|
Car@ leit@r esta é uma
secção sua.
Uma secção onde serão
publicadas as opiniões
que nos enviarem com
esse fim.
Os textos deverão ser
enviados para o e-mail:
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
Não podemos publicar
textos não assinados
ou insultuosos.
|
Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça
|
|
Bloco reage à abstenção do PSD afirmando que este partido, mais uma vez, dá “o braço ao PS para manter a coligação” e para “manter as políticas que têm levado à redução do rendimento das famílias” e que “têm caracterizado esta crise grave que temos estado a viver”.
O deputado do Bloco de Esquerda Pedro Soares defendeu, esta terça-feira, que “a moção de censura que o Bloco apresentou tem já um dado importante que é a clarificação da situação política no nosso país”.
|
Ler mais...
|
|
Opinião
Texto de Maria da Graça M. Pinto
«Nos últimos tempos, as condições de vida dos portugueses degradaram-se consideravelmente. O desemprego e a precariedade laboral acentuaram-se, os salários, as pensões e as reformas emagreceram exponencialmente e os impostos aumentaram. Dizem-nos que os superiores interesses do país assim o exigem e que este é o contributo devido à recuperação financeira e económica.
Mas os sacrifícios não são para todos! A banca portuguesa vai bem de saúde e, ao contrário da maioria dos portugueses que apertam cada vez mais o cinto, os bancos vêem os seus dividendos crescerem significativamente.
|
Ler mais...
|
|
Opinião
Texto de Maria da Graça M. Pinto
Nas últimas semanas, o Egipto tem sido palco de gigantescas manifestações populares exigindo o fim da ditadura e da opressão neste país. As ameaças, a mobilização do exército e da polícia e o silenciamento dos órgãos de comunicação social não conseguiram travar a expressão da vontade de mudança do povo egípcio que se manifesta contra a corrupção e a pobreza, e exige liberdade e esperança económica.
Na terça-feira, dia um de Fevereiro, cerca de dois milhões de pessoas saíram há rua e na praça Tahrir, praça da Libertação, uma imensa multidão exigiu a demissão do presidente Mubarak.
|
Ler mais...
|
|
Ontem os eleitores da freguesia de Figueiredo de Alva foram a votos, sendo os resultados os seguintes:
O PS, encabeçado por Manuel Pinto recolheu 300 votos, o PSD encabeçado pelo José Paiva conseguiu 233, enquanto Carlos Henriques pelo Bloco de Esquerda teve 86 votos, em eleições onde a abstenção rondou os 37 por cento.
Em comparação com as eleições anteriores a votação no Bloco de Esquerda foi reforçada, em termos percentuais a expressão do B.E. também aumentou, mantendo assim um eleito na Assembleia de Freguesia.
As votações ditaram que o PS aumentasse um eleito e o PSD perdesse um.
O eleito do Bloco de Esquerda vai continuar o seu trabalho de propositura em prol da sua freguesia.
|
|
Opinião
Texto de Carlos Vieira e Castro
Nas eleições do passado Domingo, o único resultado que superou largamente todas as expectativas foi o de José Manuel Coelho que, com um orçamento modestíssimo, teve uns expressivos 4,5% e conseguiu ficar à frente de Cavaco Silva em 3 dos 11 concelhos da Madeira, onde obteve 39,1% (contra 44,01% de Cavaco). Todos os outros resultados eram mais ou menos previsíveis, muito embora eu não contasse com uma tão significativa transferência de votos do PS para Fernando Nobre que ficou à frente de Alegre em alguns concelhos, como Aveiro, Viseu e Viana do Castelo. Resta agora saber se Nobre, que deu mostras de um ego incontido, resistirá ao “apelo da selva” dos partidos que tanto criticou ou se preferirá a trincheira da “cidadania dos independentes”,barricando-se até às próximas presidenciais. Não nos esqueçamos que alguns dos seus mais próximos apoiantes desertaram das hostes alegristas por Alegre não ter fundado um novo partido. E outros houve que depois de abandonarem Alegre, também cortaram com Nobre por este não lhes ter confiado o protagonismo que davam como certo. De uma coisa tenho a certeza: é que Mário Soares foi um dos vitoriosos destas eleições, ao ver que o candidato que catapultou para esta contenda o vingou da humilhação sofrida em 2006, quando ficou atrás da votação de Alegre.
|
Ler mais...
|
|
Num grande comício de campanha para as eleições intercalares de Figueiredo de Alva, uma freguesia rural do concelho de São Pedro do Sul, juntaram-se cerca de uma centena de habitantes para ouvir a vontade e o programa do candidato do B.E.
Carlos Henriques, cabeça de lista pelo Bloco à Assembleia de Freguesia, falou aos presentes e propôs-se a dedicar o seu tempo à freguesia com vontade e dinamismo. Vontade que o último executivo não teve, não aceitando as escolhas da população, expressas nas urnas.
Dinamismo é a grande promessa desta candidatura, dinamismo em reivindicar o saneamento devido, as análises à água aos fontanários, dinamismo na obtenção de fundos de projectos estatais e comunitários, dinamismo na atracção de cursos de formação para a freguesia. O candidato submete-se a votos para que a freguesia não continue no esquecimento.
|
Ler mais...
|
|
Comunicado à Imprensa
O BE Viseu, visitou na tarde de 31 de Janeiro de 2011, a Escola EB 23 Grão Vasco, em Viseu, a convite da respectiva Associação de Pais.
A visita a esta escola, com mais de 1000 alunos, justifica-se com as degradantes condições de trabalho que a comunidade escolar enfrenta, bem no centro da cidade de Viseu.
O Secretariado Distrital do BE teve oportunidade de constatar as graves deficiências das instalações, destacando:
|
Ler mais...
|
|
O Bloco de Esquerda entregou na Assembleia da República um projecto de resolução sobre o transporte de doentes não urgentes pelos bombeiros, com o objectivo de anular o despacho do Governo que determina, salvo para algumas doenças crónicas, que os doentes que ganhem mais de 419 euros por mês tenham de passar a pagar a deslocação.
O partido pretende “suspender o critério de insuficiência económica no acesso ao transporte pago de doentes não urgentes”, por considerar que “fazer depender o acesso ao transporte pago à comprovação de insuficiência económica não só desrespeita os cidadãos em situação de debilidade e fragilidade, como não tem em consideração as desigualdades geográficas e de carência de mobilidade dos cidadãos, sem esquecer a natureza dinâmica do estado de saúde de alguns doentes”.
|
Ler mais...
|
|
O
Parlamento vota sexta-feira o projecto de resolução apresentado pelo
Bloco de Esquerda (BE) que recomenda ao Governo
que assuma as suas responsabilidades no saneamento financeiro da Casa
do Douro (CD) e viabilize o pagamento dos salários em atraso.
O deputado do BE
Pedro Soares disse hoje à Agência Lusa que esta é a primeira iniciativa
na actual legislatura sobre o organismo que vive
«asfixiado» com uma dívida superior a cem milhões de euros e onde os funcionários do quadro privado já não recebem salários há mais de ano.
Depois de ter
sido debatida em sede da Comissão Parlamentar de Agricultora, o Projecto
de Resolução do BE sobe sexta-feira a plenário para votação final.
O Bloco quer que
«seja assumido pelo Estado, com carácter de urgência e em acordo com a CD, o processo de saneamento financeiro da instituição».
|
Ler mais...
|
|
Eleições Intercalares Assembleia de Freguesia de Figueiredo de Alva
Lanche / Convívio / Comício com:
(Deputado da Assembleia da República e Presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura)
(Cabeça de Lista às Eleições Intercalares para a Assembleia de Freguesia de Figueiredo de Alva)
(Deputado da Assembleia Municipal de São Pedro do Sul)
.
Domingo - 30 de Janeiro - 15h30m
Restaurante Quinta do Cruzeiro - Freguesia de Figueiredo de Alva - São Pedro do Sul
Clica em "Ler Mais..." para mais informações
|
Ler mais...
|
|
Opinião
Texto de Maria da Graça M. Pinto
A direita desdobra-se em considerações sobre a hipótese de haver uma intervenção externa em Portugal e esfrega as mãos de contente com a expectativa de o Fundo Monetário Internacional aterrar na Portela e levar a cabo as medidas que preconiza, como a acentuação da liberalização dos despedimentos e o fim do Estado Social.
A estratégia é clara, fazer vingar a ideia da inevitabilidade de Portugal seguir a “receita” do FMI, que iria agravar ainda mais as condições de vida dos portugueses, e esquivar-se ao ónus resultante da sua implementação a solo. E é por isso que os seus dirigentes se apressaram a manifestar a sua disponibilidade para governar com o FMI e que o seu candidato presidencial Cavaco Silva tem mantido uma posição bastante comprometedora face à intervenção externa.
Ainda bem que, em Portugal, há outras vozes que centram o seu discurso na recusa da resignação e apresentam alternativas à espiral da crise social.
|
Ler mais...
|
|
Opinião
Texto de Carlos Vieira e Castro
A crise é um bom pretexto para cortar no luxo e no supérfluo. Para que serve a cultura?... Hoje, Goebbels, ao ouvir falar de Cultura não sacaria da pistola, mas do livro de cheques e diria: “- Queriam?! Este dinheirinho é preciso para tapar o buraco negro do BPN, para comprar submarinos e carros de combate aos anarquistas que hão-de aparecer um dia como as armas de destruição massiva do Saddam, porque não podemos fazer mais com menos artilharia, ou as agências de “rating” e os mercados pensariam que somos governados por gente sem coragem para cortar nos salários, nas pensões, nas bolsas, nos subsídios…dos pobres, dos remediados… dos ricos não, porque se não houver ricos não há riqueza para dividir… pelos ricos.
Receita para fazer Cultura sem ovos: corta-se ¼ do orçamento do ministério para a criação e produção artísticas, mistura-se o D. Maria com o S. João, o S. Carlos e a Companhia Nacional de Bailado, bate-se Opart o pessoal a recibos verdes, fritam-se os bailarinos e outros artistas de desgaste rápido, retira-se 30% à rede de museus. Entretanto, congela-se a promessa eleitoral de Sócrates de 1% do Orçamento para a Cultura e deixa-se a marinar os 0,4% (apesar de a Cultura representar 2,8% do PIB) Enfeita-se a travessa com La Féria. Serve-se frio, acompanhado com pipocas e coca cola.
|
Ler mais...
|
|
COMUNICADO À POPULAÇÃO
Assunto: Administração da Termalistur – Termas de S. Pedro do Sul, E.E.M.
Sampedrenses,
Na sequência de todo o trabalho desenvolvido pelo Grupo Municipal do Bloco de Esquerda na denúncia da situação vivida na Termalistur – Termas de S. Pedro do Sul, E.E.M., e de uma carta assinada pelo Administrador-Delegado da mesma, denunciando irregularidades, chegou ao nosso conhecimento que dois membros do Conselho de Administração da referida empresa renunciaram ao respectivo mandato.
|
Ler mais...
|
|
Opinião
Texto de Maria da Graça M. Pinto
Li num órgão de imprensa nacional que o maior adversário do candidato à presidência da república Cavaco Silva está a ser o próprio Cavaco Silva. É verdade! Cavaco dificilmente sairá incólume da polémica em torno do BPN.
Apesar de ter negado à TVI24 ter comprado ou vendido algo do BPN, a verdade é que 105.379 acções compradas em 2001 à SLN proprietária do BPN a um euro foram vendidas a este banco em Novembro de 2003, com um ganho de 147 mil euros.
|
Ler mais...
|
|
Opinião
Texto de Carlos Vieira e Castro
Espero que os leitores tenham entrado no novo ano com o pé direito, ou melhor, com o pé em que tenham mais fé, caso sejam supersticiosos. Em qualquer dos casos não se livram da subida dos impostos, da redução do salário, se forem funcionários públicos, das pensões congeladas, de pagarem para a Segurança Social quase metade do que ganharem se trabalham a recibos verdes, de pagarem mais para Educação e para a Saúde (se ganharem mais do que o salário mínimo já pagam taxa moderadora), o gás, a electricidade e os transportes mais caros e a Cultura, esse alimento do espírito, cada vez mais a ser considerada um luxo supérfluo.
Por isso, apesar de não se supersticioso, decidi entrar em 2011 com os dois pés. Com os dois pés em riste: para acertar de uma só vez nos traseiros dos dois partidos que têm alternado no poder, ao longo das últimas três décadas, e que deixaram o país neste triste estado. Recuso-me a dançar ao som deste baile mandado: “Ora agora mandas tu/ ora agora mando eu/ Ora agora mandas tu/ Mandas tu mais eu”. Alto e pára o baile!
|
Ler mais...
|
|
Aprovação
da tabela de preços e eventual aumento destes, mau estar na
administração, alegada retirar de poderes de administrador-delegado do
Dr. Vítor Leal, maus resultados financeiros da Termalistur,
proteccionismo partidário tanto por parte do PSD e do PS, chumbo das
propostas do Bloco de Esquerda por estes partidos na anterior Assembleia
Municipal. Todas estas questões estão presentes no requerimento [aqui] enviado ontem pelos deputados Rui Costa e Alberto Claudino
Figueiredo à presidência da Câmara Municipal e Assembleia Municipal.
|
|
Luciano Jacinto, 34 anos, é arrumador de carros junto ao Palácio do Gelo e recentemente começou a pôr música num bar de Viseu. É um sem-abrigo que está na cidade de Viriato desde Setembro e que bateu a algumas portas para pedir ajuda, mas sem sucesso.
Esta situação foi denunciada ontem por Carlos Vieira, presidente do núcleo de Viseu da Associação Olho Vivo - Associação de Defesa do Património, Ambiente e Direitos Humanos.
|
Ler mais...
|
|
Mais de 40 enfermeiros concentraram-se hoje à entrada [03 de Janeiro] do Hospital de Tondela, em protesto contra um regulamento interno que lhes altera os horários de trabalho e termina com a lista de profissionais disponíveis para transferências inter-hospitalares.
Apesar da chuva, mais de quatro dezenas de enfermeiros concentraram-se ao longo da manhã junto à entrada principal do Hospital Cândido de Figueiredo, em Tondela, onde foi colocada uma faixa onde se lia "contra a arrogância e prepotência, os enfermeiros dizem não ao regulamento interno".
|
Ler mais...
|
|
| | << Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>
| Resultados 116 - 138 de 707 | |
|
|
|