispo Torgal Ferreira que ao comentar as afirmações do Papa, afirmou que “proibir o preservativo é condenar à morte milhões de pessoas”, o bispo Ilídio Leandro, embora passando ao lado do uso alargado do preservativo,  voltou a dar mostras da sua lucidez ao defender o divórcio em casos de violência conjugal ou sempre que “o casal não consegue viver no amor”, nem recomeçar uma experiência falhada. Também não esqueço que aceitou subscrever a “Carta Aberta Sobre Políticas de Imigração”, promovida por 21 associações de imigrantes e de defesa dos direitos humanos (entre as quais a Associação Olho Vivo), ao lado de muitas personalidades conhecidas, dirigida aos órgãos de soberania e aos partidos políticos, contra as políticas nacionais e europeias que discriminam os imigrantes e dificultam a sua integração na sociedade. Por tudo isto, fiquei profundamente desiludido ao ler o artigo de opinião que o bispo Ilídio Leandro assinou no Jornal de Notícias do passado dia 3, com o título “Casamento gay e família”. 
 

Ler mais...
 
Desemprego aumenta PDF Imprimir
desemprego.jpg(...)"No distrito de Viseu, só no primeiro trimestre, o número de desempregados aumentou para 5600. Mangualde é o concelho que lidera as estatísticas, fruto dos despedimentos na Citroën. O aparecimento de grandes superfícies comerciais e de hipers e supermercados tem permitido evitar uma maior escalada do desemprego na região, na medida em que vieram ocupar o espaço deixado por cerca de 10 médias e grandes empresas, que entre 2005 e 2009 encerraram as portas no distrito. Malhacila, Diatrada, Johnson Controls são alguns exemplos."
Ler mais...
 
Documentários: Criança - A alma do negócio PDF Imprimir

bebe_marcas.jpg"Este documentário mostra como no Brasil a criança se tornou a alma do negócio para a publicidade. A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, então, as crianças são bombardeadas por propaganda que estimulam o consumo e que falam directamente com elas.

O resultado disso é devastador, crianças que aos cinco anos, já vão à escola totalmente maquilhadas e deixaram de brincar e correr por causa dos seus saltos altos; que sabem as marcas de todos os telemoveis mas não sabem o que é uma minhoca;que reconhecem as marcas de todos os salgadinhos mas não sabem os nomes de frutas e legumes.

Num jogo desigual e desumano, os anunciantes ficam com o lucro enquanto as crianças arcam com o prejuízo de sua infância encurtada. Contundente, ousado e real este documentário escancara a perplexidade deste cenário, convidando-o a reflectir sobre seu papel dentro dele e sobre o futuro da infância."
Ler mais...
 
Duas numa ! PDF Imprimir

Blogosfera

Imagem de Viseu, Senhora da Beira

 

091212_153948.jpg

 

Ler mais...
 
Curso de Medicina a caminho de Aveiro PDF Imprimir
medicina.gif"A Universidade de Aveiro (UA) deverá arrancar em 2011/12 com um curso de Medicina. A comissão internacional de avaliação ratificou o projecto, faltando o sim do ministro, que poderá anunciar a decisão no aniversário da UA.

Ler mais...
 
A SAÚDE DA TELMA TAMBÉM PASSA POR UMA CASA NOVA PDF Imprimir
Blogosfera
Texto de Olho Vivo Viseu

 

 A Telma tem 3 anos e sofre de uma doença incurável, fibrose quística, que afecta o aparelho digestivo e respiratório e a obriga a tomar uma bateria de comprimidos por dia e a tratamentos com bronco-dilatadores. Todos os meses, ou de dois em dois meses, tem de ir a uma consulta no Hospital Pediátrico de Coimbra, onde está a ser seguida. O pai, António Fernandes dos Anjos Pinto, de 24 anos, casado há cinco com Guida Maria Soares Dias, de 20 anos, recebe o Rendimento Social de Inserção, pelo foi obrigado a prosseguir os estudos, encontrando-se a tirar o 9º ano. Moram em Bodiosa, no Bairro da Lapa, a mais de 10 km da cidade, pelo que às vezes não tem dinheiro para meter gasolina para ir à escola. De noite não há transportes públicos. Já tem falhado a ida a Coimbra, à consulta de Telma, por falta de dinheiro. Descontando os 100 euros que paga de renda por aquele tugúrio, ficam com 350 euros. Também devia ir todos os dias ao Hospital de Viseu para Telma poder fazer fisioterapia. Tem medo que lhe tirem a menina ou que lhe cortem o RSI, por nem sempre poder ir à escola e ao hospital.

Ler mais...
 
As irritações de Ruas. A democracia é uma chatice! PDF Imprimir
Blogosfera
Texto do Viseu Esquerda
 
Para os caciques, a democracia é uma chatice. Nem com 62% dos votos se consegue calar a oposição. Não há direito. Uma vergonha. Numa cidade onde tudo é perfeito, ainda há quem consiga embirrar com as opiniões, juízos e projectos do presidente que (qual palavra divina) acabam sempre por ser lei. Os vereadores acabam por estar lá apenas para fazer figura de corpo presente, ou para cumprir a mal fadada lei das cotas que obriga as "donas de casa" a ir para a política. Não peça é o mesmo aos deputados municipais da oposição. Para acólitos bastam os presidentes de junta.

Ler mais...
 
Deputados do B.E. em São Pedro do Sul votam contra orçamento camarário PDF Imprimir

Deputados do Bloco de Esquerda votaram contra o orçamento camarário.

Ouve aqui as declarações:   

Ouve também as declarações quanto à alteração do símbolo heráldico aprovado pela bancada do PSD.

 
<< Início < Anterior | 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 | Seguinte > Final >>

Resultados 346 - 368 de 707
Destaque
bannercp11.jpg
Gui Direitos Estudante
brochuraestudantes.jpg
virus_12.jpg
Sites do Bloco

be_esq.jpg
grupo_parlamentar_copy.png
be_sitebe.jpg
 beinternacional.jpg
videos_parlamento.jpg 
videos_campanha.jpg
livraria_online_copy_copy.gif

be_ecoblog.jpg

Bloco no FacebookBloco no MySpace

 Bloco no TwitterBloco no Youtube

 Bloco no hi5Bloco no Flickr

Online
© 2024 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.