Home arrow Opinião arrow Cavaco contra Cavaco: A Trapalhada do BPN soma e segue
Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

Cavaco contra Cavaco: A Trapalhada do BPN soma e segue PDF Imprimir e-mail
10-Jan-2011
Opinião
Texto de Maria da Graça M. Pinto
 
bpn_cavaco.pngLi  num órgão de imprensa nacional que o  maior adversário do candidato à presidência da república Cavaco Silva está a ser  o próprio Cavaco Silva. É verdade! Cavaco  dificilmente sairá incólume da polémica em torno do BPN.
 Apesar de ter negado à TVI24 ter comprado ou vendido algo do BPN, a verdade é que  105.379 acções compradas  em 2001 à SLN proprietária do BPN  a um euro  foram  vendidas   a este banco em Novembro de 2003, com um ganho de  147 mil  euros.
A operação com as acções de Cavaco tem um formato semelhante à de outras: .o BPN actuava por forma a  distribuir dinheiro por um conjunto de negócios e personalidades, escondendo lucros e prejuízos, fazendo-os circular por  off-shores e pelo fictício Banco Insular.
 Entretanto,  alguns dos principais responsáveis pela gestão fraudulenta do BPN  continuam a merecer   a   confiança política  de Cavaco integrando, inclusive, a   comissão de honra  da sua candidatura, facto que parece confirmar  a hipótese já avançada  de  ter havido neste negócio  um favor contratual de Dias Loureiro ou de Oliveira e Costa, seus ex-ministro e ex-secretário de Estado .
 O colapso financeiro do BPN tem  acarretado sacrifícios aos portugueses que com os seus impostos pagaram os custos da nacionalização desta instituição bancária.  Contrastando com a benevolência face aos  ex-accionistas  que  não foram responsabilizados financeiramente pelo saldo negativo do BPN, foi exigido ao povo português que,  pagasse este verdadeiro regabofe financeiro,
No início de 2011 o governo prepara –se para injectar  mais 500 milhões de euros neste banco,  valor que permitiria impedir grande parte das medidas de austeridade aprovadas no último Orçamento do Estado, como os  cortes nas prestações sociais, salários e reformas.
 Não ouvimos até agora uma única palavra de Cavaco Silva sobre o ónus que o descalabro financeiro do B.P.N. representou para o povo português. E  a  postura de  vitimização por parte do presidente da república , a nosso ver, não  é mais do  que uma tentativa de lançar uma cortina de fumo sobre as suas relações com os principais responsáveis pelo descalabro financeiro neste banco.
Cavaco não é um cidadão qualquer, é o actual presidente da República e candidata-se  a um novo mandato . A sua postura neste processo transforma-o, de facto, no seu principal adversário.
 
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Destaque
bannercp11.jpg
Gui Direitos Estudante
brochuraestudantes.jpg
virus_12.jpg
Sites do Bloco

be_esq.jpg
grupo_parlamentar_copy.png
be_sitebe.jpg
 beinternacional.jpg
videos_parlamento.jpg 
videos_campanha.jpg
livraria_online_copy_copy.gif

be_ecoblog.jpg

Bloco no FacebookBloco no MySpace

 Bloco no TwitterBloco no Youtube

 Bloco no hi5Bloco no Flickr

Online
Temos 1 visitante em linha
© 2023 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.