Home arrow Notícias arrow Citroën volta a suspender actividade
Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

Citroën volta a suspender actividade PDF Imprimir e-mail
26-Jan-2009
citroenmangualde.jpgA actividade da fábrica Peugeot - Citroën, em Mangualde, vai ser suspensa, desde hoje, dia 23 até dia 30 de Janeiro. De acordo com um comunicado entregue aos funcionários da empresa, os dias de suspensão serão contabilizados para a bolsa de horas.

 

Já no final de 2008, no mês de Dezembro, a empresa tinha optado por interromper a actividade durante cerca de 20 dias, aproveitando o período de férias do Natal. A quebra de encomendas é a razão apontada pelos responsáveies da empresa para a suspensão da produção.

Ainda de acordo com o comunicado entregue aos funcionários, a fábrica terá uma nova paragem em Fevererio, nos dias 2, 3 e 23, bem como de 2 a 6 de Março. A suspensão, nos meses de fevereiro e Março, irá contar como dias de férias.

Os trabalhadores receiam o futuro da fábrica do Grupo PSA que decidiu não renovar, até Março de 2009, 400 contratos de trabalhadores temporários e contratados a prazo. O grupo francês emprega, no centro de produção de Mangualde 1400 trabalhadores.

Surpreendido com a notícia, o ministro da Economia, Manuel Pinho, afirmou, à entrada de uma reunião ministerial dos 27 sobre a crise no sector automóvel, que o despedimento de 400 trabalhadores "significa uma parte pequena, significa um terço da fábrica de Mangualde".

A redução do número de operários conduz à eliminação de um dos turnos, passando a empresa a laborar apenas com dois turnos.

Contudo, o número de despedimentos pode ascender aos 600 funcionários. O responsável pela comissão de trabalhadores, Jorge Abreu, receia que, para além dos funcionários temporários sejam também dispensados trabalhadores efectivos.

Na semana passada, os operários contratados à hora reuniram-se com a Vedior, empresa de trabalho temporário, que revelou que a grande maioria dos 200 temporários vai ser dispensada.

Os operários mostram-se preocupados "com a incerteza que se vive dentro da empresa" e temem que os "direitos laborais não sejam protegidos". A comissão de trabalhadores da fábrica pediu a intervenção da Autoridade para as Condições de Trabalho.

O autarca de Mangualde, Soares Marques, acredita que a não renovação de 400 contratos trará um impacto negativo para o concelho de Mangualde e para os concelhos vizinhos. O presidente teme que o pequeno comércio, as médias superfícies e os transportes internacionais sejam afectados.

in Jornal do Centro ed. 358, 23 de Janeiro de 2009
          

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
© 2024 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.