Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

Jovens
Conferência Nacional de Jovens Estudantes do Bloco de Esquerda PDF Imprimir e-mail
08-Fev-2010

pd20060811_102743_04_estudantes_umes.jpg"O Bloco deve intervir organizadamente [nas escolas] para desenvolver o movimento estudantil mas também promover identidades internacionalistas, movimentos contra as guerras, culturas alternativas e legalização das drogas leves, campanhas de igualdade de género ou contra as discriminações sexuais, ou contra o racismo e a xenofobia, Esses núcleos de jovens do Bloco, envolvendo os que estudam e intervêm nas escolas e tendo como prioridade organizar os jovens mais jovens, elegem delegados e delegadas a uma conferência de dois em dois anos, votam a sua coordenadora nacional e decidem os seus modos de actuação. "

Assim começa o regulamento da  I Conferência Nacional de Jovens Estudantes, a realizar dias 19, 20 e 21 de Março.

Para participares e seres eleito delegado tens de ter atenção aos prazos, não te esquecendo que tens de ser aderente, ter 27 ou menos anos e estares inscrito num estabelecimento de ensino básico, secundário ou superior.

Para perceberes o que mudou entre as anteriores Conferências Nacionais de Jovens e a actual lê a resolução da Mesa Nacional do Bloco.

 Datas a registar:

Calendário simplificado:

25 DE JANEIRO:

Abertura das inscrições no sector estudantil;

14 FEVEREIRO:

Data limite de entrega de moções e listas

DE 16 DE FEVEREIRO A 1 DE MARÇO:

Debates entre as listas nos vários distritos

1 DE MARÇO:

Fecham as inscrições no sector estudantil

6 DE MARÇO:

Data limite de entrega de textos de contributo

Assembleias eleitorais: Entre os dias 11, 12 e 13 de Março (Viseu)

Sessão final da Conferência: 19, 20, 21 de Março

 
Rock antimilitarista de novo em palco PDF Imprimir e-mail
10-Nov-2009

Dez dias antes da queda do muro de Berlim, José Carvalho era assassinado por um bando neonazi à porta da sede do PSR. Vinte anos depois, as bandas que animavam os concertos antimilitaristas do bar das Palmeiras voltaram a juntar-se neste concerto de homenagem.

 

O concerto de homenagem ao Zé da Messa juntou mais de 500 pessoas ao som de bandas rock solidárias, algumas a recordar na Caixa Económica Operária as músicas que tocaram no Bar das Palmeiras no fim da década de 80.
A homenagem contou com a participação das bandas Albert Fish, Ex-Votos, Dalailume, Revolta, Gazua e Peste & Sida. Também João Ribas - antigo vocalista dos Censurados - participou neste concerto, recordando que na noite do assassinato de José Carvalho era a sua banda que ia tocar no bar das Palmeiras. 

 
O Parque Radical continua na gaveta... PDF Imprimir e-mail
05-Out-2009
Desde o início da década de 90 que ouço anúncios acerca da construção de um “Skate Park” moderno que satisfizesse as necessidades dos jovens que preferem desportos mais alternativos e que fomentassem a prática de desportoskate.jpg naqueles que não pretendendo ser nenhum Ronaldo ou outra estrela da bola preferem apenas divertir-se  com desportos mais alternativos.
Entretanto construíram-se dezenas de polidesportivos, o de Marzovelos até tem o nome do presidente, mas sem que se concretizassem as antigas promessas, e até o nome já parece despropositado passados quase 20 anos porque agora se costumam denominar “Parques Radicais” por englobarem diversas modalidades como o Skate, BMX, Escalada, Rappel, Slide...

Os anúncios da obra são renovados de 4 em 4 anos em período eleitoral e o espaço está pensado para o Fontelo há muito. Mas nem sempre o “penso, logo existo” é uma realidade, e como tal a gaveta na qual se encontra arrumado o projecto encontra-se fechada e provavelmente ninguém sabe da chave. Os jovens praticantes lá têm que se remediar com as rampas mais ou menos toscas e deterioradas (mas construídas com o empenho dos próprios) que se encontram no parque da cidade.
Está na hora de achar a chave do projecto para que de possa concretizar uma promessa antiga da Câmara Municipal adiada adiada consecutivamente há 2 décadas.
 
 
Dia 11 de Outubro, Vota Bloco de Esquerda
 
Festa Bloco de Esquerda em Penalva do Castelo PDF Imprimir e-mail
17-Set-2009
 
cartaz_450p.jpg
Ler mais...
 
Os anseios de Carolina Patrocínio PDF Imprimir e-mail
06-Set-2009

Carolina Patrocínio, mandatária do PS para a juventude, só come cerejas e uvas quando são descascadas pela empregada. Um exemplo que Sócrates quer dar a todos os jovens.

 
Sócrates e a Tempestade Perfeita PDF Imprimir e-mail
04-Ago-2009

 

No jantar de despedida do grupo parlamentar, Sócrates comparou esta legislatura a uma "Tempestade Perfeita". O Blocomotiva foi ver o filme e encontrou muitas semelhanças entre o rumo da governação do PS e o do barco conduzido por George Clooney.
 
Notícias do Fantástico – Folheto de jovens PDF Imprimir e-mail
04-Ago-2009
noticias_fantastico.jpgO Bloco acaba de publicar um folheto de jovens que tem o título “Notícias do Fantástico, tendo neste número: “Previsões do professor Socratanga”.

Acede aqui ao folheto.
 
A nova obsessão do PSD PDF Imprimir e-mail
02-Ago-2009

 

Nas legislativas que levaram Durão ao governo, ficou célebre o "discurso da tanga" que deu lugar à "obsessão do défice". Sete anos depois, Manuela Ferreira Leite quer repetir a receita e já encontrou a sua obsessão...

 
Legalization: Yes We Can PDF Imprimir e-mail
29-Jul-2009

 

Spot publicitário da NORML, para defender a legalização da marijuana e apelar a Obama para o problema que é a proibição. A NORML é uma das maiores e mais activas organizações mundiais que luta pela legalização da marijuana. Por cá, o único partido a propor a legalização continua a ser o Bloco de Esquerda.
 
Liberdade 2009 PDF Imprimir e-mail
28-Jun-2009

postal_acampamento_tenda-1.jpgPelo direito à imaginação e um mundo mais igualitário, os Jovens do Bloco de Esquerda promovem um encontro aberto a todos os jovens, de 17 a 21 de Julho, no Parque de Campismo "Ponte das Três Entradas", em Oliveira do Hospital. Festas, debates, workshops culturais, desportivos e artísticos, são alguns dos eventos que ocorrem neste espaço auto-gerido, contra as opressões e discriminações do quotidiano. Podes ver aqui o programa provisório.

Ana Drago, Luís Fazenda, Miguel Portas e Francisco Louçã marcam presença no acampamento para debater com os jovens temas que vão desde as eleições legislativas até à crise económica e o movimento estudantil. Do programa constam ainda diversos workshops, de dança, stencil, teatro do oprimido, massagens ou cozinha vegetariana. Racismo, feminismo, LGBT, drogas leves e precariedade são outros temas igualmente discutidos de forma aberta e descontraída.

A prática de jogos e desportos preenche os finais de tarde e as noites serão animadas com festas temáticas.

A inscrição no LIBERDADE2009 inclui a utilização do parque, o transporte organizado no primeiro e ultimo dias e a alimentação durante todo o acampamento.

 

Ler mais...
 
João Salaviza ganhou a Palma de Ouro para curtas-metragens no festival de Cannes - Vê o Fantasbloco PDF Imprimir e-mail
26-Mai-2009
João Salaviza ganhou a Palma de Ouro para curtas-metragens no festival de Cannes, com o seu filme "Arena".

João Salaviza montou a série Fantasbloco dos tempos de antena do Bloco de Esquerda para as europeias de 2009, que serão apresentados nesta Segunda feira à comunicação social.

O jovem realizador já tinha conquistado o prémio de Melhor Curta-Metragem Portuguesa no IndieLisboa'09.

O filme "Arena" é a segunda curta-metragem de João Salaviza que tem 25 anos e estuda cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema. Salaviza foi o único português a ter um filme em competição no festival de Cannes deste ano.

O filme "Arena" conta a história de um rapaz que está a cumprir pena em prisão domiciliária e que enfrenta o dilema de transgredir a lei para acertar contas com um grupo de miúdos marginais. Segundo a agência Lusa, João Salaviza diz que "Arena" é um filme sobre violência urbana e juvenil, sobre bairros problemáticos que são verdadeiras "bombas de relógio".

João Salaviza montou "Fantasbloco", uma série de três episódios que será emitida nos tempos de antena do Bloco de Esquerda na RTP2 e que é um trabalho de uma equipa de jovens profissionais do cinema: Manuel Pureza (realização), Bruno Cabral, João Salaviza e Vasco Viana, director de fotografia do filme "Arena".

Os tempos de antena do Bloco de Esquerda foram apresentados à comunicação social nesta Segunda feira.

Pode ver aqui os vídeos da série Fantasbloco:


O HOMEM QUE PERDEU O RIM

INTERROGATÓRIO A UM PRECÁRIO

TRATADO À NOSSA PORTA

 
"Facebloco" é o folheto da campanha para a juventude PDF Imprimir e-mail
21-Mai-2009
facebloco2.jpgA candidatura do Bloco às Europeias divulgou o material impresso para distribuição nos locais frequentados por jovens. Graficamente inspirado nas redes sociais mais populares, no Facebloco encontram-se as causas, os amigos, e mensagens de José Luís Peixoto, Zé Pedro, Joana Santos e Xana, entre outros. Leia aqui o folheto.
 
Liberdade 2009 PDF Imprimir e-mail
13-Mai-2009

acamp2.jpgContra o cinzentismo das vidas usurpadas, reclamamos o direito à liberdade, à vida, à imaginação. Festejamos a revolta contra todas as opressões. Conversamos, debatemos e ensaiamos a construção de um mundo mais justo, mais igualitário, mais nosso. Num espaço onde impera a auto-gestão, a democracia e a solidariedade, criamos formas de activismo contra as opressões e discriminações que sofremos diariamente.

Ler mais...
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 | Seguinte > Final >>

Resultados 27 - 39 de 72
© 2024 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.