Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça
Os comerciantes do centro da cidade de Viseu fecharam as suas lojas meia hora mais cedo, na segunda-feira passada, dia 2, para se juntarem ao protesto em defesa da transferência da Loja do Cidadão para o centro da cidade.
Na apresentação da candidatura do Bloco às europeias, Miguel Portas
lembrou a responsabilidade dos socialistas europeus na definição das
políticas que levaram à crise actual. Na apresentação falaram também o
mandatário Fernando Nobre e o sindicalista Ulisses Garrido. Veja aqui as fotos da apresentação e leia aqui o compromisso dos candidatos e os discursos de Miguel Portas, Marisa Matias e Rui Tavares.
1 – O Bloco de Esquerda em conformidade com as posições já anunciadas na Assembleia Municipal de Viseu, | reafirma o seu apoio à reivindicação do Movimento de Cidadãos no sentido da criação de uma Loja do Cidadão no Centro Histórico de Viseu.
2- O Bloco de Esquerda manifesta o seu repúdio pela falta de responsabilidade social de uma empresa como a PT, concessionária de serviços públicos, por cuja prestação recebe do Estado indemnizações compensatórias, que não teve pejo em fechar a loja do centro da cidade, no edifício dos CTT, e fechar a loja da sede na Av. Capitão Almeida Ribeiro, transferindo-a para o Palácio do Gelo.
3- O Bloco de Esquerda congratula-se com o apoio da Câmara Municipal ao projecto de transferência da Loja do Cidadão para o centro Histórico, embora não possa deixar de considerar como altamente prejudicial à reabilitação do centro da cidade o apoio incondicional de Fernando Ruas à criação de “uma nova centralidade” na zona do Palácio do Gelo.
4- A revitalização do comércio tradicional do Centro Histórico de Viseu passa pela instalação de serviços sociais, como a Loja do Cidadão, mas principalmente pela reabilitação das duas centenas de imóveis degradados e em risco de ruína, colocando-os ao serviço da habitação social, e inserindo-os no mercado de aluguer a preços controlados, de forma a repovoar o centro urbano.
Viseu, 3 de Maio de 2009
O Secretariado da Coordenadora do Bloco de Esquerda
Por ocasião da comemoração do Dia Internacional da Mulher, | não podemos deixar de relevar que, decorridos quase dois séculos da histórica jornada de luta das operárias de Nova Iorque, estamos, ainda longe, de ver consagrada a igualdade de direitos, sendo que as mulheres continuam a ser as principais vítimas do neo-liberalismo e do conservadorismo, a nível laboral e social.
No que concerne à questão que me é colocada, não me ocorre alguma situação em que o facto de eu ser mulher tenha limitado, significativamente, a minha actividade. No entanto, são inúmeros os momentos em que me sinto revoltada quando os estereótipos ligados ao género estão presentes em apreciações/ decisões sobre a actividade política ou o exercício de cargos públicos por mulheres. Não posso deixar, também, de enfatizar que a segunda jornada de trabalho– os cuidados dos filhos, dos idosos e as tarefas domésticas - afecta, sobretudo, as mulheres, obviando a que pessoas com grande capacidade exerçam cargos públicos, em prejuízo da sua realização pessoal e do País.
Maria Graça Pinto
Deputada do Boclo de Esquerda na Assembleia Municipal
in Jornal do Centro ed. 363, 27 de Fevereiro de 2009
Os comerciantes e cidadãos que defendem a transferência da Loja do Cidadão para o centro histórico de Viseu vão efectuar uma concentração, dia 2 , no Mercado 2 de Maio. A manifestação será a primeira da história do comércio tradicional da cidade.
"Caras e Caros, o Eng. José Sócrates vai estar em viseu no próximo dia 9, segunda-feira, às 21 horas no salão do Expocenter (Day After). Todos os militantes e simpatizantes do PS estão convidados a estar presentes e dar um apoio ao Secretário-Geral do PS. A sua presença é importante. José Sócrates precisa do seu apoio, Portugal precisa de José Sócrates e do PS. O presidente PS/Viseu". Começava assim o email com que o PS Viseu me convidou para ir à festa que estavam a organizar para a visita do José Sócrates à cidade.
Convite estranho! Não sou militante, nem nunca fui. Também não simpatizo com este PS e muito menos com o seu engenheiro.
Os leitores do website responderam, é necessária uma Universidade para Viseu. É necessária uma discussão sobre a forma de implantar esta Universidade. A maioria manifestou-se a favor de uma Universidade Politécnica(45,2%), 29,6% acham que,independentemente da escolha,esta tem de estar envolvida na, e pela, cidade. 7,1% ainda pensam que a melhor opção é construir uma Universidade de Raiz, mantendo o actual Politécnico. Apenas 19% dos participantes acham que não é necessária uma Universidade em Viseu.
Um novo inquérito está agora disponível. Queremos saber a vossa opinião sobre o facto de Viseu não ter comboio. Participa!
O número de casos de violência doméstica continua a aumentar no distrito de Viseu. Os autos pelos crimes de violência doméstica elaborados em 2008 pela GNR do distrito sofreram um aumento de cerca de 25 por cento.
Viseu é um dos distritos onde o acesso aos centros de saúde é mais difícil. A conclusão é de um estudo da Entidade Reguladora da Saúde (ERS), publicado na terça-feira, dia 17. A ERS estudou o acesso aos cuidados de saúde primários do Serviço Nacional de Saúde (SNS), segundo uma metodologia que "consiste na avaliação das barreiras que impedem a transformação completa da prestação de cuidados ‘potencial’ em prestação de cuidados ‘realizada’". Proximidade, capacidade, adequabilidade, aceitabilidade foram os parâmetros analisados. O estudo baseou-se em informação estatística do movimento assistencial dos Centros de Saúde do SNS de 2007 e em inquéritos de satisfação dos utentes.
Alguns utentes do acesso ao Mercado Municipal de Viseu, pela Avenida Alberto Sampaio, queixam-se do perigo que aquela artéria representa pela sua inclinação e gostariam de ver lá colocado um corrimão para ajudar.
A Mesa Nacional do Bloco reuniu para discutir a situação política, as propostas para responder à crise e as alternativas a apresentar nas eleições deste ano, para as quais vai promover um debate online sobre o programa. Em Junho, nas eleições para o Parlamento Europeu, a lista será novamente encabeçada por Miguel Portas, seguido por Marisa Matias, Rui Tavares (cand. independente) e Alda Sousa. O médico Fernando Nobre será o mandatário da candidatura.
Viseu, 16 Fev (Lusa) - Cerca de 200 professores manifestaram-se hoje pelas ruas de Viseu contra o estatuto da carreira docente e o modelo de avaliação do desempenho, avisando o Governo de que "não vergam" às vontades do Ministério da Educação.
A Associação para a Infância e Terceira Idade de Lamego forneceu refeições, durante 2007, a cinco escolas da cidade. A Junta de Freguesia de Almacave, que gere o serviço, não pagou. A APITIL avançou para tribunal.
Agravam-se em cada dia que passa os problemas de circulação na Estrada do Sátão. Os vivos continuam a ‘leste’, os mortos já não falam e aos feridos ninguém presta atenção. Esta é a triste realidade. Sabe-se que as obras deveriam ter ficado concluídas em 2007. Mas já estamos em 2009 e… nada! A lamentável situação foi levada à última Assembleia Municipal pelo deputado Paulo Jorge de Almeida Pereira, relembrando que os problemas são provocados pela má conservação.
A construção do futuro Matadouro Regional de Viseu está novamente ameaçada. O Quadro de Referência Estratégico Nacional não vai financiar a construção do novo empreendimento.
Tive curiosidade em me "agarrar" à televisão no domingo e na segunda-feira, para ver a serie de dois episódios da SIC sobre a "Vida Privada de Salazar". Uma desilusão!
Os
supermercados do ranking da Greenpeace continuam a vender espécies que
estão na sua lista vermelha. Estas espécies estão ameaçadas de
extinção ou são capturadas com métodos que destroem os habitats
marinhos e ameaçam outras espécies, por isso é urgente pressionar os
supermercados para que adotem políticas de compra e venda de peixe mais
sustentáveis.
Neste
momento, a Greenpeace está a averiguar quais as espécies da sua lista
vermelha que continuam à venda nos vários supermercados do ranking e tu
podes ajudar nesta pesquisa.