Home arrow Notícias arrow BE questiona governo sobre postes de Alta Tensão no Douro Património Mundial
Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

BE questiona governo sobre postes de Alta Tensão no Douro Património Mundial PDF Imprimir e-mail
21-Jun-2010
qta6.jpgO Bloco de Esquerda (BE) anunciou hoje que vai questionar os ministérios da Economia e Ambiente  sobre a instalação de postes de Alta Tensão no Douro Património Mundial à revelia dos proprietários dos terrenos.

No decorrer de uma visita de trabalho ao Alto Douro Vinhateiro, os deputados Rita Calvário e Pedro Soares foram ver os terrenos da Sociedade Vitivinícola da Quinta de Santa Eufémia, em Lamego, onde começaram a surgir postes de Alta Tensão.

Rita Calvário afirmou à Agência Lusa que o BE vai questionar os ministérios da Economia e do Ambiente sobre esta instalação que considera que está a ser “feita à revelia da lei”.


A deputada acusa a Rede Eléctrica Nacional (REN) de “estar a usar o truque de dividir os troços da linha de Alta e Muito Alta Tensão para ter dispensa da avaliação de impacte ambiental”.

Só quando ultrapassam os sete quilómetros é que é necessário proceder a uma avaliação de impacte ambiental para a instalação destas linhas.

A deputada diz que, apesar de o total do traçado ter “entre 13 a 15 quilómetros”, este foi divido em “vários troços”.

“E estão simplesmente a instalar os postes e a linha sem ter autorização dos proprietários, arrasando vinhas e isto numa paisagem protegida e que é património da humanidade. Isto vai desvirtuar completamente esta região”, salientou.

Rita Calvário classificou esta obra como “inaceitável” e denunciou a “atitude de arrogância e prepotência por parte da REN, com a cumplicidade do Governo.

A deputada referiu ainda que o BE vai também apresentar uma iniciativa com vista ao estudo de uma “alternativa de traçado para esta linha que seja sujeita a avaliação de impacte ambiental como manda a lei”.

A Quinta de Santa Eufémia possui 50 hectares e para além da produção de vinhos do Douro e Porto, possui ainda uma unidade de turismo.


*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Fonte Lusa/ Jornal I
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
© 2024 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.