Home arrow Opinião arrow O dia Internacional da Mulher e a agenda feminista
Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

O dia Internacional da Mulher e a agenda feminista PDF Imprimir e-mail
17-Mar-2010

Opinião
Texto de Maria da Graça M. Pinto 

 mulher.jpegNa semana que agora finda, cumpriu-se mais um 8 de Março, dia Internacional da Mulher.
Foi por iniciativa da II Internacional Socialista, reunida em Congresso  em  1911,  que neste dia se passou a  celebrar a luta contra as desigualdades com base no género. O objectivo foi  prestar homenagem às mulheres de todo o Mundo que lutavam pelos seus direitos, com particular destaque para as americanas que, a 8 de Março de 1857  e de 1909, tinham desenvolvido grandiosas jornadas de luta nas fábricas e nas ruas.


Nos finais do século dezanove, início do século vinte, as mulheres lutavam pela diminuição do horário de trabalho, sendo que, posteriormente, a estas causas, se  juntaram a luta pela paz e pela democracia..
Infelizmente , na primeira década do século vinte e um , as mulheres  continuam  longe de ter conquistado  a igualdade de direitos em todo o Mundo e o Dia Internacional da Mulher,  continua a  lembrar-nos a importância da  solidariedade e   da luta.
Mesmo na Europa, onde se deram importantes passos na direcção da igualdade de direitos, persistem  sinais preocupantes de discriminação com base no género.    
No caso  de Portugal , os dados  falam por si.
As mulheres  constituem a maior fatia dos desempregados (63%) percentagem  das mais elevadas da Europa. Esta  situação verifica-se tanto na procura do primeiro emprego como na procura de novo emprego.
 Quando olhamos para os salários em Portugal verificamos que elas recebem menos 18,7% do que os homens.
No que se refere  ao exercício de cargos políticos, as desigualdades tornam-se evidentes. No Governo elas são 10 em 55; no Conselho de Estado 1 em 18; na AR 68 em 230; na presidência das Autarquias 21 em 308. No que respeita à Administração Pública são apenas 28,9% nos cargos de topo, ao passo que nos níveis inferiores são a esmagadora maioria.
Hoje,  em   tempos de globalização neoliberal e de crises, também  elas globais  ,  as manifestações de luta e solidariedade assumem um carácter cada vez mais planetário, como é o caso da Marcha Mundial das Mulheres,  grande  torrente de vontades  que, em todo o Globo   a uma só voz, afirmam  a disposição de se baterem por mais justiça e igualdade de direitos .
Enquanto persistir discriminação com base no género, a agenda feminista continuará  a estar na ordem do dia!
 
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Destaque
bannercp11.jpg
Gui Direitos Estudante
brochuraestudantes.jpg
virus_12.jpg
Sites do Bloco

be_esq.jpg
grupo_parlamentar_copy.png
be_sitebe.jpg
 beinternacional.jpg
videos_parlamento.jpg 
videos_campanha.jpg
livraria_online_copy_copy.gif

be_ecoblog.jpg

Bloco no FacebookBloco no MySpace

 Bloco no TwitterBloco no Youtube

 Bloco no hi5Bloco no Flickr

Online
© 2024 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.