Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






A Tua Opinião Conta
a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

Lutas estudantis em destaque na revista Vírus PDF Imprimir
virus_12.jpgJá está disponível na internet mais uma edição da revista Vírus , desta vez dedicada ao "passado e presente das lutas estudantis". Das crises académicas sob a ditadura ao momento actual, passando pela luta das propinas, a revista inclui textos de Diana Andringa, Guya Accornero, Miguel Cardina ou Alexandra Silva, entre outros.

Leia aqui a Revista Vírus

 
Revista Esquerda nº50 PDF Imprimir

bannerblocoesq50.jpg

Já saiu a revista Esquerda nº 50.

"5 de Junho: Mudar de Futuro"

 
É conhecido o cabeça de lista do Bloco de Esquerda para o Circulo Eleitoral de Viseu PDF Imprimir

2010_10_18_be_120_25pc.jpgNo fim de semana passado foi aprovada em Assembleia Distrital de Aderentes e em Mesa Nacional do Bloco de Esquerda a lista candidata pelo Circulo Eleitoral de Viseu às Eleições Legislativas de 2011.

Rui Costa foi escolhido para encabeçar uma lista plural de pessoas ligadas aos movimentos sociais e ao associativismo, profissionais das mais variadas áreas, com conhecimento real sobre o dia a dia da vida no distrito de Viseu.

Essa mesma lista, bem como o/a mandatário/a serão apresentadas posteriormente.

Lê aqui uma pequena biografia sobre o cabeça de lista.

 
Jornal Bloco: "Medidas de emergência para um país à rasca" PDF Imprimir
gratuito_marco_banner.jpgO último número do jornal Bloco Gratuito.

Nesta edição, destaque para as propostas do Bloco "Medidas de emergência para um país à rasca".

Faça aqui o download do jornal.

 
Grande Marcha Lenta contra as Portagens na Ex-SCUT A24, A23 e A25 PDF Imprimir

  portagens2.jpgPerto de duas centenas de veículos ligeiros e pesados, estiveram envolvidos na marcha lenta de cerca de 20 quilómetros, na auto-estrada A25, entre Viseu e Mangualde, em protesto contra a introdução de portagens nas SCUT (Sem Custo para o Utilizador), organizado pela Comissão de Utentes.

Ao longo do protesto de sexta-feira formou-se uma fila de cerca de três quilómetros.

Francisco Almeida, da comissão de utentes lembrou que nada está garantido de que as portagens foram abolidas, apenas suspenso o processo pelo facto de o Governo estar em gestão e, por isso, “o combate é para manter”.

in Jornal do Centro Online

 
Debate entre moções candidatas à VII Convenção Nacional do B.E. PDF Imprimir

bannerconvencaonovo.jpgQuarta-feira, dia 13 de Abril, às 21 horas na sede distrital do B.E., debate entre as moções candidatas à VII Convenção Nacional do Bloco de Esquerda.

O Debate contará com a presença de José Gusmão (Moção A), Délio Figueiredo (Moção C) e Jorge Céu (Moção D).

 

Lê as moções aqui: Moção A | Moção B | Moção C | Moção D

Faça aqui o download do primeiro número do Caderno Debates. 

 
Assembleia Distrital de Aderentes - Convocatória PDF Imprimir
Assembleia Distrital de Aderentes

Convocatória


De acordo com os estatutos, convocamos todos os aderentes a participar da próxima Assembleia Distrital com a seguinte ordem de trabalhos:
 
  • Apresentação, discussão e votação da lista proposta pela Coordenadora Distrital para a candidatura à Assembleia da República pelo Circulo Eleitoral de Viseu;

  • Informação sobre os processos eleitorais para as eleições de delegados à Convenção Nacional do B.E. e para a eleição da Comissão Concelhia de Viseu.

Acontecerá sábado, dia 09 de Abril, pelas 17 horas e 30 minutos, na sede distrital, Rua das Ameias, nº6, 1º Andar.

Contamos com a sua presença.
 
O Secretariado da Comissão Coordenadora Distrital
 
Marcha Lenta contra as Portagens na Ex-SCUT A24, A23 e A25 PDF Imprimir

Marcha Lenta conjunta em vários distritos, amanhã dia 8 de Abril. Participe!

A queda do governo e o adiamento da entrada em vigor das portagens nada mudam, a não ser a data de início.

Ponto de encontro:

Viseu – Avª Europa – 18.00 h

Guarda - Parque Polis - 17.30 h

Vila Real - Zona Industrial - 17.30 h

Castelo Branco - junto ao Governo Civil - 17.30 h

Fundão - Avª da Liberdade - 18.00 h

Covilhã - junto à Rotunda do Operário - 18.30 h

 
Falta de verba contratualizada com QREN coloca Teatro Viriato em risco PDF Imprimir
teatroviriato.jpgO Bloco de Esquerda tomou conhecimento, através de notícias divulgadas pela Comunicação Social, que o Teatro Viriato, em Viseu, poderá ficar sem actividade a partir de Setembro. Em causa está o atraso na contratualização de uma candidatura ao QREN, realizada em 2009 e inserida na Rede 5, que comporta os teatros de Viseu, Guarda, Guimarães, Torres Novas e Maria Matos, em Lisboa.
A candidatura ao QREN, na ordem dos 150 mil Euros, estará já aprovada faltando agora a sua contratualização, da responsabilidade da Coordenação da Região Centro.

Ler mais...
 
Portagens nas SCUT poderão atirar 17 mil para o desemprego PDF Imprimir


«O Governo só tem dois caminhos: ou regride ou assina o atestado de desemprego de 17 mil pessoas e o fecho de 6.800 empresas». O aviso é de Ricardo Fernandes, um dos porta-vozes do movimento “Empresários pela subsistência do Interior”, que apresentou na última segunda-feira um estudo sobre o impacte da introdução de portagens no tecido económico e social nos distritos atravessados pelas A23, A24 e A25.
Ler mais...
 
Taxa de desemprego dos jovens ultrapassa 25% pela primeira vez PDF Imprimir
desemprego-1.jpgA taxa de desemprego dos jovens entre os 15 e os 24 anos na região Norte ultrapassou pela primeira vez os 25 por cento no último trimestre de 2010, revela o relatório Norte Conjuntura divulgado hoje pela CCDR-N.

“Este valor indica que, por cada três jovens empregados, existia um que queria trabalhar mas não encontrava emprego”, salientam os autores do relatório, referindo que o novo máximo se fixou nos 25,3 por cento.

De acordo com o relatório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, a taxa de desemprego dos jovens tem registado uma subida acentuada desde 2002, ano em que se fixava em sete por cento.

A taxa de desemprego dos jovens a nível nacional situou-se no último trimestre de 2010 nos 23 por cento, ligeiramente abaixo do trimestre anterior.

No Norte, a taxa de desemprego global foi de 12,7 por cento, menos meio ponto percentual do que no trimestre anterior, correspondendo a 251 mil desempregados (mais 6,5% do que no trimestre homólogo de 2009), segundo o INE, e 238 mil (mais 3,9%), segundo o IEFP.

Ler mais...
 
Buzinão conta as portagens na A25, A24 e A23 PDF Imprimir

buzino-1.jpgEstá marcado para hoje, dia 24 de Março, às 17h30 um buzinão contra as portagens na A24, A25 e A23.

Ponto de encontro, Av. da Europa, junto ao tribunal novo.

Não falhe, a demissão do governo não resolve a questão.

 
Autocarro para manifestação nacional em Lisboa PDF Imprimir

banner_concentrao-esq_2.jpgO BE está a organizar autocarros de mobilização para a manifestação do próximo dia 19. A moção de censura continua, agora nas ruas.

Contacta Carlos Couto 967985053 Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail .

Encontramo-nos no Marquês de Pombal, às 15h.

 
Gerações à Rasca em Viseu PDF Imprimir
 
gerac3a7c3a3o20c3a020rasca.viseu20281529.jpg
A par do que estava a acontecer em Lisboa e no Porto, Viseu também se indignou e participou no protesto “Geração à Rasca” que varreu o país de Norte a Sul, contra as condições laborais precárias e sem futuro em que o país está inundado.

A concentração foi feita à frente da Camara Municipal de Viseu e ouviram-se frases como “Nem no 1 de Maio de 1974 vi tanta gente nesta praça”. À volta de 1500 pessoas passaram pelo rossio de Viseu, resistindo à chuva e más condições climatéricas para se manifestarem contra as condições degradantes que estão a ser oferecidas a todos nós.
Ler mais...
 
GERAÇÕES À RASCA EM LUTA COM ALEGRIA PDF Imprimir
Opinião
Texto de Carlos Vieira e Castro

Marcelo Rebelo de Sousa tem razão: anda para aí um cheiro a PREC no ar… Um cheiro quente que parece trazido pelo vento Suão que vem do Norte de África. Lá, tudo parecia imutável e os ditadores sentiam-se seguros com o apoio das “democracias” ocidentais, em troca do petróleo e do policiamento do Mediterrâneo contra os migrantes africanos. Aqui, pelo nosso rectângulo, também tudo parecia controlado pelas elites corruptas repartidas pelos partidos do “arco do poder”. O “rotativismo” simulava “o fim da História”. Até que alguém gritou “O Rei vai nu!” e toda a gente viu que a nossa democracia pouco mais é do que um regime de partido único com duas cabeças. O grito que tanto incomodou os ouvidos sensíveis dos serventuários do regime foi a moção de censura do Bloco de Esquerda. O PSD apressou-se a garantir que estaria do lado do governo do PS. Um dos seus militantes mais destacados, Pacheco Pereira, defendeu que Passos Coelho nunca poderá votar uma moção contra Sócrates, dado que está a governar juntamente com ele.

Ler mais...
 
Geração à Rasca PDF Imprimir

Opinião
Texto de Maria da Graça M. Pinto

Amanhã, dez cidades de diversas regiões do país e muitas outras no estrangeiro serão palco de manifestações convocadas pelo movimento Geração à Rasca, a que já aderiram através do face-book dezenas de milhares de cidadãos.

Numa Carta Aberta à Sociedade Civil, os organizadores desta iniciativa , declaram estar em consonância com a Carta Universal dos Direitos Humanos e enunciam como objectivo o protesto contra a situação de quem está desempregado ou não tem a mínima estabilidade laboral .Exigem melhores condições de trabalho e o reconhecimento de qualificações e competências traduzidos em salários dignos.

Ler mais...
 
8 DE MARÇO – Centenário do Dia Internacional da Mulher PDF Imprimir
Os números recentemente vindos a público sobre a violência conjugal no país indicam que em 2010 foram assassinadas 43 mulheres. Em Portugal morrem mais mulheres às mãos de maridos, namorados ou ex-companheiros, do que por cancro da mama, e uma em cada três mulheres é ou foi vítima de violência doméstica, segundo Maria José Magalhães, investigadora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação do Porto.

Em Viseu, o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica identificou e atendeu, em 2010,  259 vítimas deste crime público, sendo que 41% relatou sofrer diariamente actos de violência física ou psicológica.

Ler mais...
 
Geração à Rasca interrompe discurso de Sócrates PDF Imprimir

img_0339_blog.jpgSócrates foi interrompido mal iniciou a apresentação da sua moção política ao congresso do partido, em Viseu, e tentou desvalorizar a situação lembrando que "É Carnaval…". Mas pelos vistos os jovens levam muito a mal aquilo a que chamam as “políticas rasca” do Governo.

Dez manifestantes ligados ao movimento Geração à Rasca foram esta segunda-feira à noite expulsos do local onde o secretário-geral do PS falava, depois de terem interrompido José Sócrates mal este iniciou a apresentação da sua moção política ao congresso do partido, em Viseu.

Sócrates apenas tinha tido tempo para fazer os agradecimentos quando os jovens, munidos de um megafone, começaram a dizer: "Chegou a hora de a geração à rasca falar, isto é pacífico, só queremos falar". Os jovens que apenas queriam chamar a tenção para os problemas do desemprego e da precariedade, foram colocados na rua por seguranças e militantes, queixando-se de terem sido agredidos. Ver vídeo.

Ler mais...
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 93 - 115 de 707
Destaque
bannercp11.jpg
Gui Direitos Estudante
brochuraestudantes.jpg
Revista Vírus
virus_12.jpg
Sites do Bloco

be_esq.jpg
grupo_parlamentar_copy.png
be_sitebe.jpg
 beinternacional.jpg
videos_parlamento.jpg 
videos_campanha.jpg
livraria_online_copy_copy.gif

be_ecoblog.jpg

Bloco no FacebookBloco no MySpace

 Bloco no TwitterBloco no Youtube

 Bloco no hi5Bloco no Flickr

Online
© 2017 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.