Home arrow Opinião arrow “É TUDO GENTE SÉRIA!”
Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

“É TUDO GENTE SÉRIA!” PDF Imprimir e-mail
09-Dez-2008

carlosvieira.jpgOs bancos são mais perigosos para as liberdades do que os exércitos. Se o povo lhes der o controlo da sua moeda será privado de tudo. Até os seus filhos acordarem sem-abrigo.”

Thomas Jefferson, presidente dos EUA, 1802

Diariamente a comunicação social vai dando conta de mais desenvolvimentos do caso do Banco Português de Negócios com ramificações que chegam à nossa região, já que o BPN tinha como um dos principais accionistas um conhecido empresário de Tondela, ligado ao PSD, e é proprietário de uma empresa concessionária automóvel, em Viseu, a mais antiga do país, e das caves de vinho da Murganheira, o que naturalmente tem provocado alguma angústia e apreensão nos trabalhadores destas empresas. O próprio Dias Loureiro é de Aguiar da Beira, onde o BPN tem um balcão na casa que foi do pai do ex-ministro de Cavaco, situada precisamente no Largo Dr. Manuel Dias Loureiro.

Se até o Vaticano teve um banco que esteve envolvido num enorme escândalo, com falências e ligações duvidosas, não se percebe a admiração de muita gente ao constatar que o BPN mais parecia o Banco do PSD. Mas, claro, nem o Papa nem Cavaco tiveram nada a ver com isso. Com efeito, para além de José Oliveira e Costa, ex-Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais dos governos de Cavaco Silva (que o jornal Independente denunciou ter perdoado, nesse cargo, dívidas fiscais a empresas), o primeiro a ser preso, podemos encontrar ainda entre os ex-gestores do BPN, Dias Loureiro, ex-ministro da Administração Interna de Cavaco, Daniel Sanches, ex-ministro da Administração Interna de Santana Lopes, Rui Machete, presidente da mesa do Congresso do PSD, Fernando Aguiar Branco, pai do ex-ministro da Justiça de Santana Lopes, Lencastre Bernardo, ex-Director do SEF e Arlindo de Carvalho, ex-ministro da Saúde de Cavaco Silva. O Dário de Notícias revela hoje mesmo que também no PSD-Madeira há ligações com o BPN, nomeadamente, Jaime Ramos, líder do grupo parlamentar do PSD e Sílvio Santos, ex-deputado do PSD e accionista do grupo que terão sido parceiros em negócios em Cabo Verde.

Curioso será recordar o caso SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal): Dias Loureiro era administrador não executivo do Grupo Sociedade Lusa de Negócios (SLN), ligada ao BPN, quando Daniel Sanches, seu amigo pessoal e ministro do governo de Santana Lopes, adjudicou aquele sistema de comunicações, três dias após a derrota do PSD nas legislativas de 2005, logo, num governo de gestão, a um consórcio, liderado pela SLN, para o qual trabalhou antes e depois de ser ministro. Os administradores da SLN e do consórcio foram constituídos arguidos por suspeita de tráfico de influências, mas depois de três anos de investigação, o procurador responsável pelo inquérito mandou arquivar o processo, sem ter ouvido testemunhas nem arguidos, incluindo Daniel Sanches (também ele procurador-geral adjunto em licença de longa duração desde 2001) que não chegou sequer a ser constituído arguido.

Depois do escândalo do BCP ter passado impune, é inadmissível que o Banco de Portugal tenha falhado na supervisão do BPN, com investigações jornalísticas a denunciar irregularidades desde 2002. Patética foi a prestação televisiva de Dias Loureiro, a cair em contradições e a ser desmentido pelo vice-presidente do Banco de Portugal. Como é que um homem que foi ao paraíso fiscal de Porto Rico com Oliveira e Costa comprar duas empresas, uma falida e outra sem actividade, sem que essa transacção clandestina apareça nas contas do banco, pode continuar a ser conselheiro de Estado, para onde foi convidado por Cavaco Silva?

Esperemos que Oliveira e Costa não seja o Vale e Azevedo, ou seja, o “pião das nicas” deste caso, ficando todos os outros responsáveis impunes.

Texto de Carlos Vieira, in jornal Via Rápida de 27.11.2008

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Destaque
bannercp11.jpg
Gui Direitos Estudante
brochuraestudantes.jpg
virus_12.jpg
Sites do Bloco

be_esq.jpg
grupo_parlamentar_copy.png
be_sitebe.jpg
 beinternacional.jpg
videos_parlamento.jpg 
videos_campanha.jpg
livraria_online_copy_copy.gif

be_ecoblog.jpg

Bloco no FacebookBloco no MySpace

 Bloco no TwitterBloco no Youtube

 Bloco no hi5Bloco no Flickr

Online
© 2024 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.