Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

Opinião
FERNANDO RUAS CONTRA O PEQUENO COMÉRCIO DE VISEU PDF Imprimir e-mail
01-Out-2010
Opinião
Texto de Carlos Vieira e Castro

   
viseu_correios_centrais.jpgNa última sessão da Assembleia Municipal, na passada segunda-feira, apresentei uma moção manifestando a oposição ao alargamento das horários aos domingos à tarde e feriados das superfícies comerciais com mais de 2.000 metros quadrados, “a bem do necessário equilíbrio entre todos os formatos comerciais e da promoção da diversidade de oferta, sem a qual não haverá uma verdadeira liberdade de escolha dos consumidores, conforme posições públicas da ACOP (Associação de Consumidores de Portugal e da APDC (Associação Portuguesa de Direito do Consumo)”.
    Na maior parte dos países da Europa não se verifica a abertura de grandes superfícies comerciais aos domingos e feriados, exceptuando os países bálticos, a Eslovénia e a República Checa, sendo que na Suécia e na Bélgica existe essa liberdade total de abertura desde que os estabelecimentos optem por um outro dia de descanso semanal.


Ler mais...
 
EX-TRABALHADORES DA ENU - VALEU A PENA LUTAR PDF Imprimir e-mail
22-Set-2010
Opinião
Texto de Carlos Vieira e Castro


radioatividade.jpgNo passado Domingo, dia 12 de Setembro, centenas de ex-trabalhadores da ENU – Empresa Nacional de Urânio, e suas famílias, incluindo as viúvas dos mais de uma centena que já faleceram vítimas da contaminação radioactiva, reuniram-se num convívio em Canas de Senhorim, para festejar a vitória que constituiu a aprovação da lei que dá aos mineiros de superfície a equiparação a  trabalhadores de fundo de mina,  de forma a poderem beneficiar da antecipação da idade da reforma prevista no decreto-lei 195/95, que o decreto-Lei 28/2005 alargou apenas aos trabalhadores que estavam ao serviço da empresa, na data da sua dissolução.
Ler mais...
 
PS E PSD ÀS CANELADAS PARA ESCONDER AS MÃOS DADAS PDF Imprimir e-mail
22-Set-2010
Opinião
Texto de Carlos Vieira e Castro


carlosvieira.jpgNão sei se os leitores ouviram o noticiário da Rádio Noar  ontem, dia 15, com  Almeida Henriques e José Junqueiro num duelo palavreiro acerca das portagens nas SCUTs A25 e A24, cada um a atribuir ao outro a culpa por uma decisão que vai penalizar as populações do distrito que elegeu ambos para o Parlamento. O deputado do PSD argumentou que “quem governa é o PS” e que “quem criou as portagens foi o governo do PS (de que Junqueiro faz parte) pelo que deve ser o PS a assumir toda a responsabilidade. Por seu lado, Junqueiro defendeu-se lembrando que foi o PSD a exigir portagens em todas as SCUTs, mesmo naquelas que o PS queria isentar em virtude do baixo rendimento “per capita” das populações ser inferior à média nacional, como é o caso da nossa região, e que “Almeida Henriques se limitou a abanar com a cabeça e com a orelhas” (que elegante este secretário de Estado!)
Acusam-se mutuamente de mentirosos e, neste ponto,  ambos têm carradas de razão.
Ler mais...
 
FUNICULAR PROVOCA VÁRIOS ACIDENTES DURANTE A FEIRA DE S. MATEUS PDF Imprimir e-mail
07-Set-2010
Blogosfera
Texto de Olho Vivo Viseu

    acidente_funicular_30.08.2010.jpg No último “Golpe de Vista” demos conta do acidente que vitimou Susana, uma jovem de 25 anos, que  no dia 13 de Agosto, na véspera da inauguração da Feira de S. Mateus, enfiou a perna até ao joelho na fenda por onde passam os cabos de tracção do funicular, o que lhe valeu uma estadia no Hospital de Viseu durante quatro dias e uma operação a um tendão.
    Foi a sétima vítima a ir parar ao hospital, desde que há cerca de uma ano o funicular iniciou manobras de “aquecimento”, ainda antes da inauguração.
   

Ler mais...
 
PARA ACABAR COM OS ASSASSÍNIOS DE TODAS AS JOANAS DE PORTUGAL E DO MUNDO PDF Imprimir e-mail
07-Set-2010

Opinião
Texto de Carlos Vieira e Castro

vieira_joanas_recorte.jpgO que é que leva um jovem com 22 anos, estudante de Engenharia do Ambiente no Instituto Politécnico de Viseu, a matar a namorada esfacelando-lhe o crânio com uma marreta? Ciúme, é a suspeita mais vulgar. “Doença do foro psiquiátrico” é a explicação que a defesa normalmente apresenta em tribunal. Segundo a jornalista do “Público”, que teve acesso ao processo, a defesa de David Saldanha, o assassino de Joana Fulgêncio, apresenta uma “cronologia com várias idas a psicólogos e psiquiatras, desde a adolescência. E diferentes diagnósticos; transtorno depressivo recorrente; dificuldade em lidar com situações de dano, ameaça ou desafio; esquizofrenia.”
 

Ler mais...
 
NA GUERRA DO FOGO, FALTA PREVENÇÃO E MEIOS DE COMBATE, SOBRAM SUBMARINOS PDF Imprimir e-mail
13-Ago-2010
   Opinião
Texto de Carlos Vieira e Castro
fogo.jpgDante, o maior poeta da literatura italiana, na sua obra prima  “A Divina Comédia”, descreve-se perdido numa floresta, acossado por três feras, uma pantera, um leão e uma loba, símbolos, respectivamente, da luxúria, do orgulho e da avareza, e para lhes escapar atravessou o Inferno, conduzido por Virgílio, o poeta latino autor da Eneida, obra que inspirou o genial florentino. Volvidos oito séculos, na terra lusitana cantada por Camões, para atravessar o Inferno basta deixarmo-nos conduzir por um bombeiro no combate a um incêndio numa qualquer floresta habitada por três feras: a incúria dos sucessivos governos (no reordenamento florestal e na prevenção) e das pessoas que não respeitam o património colectivo; o abandono da agricultura e o aquecimento global. 

Ler mais...
 
A Saúde Está Doente! PDF Imprimir e-mail
02-Ago-2010
eu_sobrevivi_ao_sns.jpgSim, a saúde está doente, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está muito doente!

Encerram-se serviços de atendimento permanente, encerram-se internamentos de pediatria, encerram-se maternidades e obstetrícias, fecham-se extensões de proximidade e ainda por cima tenta-se alterar o que já não é excelente, o “tendencialmente gratuito”.

No Distrito de Viseu, como em todo o interior tem - se assistido a um desinvestimento a nível dos serviços, todos os casos citados anteriormente já aconteceram por cá, havendo até falta de médicos em vários centros de saúde, logo muitos e muitas ficam sem médico de família para os atender. Exemplo disso mesmo é o caso do Concelho de Santa Comba Dão, onde, também, por via do encerramento do SAP e das Extensões de Saúde Locais, esta situação se tornou ainda mais gravosa.

Os enfermeiros e técnicos do INEM estão numa situação de precariedade, o que pode pôr em causa o bem-estar e saúde dos pacientes. Neste momento grande parte da equipa de enfermagem do helicóptero de Santa Comba Dão (Viseu) usado pelo INEM vai estar indisponível para assegurar os turnos a partir de domingo devido à ausência de pagamento desde há cinco meses.


Ler mais...
 
Outra Europa ,é precisa ! PDF Imprimir e-mail
15-Jul-2010
Opinião
Texto de Maria da Graça M. Pinto
pt.jpgO Tribunal Europeu de Justiça considerou que os direitos especiais do Estado na PT são injustificáveis, porque colocam restrições à livre circulação de capitais, entendento, assim, que é ilegal a golden share do Estado na empresa. Esta decisão vem no seguimento de  um processo desencadeado pela  Comissão Europeia  em 31 de Janeiro de 2008, alegando que “os direitos especiais detidos pelo Estado Português na PT desincentivam os investimentos de outros Estados-membros e violam as regras do tratado das Comunidades Europeias”.
Esta notícia não nos surpreendeu! Era previsível que, no seguimento das políticas  de defesa dos interesses do capital prosseguidas pela Comissão Europeia e pelo Tribunal Europeu,  fosse   tomada esta decisão.

Ler mais...
 
SEM VIAS ALTERNATIVAS NÃO PAGAMOS PORTAGENS, NEM COM DESCONTOS! PDF Imprimir e-mail
11-Jul-2010
   Opinião
Texto de Carlos Vieira e Castro

scut-nao.jpgA votação, na passada sexta-feira, da apreciação parlamentar do decreto-lei que cria as portagens, pedida pelo PCP e pelo BE, mostrou que PS e PSD estão a tocar a quatro mãos, num piano desafinado, com o apoio do CDS, orgulhosamente sentado ao seu lado a virar-lhes as pautas rasuradas. De facto, com as abstenções do PSD e do CDS, bastou os votos contra do PS para derrotar a pretensão dos partidos da esquerda, que são os únicos a defender as justas reivindicações das populações que estão contra o pagamento de portagens nas SCUTs que não têm vias alternativas, como é o caso da A25 e da A24 que servem a nossa região. 
    Passos e Sócrates, farinha do mesmo saco, escoram-se mutuamente. Passos dá uma mãozinha ao governo para que não caia cedo de mais (já que a crise veio para ficar) e tenha que ser o PSD a fazer o papel de mau da fita, e Sócrates retribui deixando que o líder laranja pareça o vice-primeiro ministro.   
Ler mais...
 
Arnaut exige portagens na A25 e A24! Votaram nele? PDF Imprimir e-mail
08-Jul-2010

Blogosfera

Texto do Viseu Esquerda 

Ontem ouvi estupefacto um deputado do PSD eleito por Viseu (Arnaut de seu nome, alguém já o viu por aí???) defender a introdução de portagens em TODAS as SCUT. TODAS! No debate da SIC Notícias que o opõe a Luís Fazenda, o único argumento do homem era o de que ou pagavam todos ou não pagava ninguém, tentando colocar sempre o ênfase no artificialismo bacoco da guerra norte-sul que tentou vender, acolitando Rio. Perdeu. A imbecilidade demagoga do seu discurso crescia a cada minuto, mas o homem teve o pudor de nunca ter referido o distrito pelo qual foi eleito, poupando pelo menos o embaraço e a vergonha às 80.000 pessoas que votaram nele!

Ler mais...
 
FUNICULAR RECUSA TRANSPORTAR BICICLETAS PDF Imprimir e-mail
01-Jul-2010
Blogosfera
Texto de Olho Vivo Viseu
 
funicular2_copy.jpgNa última Assembleia Municipal de Viseu, que se realizou na passada segunda-feira,   em resposta ao deputado do Bloco de Esquerda que defendeu uma moratória na proibição, anunciada por Fernando Ruas, da circulação automóvel no centro histórico, até que aquela zona da cidade esteja devidamente reabilitada e revitalizada, discriminando positivamente os moradores e comerciantes, dando prioridade à circulação de peões e bicicletas, através da redução da velocidade para 30 km/hora, criando bolsas de estacionamento para moradores (por exemplo, junto à estação do funicular), parqueamento com tempo limitado a 30 minutos, conforme exigido há muito pelos comerciantes, e autorizando a circulação de bicicletas no funicular, o presidente da Câmara Municipal afirmou que as bicicletas já podem circular no funicular, desde que aquele não vá cheio de gente.
Ler mais...
 
PORTAGENS NAS SCUTS A25 e A24:PS DIZ “ESFOLA” E PSD “ESFOLA TODOS”! PDF Imprimir e-mail
01-Jul-2010
   Opinião
Texto de Carlos Vieira
portagem_placa.jpgEm Portugal as vuvuzelas calaram-se para dar lugar às buzinadelas. Buzinadelas contra as portagens nas SCUTS, claro. Mas tal como há craques da bola que falam muito e jogam pouco, também por cá temos muitos políticos que enchem a boca com o desenvolvimento regional, com a defesas do interior, mas, depois, quando é preciso tomarem posições claras, jogar à defesa das populações e atacar quem ameaça o desenvolvimento de regiões do interior como a nossa, mostram o que valem,  ao que vêm e a quem servem.
    Na passada segunda-feira, 28 de Junho,  na sessão da Assembleia Municipal de Viseu, o PSD e o CDS reprovaram, com dez abstenções da bancada do PS, a moção que o Bloco de Esquerda apresentou contra a introdução de portagens nas SCUTS A25 e A24. O PSD justificou o voto contra por defender o princípio do “utilizador-pagador”. O deputado municipal Almeida Henriques apresentou uma moção onde defende a posição do PSD nacional, que, como sabem, exigiu ao governo que só aceitava a introdução de portagens se fossem aplicadas em todas as SCUTS, sem excepção. Eis a linha que separa o PSD do PS: a linha mais comprida do chicote. PS diz “mata”, PSD diz “esfola”. PS esfola, PSD exige “esfola todos”! Como se uma injustiça fosse mais tolerável se aplicada universalmente. 
Ler mais...
 
Postes de Alta Tensão PDF Imprimir e-mail
30-Jun-2010
 Opinião
Texto de Maria da Graça M. Pinto
douro.gifNuma  magnífica  tarde de sábado, em tempo de  quase Verão, deslocámo-nos à Quinta de Sta Eufémia  na zona de Lamego , em plena região vinhateira  do Douro . A beleza e grandiosidade  da paisagem não pode, a nosso ver, deixar ninguém indiferente.     Alcandoradas nas  encostas escarpadas e imponentes,  serpenteiam  vinhas plantadas e cuidadas por quem,  com engenho e arte, e em sintonia com a natureza, produz esse  maravilhoso néctar, reconhecido internacionalmente, que é o vinho da região.
A importância da preservação desta  paisagem natural e humana, foi consagrada  internacionalmente , pelo que esta zona é considerada Património Mundial.

Ler mais...
 
O interioricídio soma e segue! PDF Imprimir e-mail
07-Jun-2010

Opinião
Texto de Maria da Graça M. Pinto

O anúncio do encerramento de 500 escolas do primeiro ciclo até ao final do ano lectivo e a perspectiva de a estas se juntarem, a curto prazo, mais 400 , apanhou o país desprevenido, com  particular destaque para as  crianças e famílias do interior  as mais afectadas por esta medida. O interioricídio soma e segue, e as crianças são as principais vítimas.
Argumentam os responsáveis do Ministério da Educação que a qualidade da oferta educativa  é a razão de ser desta decisão e que o processo será concertado com as autarquias e as comunidades locais. Temos todas as razões para desconfiar desta declaração de intenções. Toma-se uma decisão no aconchego dos gabinetes, à revelia das autarquias , das populações e dos   actores educativos e, simultaneamente, declara-se a intenção de  implementar o processo de forma participada. Como diz o povo, a bota não bate com a perdigota!

Ler mais...
 
O tango da tanga! PDF Imprimir e-mail
26-Mai-2010
Opinião
Texto de Maria da Graça M. Pinto
 
«Que nos perdoem o tango, Carlos Gardel e Astor Piazzola grandes referências deste tipo de música!  Não têm culpa de serem invocados em discursos da tanga.

É, no mínimo, insólito que o Primeiro Ministro José Sócrates tenha convocado o tango para  justificar acordos, que,  em nome  da defesa da Europa e do país, agravaram, ainda mais, as condições de vida dos portugueses.

Ler mais...
 
Ó Zé, aperta o cinto!… PDF Imprimir e-mail
19-Mai-2010
Opinião
Texto de Maria da Graça M. Pinto
«No dia 13 de Maio o primeiro ministro José Sócrates, anunciou ao país  aquilo que  todos nós  já sabíamos. Na sequência de acordos entre o PS e o PSD vêm aí novas medidas de austeridade. Trata-se de mais uma evidência do renascer do Bloco Central em Portugal, unido em torno dos  ditames de uma União Europeia obcecada pelo défice orçamental,  em detrimento do crescimento,  do desenvolvimento económico sustentado e do combate às assimetrias na zona euro.
Ler mais...
 
VITÓRIA DOS EX-TRABALHADORES DA ENU AO FIM DE UMA DÉCADA DE LUTA PDF Imprimir e-mail
07-Mai-2010
Opinião
Texto de Carlos Vieira
viglia_enu.png
Em Março de 2001, a pretexto da exiguidade do filão de urânio e da baixa do preço no mercado, o governo decidiu a dissolução e consequente liquidação da ENU – Empresa Nacional de Urânio (que chegou a ter cerca de 800 trabalhadores nas 58 minas da região centro, nos distritos de Viseu, Guarda e Coimbra), o que veio a concretizar-se em 31.12.2004. A maioria destes trabalhadores esteve sujeita à exposição às radiações do urânio (conheci trabalhadores que pegavam no urânio com as mãos nuas) , mesmo após recomendações da EUROTOM (Comunidade Europeia da Energia Atómica) ignoradas pela administração da ENU, o que resultou em cerca de uma centena de mortes, até hoje,  por neoplasias malignas, nomeadamente cancro do pulmão.

Ler mais...
 
Abril está por cumprir! PDF Imprimir e-mail
27-Abr-2010
Opinião
Texto de Maria da Graça M. Pinto
 
cravo.jpg«Comemora-se, hoje, o trigésimo sexto aniversário da revolução de Abril que devolveu à esmagadora maioria dos portugueses e portuguesas a esperança num futuro melhor, com liberdade, justiça social e paz.
Decorridos trinta e seis anos de um percurso de avanços e recuos no cumprimento do ideário de Abril, eis-nos chegados a mais uma encruzilhada: persistir nas políticas neo-liberais que, nas últimas décadas, têm conduzido o País a sucessivas crises económicas e financeiras, ou mudar de rumo?!
Ler mais...
 
A vida precária do pequeno comércio! PDF Imprimir e-mail
18-Abr-2010
Opinião
Texto de Maria da Graça M. Pinto
magaapb.jpgO Instituto Informador Comercial  divulgou, nesta semana, dados sobre  a insolvência de empresas . Ficámos a saber que, no primeiro trimestre deste ano,1066 empresas recorreram a processos de insolvência . De acordo com este Instituto ,o distrito de Viseu situa-se no oitavo lugar no ranking  nacional das empresas que não conseguiram ultrapassar as suas dificuldades económicas.

Ler mais...
 
Parece mentira, mas não é! PDF Imprimir e-mail
05-Abr-2010
Opinião
Texto de Maria da Graça M. Pinto
 
magaapb.jpgNum país mergulhado numa profunda crise económica e social, onde em nome da recuperação económica e financeira se pedem sacrifícios aos portugueses, há um administrador nomeado pela PT que aufere de um salário oito vezes superior ao de Barak Obama, presidente dos EUA.
Neste mesmo país, proliferam os escândalos com a participação de figuras públicas. O mais recente, vindo a público em Portugal, pasme-se, por pressão da imprensa estrangeira, diz respeito aos tortuosos caminhos que rodearam a compra de submarinos a uma empresa alemã, por um governo de direita, em que era ministro da defesa Paulo Portas.

Ler mais...
 
O PEC e a crise Social PDF Imprimir e-mail
31-Mar-2010
Opinião
Texto de Maria da Graça M. Pinto 
magaapb.jpgNum dos nossos apontamentos de Março referimos que Portugal é dos países europeus com menos justiça social. Segundo dados da Comissão Europeia, a taxa de risco de pobreza e as desigualdades na distribuição dos rendimentos são das mais elevadas na União e o desemprego e a precariedade aumentaram exponencialmente.
Neste contexto, quais as consequências sociais decorrentes deste Programa de Estabilidade e Crescimento, aprovado em pleno Ano Europeu de Combate à Pobreza?

Ler mais...
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 | Seguinte > Final >>

Resultados 26 - 50 de 127
Destaque
bannercp11.jpg
Gui Direitos Estudante
brochuraestudantes.jpg
virus_12.jpg
Sites do Bloco

be_esq.jpg
grupo_parlamentar_copy.png
be_sitebe.jpg
 beinternacional.jpg
videos_parlamento.jpg 
videos_campanha.jpg
livraria_online_copy_copy.gif

be_ecoblog.jpg

Bloco no FacebookBloco no MySpace

 Bloco no TwitterBloco no Youtube

 Bloco no hi5Bloco no Flickr

Online
© 2024 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.