Home arrow Notícias arrow Bloco de Esquerda dá exemplo em visita à instalação de homenagem a Aristides de Sousa Mendes
Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

Bloco de Esquerda dá exemplo em visita à instalação de homenagem a Aristides de Sousa Mendes PDF Imprimir e-mail
11-Jul-2013
cm_passal.jpg 
"Catarina Martins, coordenadora e deputada do Bloco de Esquerda (BE), foi, até ao momento, a única figura política nacional a deslocar-se a Cabanas de Viriato para visita à instalação/exposição do arquitecto norte-americano Eric Moed depois da sua inauguração no passado dia 20 de Junho, altura em que o próprio embaixador de Israel em Portugal, Ehud Gol, manifestou vergonha por nenhum representante do governo ter marcado presença naquela cerimónia, além da directora regional da Cultura do Centro.
A visita aconteceu ontem, 09 de Julho, no âmbito de uma deslocação ao distrito de Viseu, fazendo-se Catarina Martins acompanhar por Pedro Soares, da Comissão Política do BE, Carlos Couto, da Mesa Nacional do BE, Carla Mendes e Clara Alexandre, da Comissão Coordenadora Distrital de Viseu do BE, e mais quatro elementos da estrutura distrital do Partido.
Depois de ter estado em Tondela, ao início da tarde, reunida com a direcção da Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT), a coordenadora do BE chegou a Cabanas de Viriato pelas 17h00, onde foi recebida por Luís Fidalgo, membro da administração da Fundação Aristides de Sousa Mendes, junto do qual se inteirou dos novos desenvolvimentos relativos à recuperação da Casa do Passal, que foi residência familiar do cônsul Aristides de Sousa Mendes.
De salientar que esta já é a segunda visita de Catarina Martins e do BE à Casa do Passal, tendo a primeira dado origem, em 2010, a várias perguntas ao governo acerca do atraso no processo da passagem daquele edifício a monumento nacional, pressionando essa classificação, a qual viria a verificar-se em Março de 2011. Conforme Catarina Martins disse agora a esta reportagem, “o Bloco de Esquerda sempre se manifestou preocupado com o processo da Casa do Passal e também com a sua recuperação, que urge solucionar em face do estado degradante do edifício, sendo esta visita mais uma forma de se inteirar dos desenvolvimentos relativos a um projecto tão importante no que respeita a cultura, património, memória e cidadania”.
“É uma dor de alma”! – lamentou a coordenadora do BE ao aperceber-se do adiantado estado de ruína de “um símbolo do melhor que há na nossa história, que nos deve orgulhar como enorme símbolo de humanidade e coragem”. Inconformada com o desprezo a que a Casa do Passal tem estado votada, Catarina Martins apontou que a requalificação criaria desde logo, a curto prazo, postos de trabalho em áreas qualificadas, e atrairia, a média prazo, turismo nacional e internacional, quer religioso quer pedagógico. A juntar a isso, a longo prazo, seria um pólo de desenvolvimento regional, e até nacional, com ligação à Universidade de Coimbra.
“Só um povo que se conhece pode saber para onde se vai” – comentou Catarina Martins, frisando, no entanto, que “é típico do colonialismo não investir em projectos destes, tão essenciais, e isso é andar para trás”. Deixou a garantia de que vai diligenciar, junto da DRCC e da CCDRC, em que ponto está a aprovação do projecto da Casa do Passal, exigindo que a promessa da requalificação se concretize rapidamente.
Depois de visitar a exposição (mini-museu) de Eric Moed, expressou assim a sua impressão: “Estar perante imagens que atestam a realidade do acto de Aristides de Sousa Mendes é comovente”. Completou: ”A instalação permite esse confronto com aquilo que Aristides de Sousa Mendes fez; há uma compreensão emocional para além do racional”.
Antes de partir para a terceira iniciativa da sua visita ao distrito de Viseu, nas Termas de São Pedro do Sul, Catarina Martins e seus acompanhantes foram presenteados com lembranças da Fundação Aristides de Sousa Mendes, entregues por Luís Fidalgo na sede provisória daquela fundação."
Por: Lino Dias em Farol da Nossa Terra   
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
© 2024 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.