|
Car@ leit@r esta é uma
secção sua.
Uma secção onde serão
publicadas as opiniões
que nos enviarem com
esse fim.
Os textos deverão ser
enviados para o e-mail:
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
Não podemos publicar
textos não assinados
ou insultuosos.
|
Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça
|

|
Bloco quer apoios para produtores de maçã |
|
|
|
22-Jun-2010 |
Em declarações no final de uma reunião com o presidente da autarquia e produtores, Pedro Soares, deputado do Bloco e presidente da Comissão Parlamentar da Agricultura e Pescas, referiu que se prevê "uma quebra de produção de cerca de 15 por cento da maçã, o principal produto da região, e também de outros produtos agrícolas".
"Se considerarmos que na região é produzida cerca de metade da maçã produzida no país, percebemos que se não houver alguma forma de apoio a estes agricultores para que enfrentem o problema, que o seguro não resolve totalmente, teremos um aumento do preço da maçã no mercado", considerou o deputado.
Neste âmbito, disse que vai alertar o ministro da Agricultura para a necessidade de tomar medidas, lembrando que em situação idêntica vivida no Oeste "o ministério abriu uma linha de apoio específica, com a possibilidade de linha de crédito de juro bonificado para haver reconstrução das infra-estruturas".
Uma medida que Pedro Soares considera ser importante também neste caso, "no sentido de permitir que os produtores de maçã e os produtores agrícolas desta região possam na próxima colheita estar em condições de a renovar e não haver uma quebra de rendimento".
O deputado do BE ouviu lamentos de produtores sobre o facto de o seguro apenas cobrir 30 toneladas de maçã por hectare, quando muitos produzem cerca de 45 toneladas.
Lembrando que há um grupo de trabalho do ministério neste momento a analisar esta questão, considerou que a intempérie de Moimenta da Beira "exemplifica bem a necessidade que há que manter o seguro em boas condições".
Pedro Soares frisou que a agricultura "não pode ser encarada como uma actividade de alto risco, que não tem qualquer rede de suporte, mas sim uma actividade económica relevante", frisando que Portugal importa cerca de quatro mil milhões de euros de produtos agrícolas.
O autarca local diz que num levantamento provisório aponta que foi afectada uma área de 150 hectares em Paraduça, Sarzedo, Arcas e Sever, "que corresponde a 15 por cento da produção do concelho", sendo que algumas noticias falam em mais de 50%.
O autarca referiu que "há alguns produtores que viram a sua produção completamente destruída",
Segundo o autarca, são produzidas "100 mil toneladas de maçã por ano num conjunto de municípios cujo centro é Moimenta da Beira, o que corresponde a 50 por cento da produção do país"
|
|
|
|
|