Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

“OS DONOS DE PORTUGAL” E OS SEUS LACAIOS PDF Imprimir e-mail
06-Dez-2010

Opinião
Texto de Carlos Vieira e Castro

141010_donos.jpgNa passada quinta-feira, foi a votos na Assembleia da República o projecto-lei do PCP sobre a tributação da antecipação dos dividendos em 21, 5%, a taxa prevista no Orçamento de Estado para 2011, a que algumas grandes empresas, como a PT, a Portucel e a Jerónimo Martins pretenderam fugir, antecipando para este ano a distribuição das mais-valias mobiliárias resultantes de operações bolsistas, que no caso da PT, com a venda da brasileira VIVO à espanhola Telefónica, lhe permitirá  não pagar cerca de 1.100 milhões de euros de imposto. Face à intenção manifestada por alguns deputados do PS de votar a favor, o líder parlamentar, Francisco Assis, ameaçou demitir-se se não fosse respeitada a disciplina de voto. Ainda assim, Defensor de Moura votou a favor, os independentes Miguel Vale de Almeida e João Galamba abstiveram-se e, dos que votaram a favor, 13 apresentaram declaração de voto. Eis um extracto significativo da declaração de voto de António José Seguro: “Desistir da tributação de um imposto extraordinário sobre os  dividendos antecipados é contribuir para aumentar as desigualdades sociais, num país que, já por si, apresenta um enorme fosso entre os mais ricos e os mais  pobres. O que ficou decidido não corresponde à matriz do PS”.
    As bancadas do PSD e do CDS votaram ao lado do governo, com dois deputados do PSD a apresentarem declarações de voto, para acalmar consciências.
Dado que a matriz da direita é estar ao lado dos mais ricos e poderosos, também não me surpreendeu que PSD e CDS se tenham juntado ao PS de Sócrates e Assis para chumbar o projecto-lei do Bloco de Esquerda sobre a tributação, à taxa de 21,5%, das mais valias bolsistas aplicável a entidades colectivas em sede de IRC e da eliminação de benefícios fiscais dos Fundos de Investimento Mobiliário, das Sociedades Gestoras de Participações Sociais e das sociedades e investidores de Capital de Risco, assim como das entidades e pessoas singulares não-residentes. A proposta do Bloco, recuperando uma recomendação da Direcção Geral de Contribuições e Impostos de 1990, introduzia o conceito de “direcção efectiva em território português”, para prevenir que qualquer empresa financeira mudasse a sede para outro país para fugir ao fisco, ainda que o essencial da sua actividade se desenvolvesse em Portugal.
Já vai sendo tempo de os eleitores e, em particular os do distrito de Viseu, fazerem contas à utilidade de eleger deputados como os que no Parlamento se comportam como lacaios do poder económico.
A propósito, teve lugar na Livraria Bertrand, no Palácio de Gelo, em Viseu, no dia 27 de Novembro, a apresentação do livro “Os donos de Portugal – Cem anos de poder económico (1910-2010)”, escrito por Jorge Costa, Luís Fazenda, Cecília Honório, Francisco Louçã e Fernando Rosas. Foi este último, professor catedrático e estudioso da História de Portugal no século XX, que no mês passado se fez substituir por Jorge Costa, no grupo parlamentar do Bloco de Esquerda, para se dedicar em exclusivo à vida académica,  que veio fazer a apresentação do livro. O poder político, diz o historiador, tem sido dominado, nos últimos cem anos, por grandes grupos económico-financeiros, propriedade de famílias que se cruzam pelo matrimónio ou por cruzamentos de capital, e esta interpenetração das famílias faz com que, na prática, o poder económico esteja nas mãos de um mesmo clã. As famílias  Mello, Ulrich, Espírito Santo, Roquette, Pinto Basto, Champalimaud, Burnay, Van Zeller,  e outros, foram casando-se entre elas e, acumulando capital e riquezas e beneficiando da protecção e das rendas do Estado, chegaram ao domínio de um terço do produto do país,  aumentando as desigualdades entre ricos e pobres até ao escândalo actual.
É esta grande família, ou clã, que domina o poder político e assegura a sacrossanta estabilidade, isto é, a desigualdade social, com o neo-rotativismo entre PS e PSD, com o CDS aliando-se ora a um, ora a outro, na babugem do poder.
Para aumentar a ilusão de democracia e assegurar a fidelidade canina dos partidos do “arco do poder”, a “família” permite a ascensão social dos “boys” e “girls” que dêem boas provas nas “jotas” e respectivos partidos; esses terão direito ao seu torrão de açúcar e poderão chegar às administrações das empresas do clã.
Significativo é o facto, revelado no livro,  de 1 em cada 5 dos ministros e dos secretários de Estado que tomaram todas as decisões sobre economia em 30 anos, ter passado pelo BCP e 1 em cada 10 pelo BES.
O livro “Os donos de Portugal” será uma boa prenda de Natal para quem tenha interesse em compreender o que torna esta crise, europeia e global, tão peculiar no nosso país, onde 12% da população activa, ou seja, mais de 500 mil trabalhadores estão em risco de pobreza; um quarto dos menores de 18 anos já está mesmo em situação de pobreza; e se o total dos pobres não ultrapassa os 20% da população é porque cerca de metade dos 600 mil desempregados ainda recebe subsídio de desemprego, o Rendimento Social de Inserção e outras transferências sociais do Estado, que, não sendo “airbags” seguros e suficientes, servem de lenitivo para a fome e a miséria crescentes.
É tempo de exigirmos mais justiça social e fiscal para que não sejam só os pobres a pagar a crise.

Carlos Vieira e Castro
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Destaque
bannercp11.jpg
Gui Direitos Estudante
brochuraestudantes.jpg
virus_12.jpg
Sites do Bloco

be_esq.jpg
grupo_parlamentar_copy.png
be_sitebe.jpg
 beinternacional.jpg
videos_parlamento.jpg 
videos_campanha.jpg
livraria_online_copy_copy.gif

be_ecoblog.jpg

Bloco no FacebookBloco no MySpace

 Bloco no TwitterBloco no Youtube

 Bloco no hi5Bloco no Flickr

Online
© 2024 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.