Home arrow SCUT's arrow PS E PSD ÀS CANELADAS PARA ESCONDER AS MÃOS DADAS
Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

PS E PSD ÀS CANELADAS PARA ESCONDER AS MÃOS DADAS PDF Imprimir e-mail
22-Set-2010
Opinião
Texto de Carlos Vieira e Castro


carlosvieira.jpgNão sei se os leitores ouviram o noticiário da Rádio Noar  ontem, dia 15, com  Almeida Henriques e José Junqueiro num duelo palavreiro acerca das portagens nas SCUTs A25 e A24, cada um a atribuir ao outro a culpa por uma decisão que vai penalizar as populações do distrito que elegeu ambos para o Parlamento. O deputado do PSD argumentou que “quem governa é o PS” e que “quem criou as portagens foi o governo do PS (de que Junqueiro faz parte) pelo que deve ser o PS a assumir toda a responsabilidade. Por seu lado, Junqueiro defendeu-se lembrando que foi o PSD a exigir portagens em todas as SCUTs, mesmo naquelas que o PS queria isentar em virtude do baixo rendimento “per capita” das populações ser inferior à média nacional, como é o caso da nossa região, e que “Almeida Henriques se limitou a abanar com a cabeça e com a orelhas” (que elegante este secretário de Estado!)
Acusam-se mutuamente de mentirosos e, neste ponto,  ambos têm carradas de razão.
É evidente que foi o governo do PS a decidir portajar as SCUTs, mas a verdade é que,  face à proposta inicial do governo de isentar 46 concelhos, segundo o critério do rendimento “per capita” inferior à média nacional (deixando de fora concelhos como S. Pedro do Sul, Arouca e Armamar apenas por não serem atravessados pela A25 e pela A24, muito embora as respectivas populações as utilizem), o PSD exigiu a universalidade da cobrança das portagens, limitando-se a propor descontos e isenções às populações e empresas de regiões onde não houvesse alternativas às auto-estradas SCUT. Ora, não havendo alternativas, como não há na A25 e na A24,  o que seria justo é que não houvesse cobrança de portagens e não a mera concessão de descontos e isenções temporárias aos residentes e empresas com sede na região.  Aliás, foi exactamente isso que o Bloco de Esquerda defendeu numa moção que apresentou na última sessão da Assembleia Municipal de Viseu (AMV), em 18 de Junho, e que o PSD e o CDS reprovaram, com a abstenção do PS. O PSD justificou o voto contra a moção onde defendi a oposição da Assembleia Municipal à introdução de portagens na SCUT A24 e A25, argumentando defender o princípio do utilizador-pagador, pelo que fez aprovar uma moção onde apenas se falava de “discriminação positiva” para residentes e empresas sedeados na região. Então, as empresas e os trabalhadores oriundos de outros concelhos já têm de pagar portagem, apesar de não haver alternativas às SCUT?
Em 2004, a AMV aprovou uma moção contra as portagens que o governo do PSD/CDS queria introduzir nas SCUT e tanto a AIRV - Associação Empresarial da Região de Viseu, como o presidente da Comissão de Turismo da Serra da Estrela, manifestaram-se contra, exactamente porque isso iria prejudicar a economia (empresas, turismo, trabalhadores)  e o desenvolvimento desta região do interior.
Se é certo que o governo do PS tem saltado de trapalhada em trapalhada, nesta matéria, a verdade é que o PSD também não tem apresentado alternativas claras. Aliás, a falta de ideias claras do PSD para o país vê-se nas  propostas trapalhonas de revisão constitucional, que nem merecem concordância de Cavaco Silva ou de Marcelo Rebelo de Sousa e que só têm como objectivo atacar direitos dos trabalhadores e o que resta do Estado Social que Sócrates também tem socavado. 
O próprio Pedro Passos Coelho, presidente da Assembleia Municipal de Vila Real, votou contra uma moção, aprovada com votos de todos os partidos, a repudiar o pagamento de portagens na A24, por ser contra as isenções para residentes, admitindo apenas o “pagamento diferenciado”. No entanto,  quem leu o artigo de Almeida Henriques “PS aprova portagens na A25 e A24” , pode até pensar que o PSD está contra as portagens, em clara oposição ao governo, quando, na realidade, estão todos de acordo em nos ir aos bolsos. É verdade que o PS prometeu que não iria portajar as SCUT se ganhasse as eleições, e não cumpriu. Mas o governo do PSD/CDS também pretendeu fazer o mesmo em 2004, o que levou a um protesto que entupiu o IP5 com uma marcha lenta de dezenas de camiões TIR e automobilistas que fizeram o trajecto de Mangualde a Viseu  (ida e volta) a 10 km/hora, ou seja 4 horas de viagem para percorrer 46 quilómetros.
Parece que também hoje não nos resta outro caminho que não o da luta. Contra direitos fundamentais como o de circulação não se justificaria a desobediência civil?
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
© 2024 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.