Home arrow Notícias arrow Centro Histórico esconde muitos casos de pobreza envergonhada
Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

Centro Histórico esconde muitos casos de pobreza envergonhada PDF Imprimir e-mail
19-Nov-2008
se_viseu.jpg"Estudantes da Escola Superior de Educação de Viseu estão a levar a cabo, no âmbito de um estágio na Junta de Santa Maria, um levantamento sócio-económico da freguesia viseense. As jovens começaram no passado mês de Outubro, o contacto com a população, mas já chegaram à conclusão de que há muitos casos de pobreza envergonhada, no Centro Histórico da cidade.

A Junta de Santa Maria está a realizar, com a ajuda de seis estagiária da Escola Superior de Educação de Viseu, um levantamento que visa descobrir em que condições estão a viver os munícipes da freguesia, especialmente os moradores do Centro Histórico.
As jovens, estudantes do 3.º ano do curso de Educação Social, andam, desde o passado mês de Outubro, de porta em porta, a contactar as pessoas. O levantamento só deverá estar concluído em Janeiro, mas já é possível dizer que há muitos casos de pobreza e de idosos que vivem sem condições mínimas de habitabilidade.

Autarca elogia
trabalho das alunas

O presidente da Junta, Manuel Lameira, elogia o trabalho levado a cabo pelas estudantes, sublinhando que tinha consciência de haver muitos casos sociais no Centro Histórico, devido à desertificação e ao facto de um elevado número das casas existentes, estarem em avançado estado de degradação.
"Já tínhamos 30 famílias assinaladas, mas o problema é maior", explica, acrescentando que, dentro dos possíveis, tudo fará para melhorar a situação dos munícipes, nomeadamente nos casos mais graves. "Há uma senhora que nem uma cozinha tem na sua casa e estamos a tentar arranjar-lhe outra residência, através da Câmara", exemplifica.
O autarca refere, ainda, que o simples contacto com as jovens já ajuda a quebrar o isolamento em que vivem muitos dos idosos. "Para nós, trata-se de um trabalho que nos deixa a pensar, tendo em conta a muita pobreza que encontramos. Mas, é muito gratificante quando conseguimos ajudar as pessoas em dificuldade", explica Catarina Costa, em nome do grupo.
Carina Gonçalves refere que a ideia é identificar os casos mais graves e, depois, dar apoio a essas famílias. "O nosso trabalho é mostrar às pessoas o que podem fazer para melhorarem a sua situação actual", conclui.l  "

in Diario de Viseu, ed. de Terça-feira, 18 de Novembro 2008 

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
© 2024 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.