Home arrow Notícias arrow Condenados por pintarem mural
Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

Condenados por pintarem mural PDF Imprimir e-mail
19-Nov-2008
"Dois jovens militantes comunistas que pintaram um mural político, onde anunciavam o congresso da estrutura partidária em 2006, num viaduto da cidade de Viseu foram condenados, na terça-feira, em Tribunal, a uma pena de multa de 350 euros pelo crime de dano simples. Os dois militantes da Juventude Comunista Portuguesa (JCP) vão ter ainda que pagar uma indemnização de 102 euros à Câmara de Viseu referentes às despesas que a autarquia teve para eliminar as pinturas da parede. Os jovens saíram absolvidos do pedido de indemnização cível, no montante de 200 euros.

Luís e Catarina, de 25 e 29 anos, foram detectados às 23h10 de 11 de Abril de 2006 pela PSP de Viseu a pintar uma parede do viaduto da circunvalação, junto à Universidade Católica, tendo a Câmara de Viseu, apresentado queixa.

O Tribunal considerou provados todos os factos da acusação, nomeadamente o de que "a liberdade de expressão não é um direito absoluto".

Segundo a juíza, as autarquias destinam locais para o efeito, que não era o caso do viaduto, sendo também a elas que cabe decidir a altura em que as pinturas são removidas. "O exercício dos nossos direitos termina quando começam os direitos dos outros, afirmou, dirigindo-se a Luís Barata (Catarina não esteve presente por se encontrar em final de gravidez).

Recurso. A advogada e ex-deputada do PCP Odete Santos, que defendeu os dois jovens, disse que a decisão do Tribunal não a surpreendeu e anunciou que vai recorrer.

"Foi uma péssima interpretação da lei, foi um desconhecimento da jurisprudência muito rica que há", frisou, lembrando que há um acórdão do Tribunal Constitucional de 1995 que concluiu que o facto de a lei delimitar os locais reservados, "não queria dizer que não pudesse ser feito fora desses locais".

Sobre a sua posição política acerca deste caso, a antiga deputada comunista disse que "o concelho de Viseu é o único onde neste país se condenam pessoas por fazer inscrições murais. Se for para o Sul, onde a CDU tem a maioria nas câmaras, não encontra nenhuma perseguição assim. O que eu quero dizer é que, onde as câmaras são geridas por gente democrata as regras que se cumprem são as regras da democracia", sublinhou.

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas retorquiu que se "passaria a mesma coisa se fossem dois militantes da JSD" a pintar um mural, tanto mais que só soube do caso há duas semanas. "
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
© 2024 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.