Menu
Home
Notícias
Documentos
Agenda
Jovens
Comunidade
Opinião
Vídeos - Documentários
Foto Galeria
Dossiers
SCUT's
Universidade de Viseu
Serviço Finanças 2
Minas da Urgeiriça
Jornadas Parlamentares
Newsletter






a_tuabeira.gif 
     Car@ leit@r esta é uma
     secção sua.
     Uma secção onde serão
     publicadas as opiniões
     que nos enviarem com
     esse fim.
     Os textos deverão ser
     enviados para o e-mail:
      Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
     Não podemos publicar
     textos não assinados
     ou insultuosos.
adere.gif
Assina/segue-nos no:


Recebe automaticamente por email as novas notícias:


Insere o teu email


twitter-birds.png

Add to Google Reader or Homepage 

Outros

 

Site do Bloco de Esquerda de Viseu, Bloco, b.e., Esquerda de Confiança, Juntar Forças, São Pedro do Sul, Vouzela, Tabuaço, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Penedono, Penalva do Castelo, Nelas, Mortágua, Tondela, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Armamar, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Sátão, Coração de Jesus, Rio de Loba, Campo, Abraveses, São José, Orgens, António Minhoto, Osvaldo Numão, Maria Graça Pinto, Carlos Vieira, Carlos Couto, Daniel Nicola, Bandeira Pinho, Alexandrino Matos, Rui Costa, Joel Campos, António Amaro, Manuela Antunes, Carla Mendes, Joge Carneiro, Padre Costa Pinto, Francisco Louçã, Marisa Matias, Miguel Portas, Pedro Soares, Magaça

Francisco Louçã participou no acampamento nacional do BE em Carvalhais PDF Imprimir
francisco_l.jpgFrancisco Louçã esteve no sábado em São Pedro do Sul. O coordenador nacional do Bloco de Esquerda participou no acampamento de jovens do partido, que decorreu de Sexta-Feira a Domingo no Pisão, em Carvalhais, São Pedro do Sul.
 
Francisco Louçã justificou aos jornalistas a aposta do Bloco no distrito e também na região de Lafões. “O BE tem tido resultados muito importantes no distrito e em Lafões. É preciso fazer uma construção de uma esquerda nova (...) e porque o Bloco tem este espirito de ser uma organização nacional que está nas pequenas aldeias como está nas grandes cidades (...) e que pretende trazer alternativas para que o país não se esvazie”, realçou.
 
O líder do Bloco de Esquerda criticou ainda o PS e o PSD por querem portajar as auto-estradas sem custos para o utilizador, como a A-25.

Ler mais...
 
Deputado do BE critica suspensão das reuniões camarárias em tempo de férias PDF Imprimir
311e5f7ff24b24adbfea2e55410da789_125x125.jpgO deputado do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal de S. Pedro do Sul, Rui Costa criticou, este sábado, o executivo camarário por ter desconvocado as reuniões de Câmara de Julho e Agosto, por causa das férias. Rui Costa não compreende esta decisão, numa altura em que é preciso rever o orçamento municipal, depois dos cortes das  transferências do Orçamento de Estado.
 
Por ocasião do acampamento Nacional do Bloco de Esquerda, que este ano decorreu no BioParque do Pisão, em Carvalhais, S. Pedro do Sul, Rui Costa recordou, mais uma vez, que a Câmara continua a cobrar ilegalmente as taxas e licenças municipais. O deputado ameaçou ainda avançar com o caso para a justiça, caso o município não devolva durante esta semana as verbas taxadas aos contribuintes .
Ler mais...
 
Documentários:(áudio) Pensar os Pensadores do Socialismo PDF Imprimir

8119_pensadores_do_socialismo_net_cultra.jpgDurante o mês de Maio e Junho a Cultra - Cooperativa Culturas do Trabalho e do Socialismo organizou um série de palestras intitulada "Pensar os Pensadores do Socialismo" onde, em 6 sessões se falou de Karl Marx, Lenine, Trotsky, Rosa Luxemburgo, Gramsci, e Mao Tse-Tung.

Ouve aqui as várias intervenções dos oradores convidados, Luís Fazenda, Stathis Kouvélakis, Francisco Louçã, Michael Löwy, Chris Bambery e Fernando Rosas.

Ler mais...
 
Outra Europa ,é precisa ! PDF Imprimir
Opinião
Texto de Maria da Graça M. Pinto
pt.jpgO Tribunal Europeu de Justiça considerou que os direitos especiais do Estado na PT são injustificáveis, porque colocam restrições à livre circulação de capitais, entendento, assim, que é ilegal a golden share do Estado na empresa. Esta decisão vem no seguimento de  um processo desencadeado pela  Comissão Europeia  em 31 de Janeiro de 2008, alegando que “os direitos especiais detidos pelo Estado Português na PT desincentivam os investimentos de outros Estados-membros e violam as regras do tratado das Comunidades Europeias”.
Esta notícia não nos surpreendeu! Era previsível que, no seguimento das políticas  de defesa dos interesses do capital prosseguidas pela Comissão Europeia e pelo Tribunal Europeu,  fosse   tomada esta decisão.

Ler mais...
 
Projecto do skate parque continua "encalhado" PDF Imprimir
skate.jpgNa luta por este projecto desde 1988,   os amantes deste desporto já vêm a luz ao fundo do tunel com a criação de um projecto que ambiciona a criação de um Skate Parque no Fontelo

"O projecto foi avançado pelo Skate Clube de Viseu, em Novembro de 2007, e visava a criação de um parque devidamente construído, com as condições e os equipamentos necessários, recordou ao Diário de Viseu Miguel Seixas, um dos skaters viseenses ligado ao projecto.
"O projecto foi a concurso público há mais de um ano e como não apareceu nenhuma empresa interessada em construir foi mandado para trás. Mais recentemente, foi novamente realizado um concurso público, já com um valor superior, e apareceram sete empresas interessadas", adianta Miguel Seixas.
Desde então, têm-se realizado diversas reuniões para verificar-se o ponto de situação de um projecto que "já deveria ter começado há bastante tempo".

Ler mais...
 
SCUT: Bloco demonstra que não há alternativa à A25 PDF Imprimir
O Bloco promoveu uma viagem de automóvel entre Mangualde e Aveiro pela Estrada Nacional 16, que demorou cerca de 6 horas  para percorrer cerca de 120km, demonstrando que não existem alternativas à A25.


O Bloco organizou a caravana automóvel para combater a política do Governo, do PS e do PSD que querem impor portagens nas SCUT, nomeadamente na A25. A viagem da caravana começou junto à fábrica da Peugeot/Citroen em Mangualde, onde existem muitos trabalhadores que usam a A25.
O deputado do Bloco de Esquerda Pedro Soares declarou à agência Lusa:
"Se estes trabalhadores não quiserem ter um corte sério nos seus rendimentos vão ter de começar a usar a EN16", salientando que esta estrada "não tem quaisquer condições de mobilidade minimamente aceitáveis nos dias de hoje".
Segundo o deputado bloquista, o traçado da Estrada Nacional 16 “é mais do que centenário, a estrada é muito sinuosa, está em muito mau estado de degradação e não tem qualquer capacidade de aumento de carga", realçando que a partir do momento em que houver portagens na A25 e que algum trânsito se desloque para a EN16, esta via "fica completamente incomportável".

Ler mais...
 
Scut's: Bloco contra fraude política PDF Imprimir
Heitor de Sousa apresenta projecto do Bloco contra as portagens nas Scut's, que foi chumbado pelo voto contra do PS e a abstenção de PSD e CDS-PP. O deputado bloquista salienta que "a grande maioria dessas populações não quer portagens". Veja também o vídeo da intervenção no final do debate.
 
 
SEM VIAS ALTERNATIVAS NÃO PAGAMOS PORTAGENS, NEM COM DESCONTOS! PDF Imprimir
   Opinião
Texto de Carlos Vieira e Castro

scut-nao.jpgA votação, na passada sexta-feira, da apreciação parlamentar do decreto-lei que cria as portagens, pedida pelo PCP e pelo BE, mostrou que PS e PSD estão a tocar a quatro mãos, num piano desafinado, com o apoio do CDS, orgulhosamente sentado ao seu lado a virar-lhes as pautas rasuradas. De facto, com as abstenções do PSD e do CDS, bastou os votos contra do PS para derrotar a pretensão dos partidos da esquerda, que são os únicos a defender as justas reivindicações das populações que estão contra o pagamento de portagens nas SCUTs que não têm vias alternativas, como é o caso da A25 e da A24 que servem a nossa região. 
    Passos e Sócrates, farinha do mesmo saco, escoram-se mutuamente. Passos dá uma mãozinha ao governo para que não caia cedo de mais (já que a crise veio para ficar) e tenha que ser o PSD a fazer o papel de mau da fita, e Sócrates retribui deixando que o líder laranja pareça o vice-primeiro ministro.   
Ler mais...
 
Pergunta BE: Esgotos sem tratamento podem colocar em risco abastecimento de água no distrito PDF Imprimir
etar_aguasoeste.jpgA estação de tratamento de águas residuais (ETAR) de Gôje, que serve o concelho de Penalva do Castelo, está sem funcionar há mais de três meses.

Desde esta altura que os esgotos são lançados sem tratamento para o rio Dão, o que pode pôr em causa a qualidade da água da albufeira de Fagilde, a qual abastece cerca de 300 mil habitantes nos concelhos de Viseu, Nelas, Mangualde e Penalva do Castelo.
Ler mais...
 
Arnaut exige portagens na A25 e A24! Votaram nele? PDF Imprimir

Blogosfera

Texto do Viseu Esquerda 

Ontem ouvi estupefacto um deputado do PSD eleito por Viseu (Arnaut de seu nome, alguém já o viu por aí???) defender a introdução de portagens em TODAS as SCUT. TODAS! No debate da SIC Notícias que o opõe a Luís Fazenda, o único argumento do homem era o de que ou pagavam todos ou não pagava ninguém, tentando colocar sempre o ênfase no artificialismo bacoco da guerra norte-sul que tentou vender, acolitando Rio. Perdeu. A imbecilidade demagoga do seu discurso crescia a cada minuto, mas o homem teve o pudor de nunca ter referido o distrito pelo qual foi eleito, poupando pelo menos o embaraço e a vergonha às 80.000 pessoas que votaram nele!

Ler mais...
 
Documentários: Auschwitz PDF Imprimir
nazi.jpg

Impressionante documentário da BBC sobre a "Solução Final" - o extermínio dos judeus da Europa. 

Ler mais...
 
FUNICULAR RECUSA TRANSPORTAR BICICLETAS PDF Imprimir
Blogosfera
Texto de Olho Vivo Viseu
 
funicular2_copy.jpgNa última Assembleia Municipal de Viseu, que se realizou na passada segunda-feira,   em resposta ao deputado do Bloco de Esquerda que defendeu uma moratória na proibição, anunciada por Fernando Ruas, da circulação automóvel no centro histórico, até que aquela zona da cidade esteja devidamente reabilitada e revitalizada, discriminando positivamente os moradores e comerciantes, dando prioridade à circulação de peões e bicicletas, através da redução da velocidade para 30 km/hora, criando bolsas de estacionamento para moradores (por exemplo, junto à estação do funicular), parqueamento com tempo limitado a 30 minutos, conforme exigido há muito pelos comerciantes, e autorizando a circulação de bicicletas no funicular, o presidente da Câmara Municipal afirmou que as bicicletas já podem circular no funicular, desde que aquele não vá cheio de gente.
Ler mais...
 
PORTAGENS NAS SCUTS A25 e A24:PS DIZ “ESFOLA” E PSD “ESFOLA TODOS”! PDF Imprimir
   Opinião
Texto de Carlos Vieira
portagem_placa.jpgEm Portugal as vuvuzelas calaram-se para dar lugar às buzinadelas. Buzinadelas contra as portagens nas SCUTS, claro. Mas tal como há craques da bola que falam muito e jogam pouco, também por cá temos muitos políticos que enchem a boca com o desenvolvimento regional, com a defesas do interior, mas, depois, quando é preciso tomarem posições claras, jogar à defesa das populações e atacar quem ameaça o desenvolvimento de regiões do interior como a nossa, mostram o que valem,  ao que vêm e a quem servem.
    Na passada segunda-feira, 28 de Junho,  na sessão da Assembleia Municipal de Viseu, o PSD e o CDS reprovaram, com dez abstenções da bancada do PS, a moção que o Bloco de Esquerda apresentou contra a introdução de portagens nas SCUTS A25 e A24. O PSD justificou o voto contra por defender o princípio do “utilizador-pagador”. O deputado municipal Almeida Henriques apresentou uma moção onde defende a posição do PSD nacional, que, como sabem, exigiu ao governo que só aceitava a introdução de portagens se fossem aplicadas em todas as SCUTS, sem excepção. Eis a linha que separa o PSD do PS: a linha mais comprida do chicote. PS diz “mata”, PSD diz “esfola”. PS esfola, PSD exige “esfola todos”! Como se uma injustiça fosse mais tolerável se aplicada universalmente. 
Ler mais...
 
Pergunta BE: Instalação de linhas de muito alta tensão no Douro Vinhateiro - Património da Humanidad PDF Imprimir
alta_tenso.jpgNa região do Douro está em curso ou em projecto a instalação de várias linhas de alta e muito alta tensão, bem como o reforço de tensão de linhas existentes, como é possível constatar pela informação disponibilizada pela Redes Energéticas Nacionais (REN) (ver mapa aqui )
Sendo parte desta região classificada como Património da Humanidade pela Unesco, o que se deve à presença da produção vitivinícola, importa perceber como estão a decorrer estes processos e quais os seus impactes sobre paisagem protegida, factor fundamental de desenvolvimento regional, bem como sobre as actividades económicas locais e a qualidade de vida das populações.
Ler mais...
 
A.M. de S. Pedro do Sul Aprova Moção Contra SCUT's PDF Imprimir
scut_dominiopublico.jpgA Assembleia Municipal de São Pedro do Sul, reunida ontem no Centro Social de Valadares aprovou uma moção sobre o encerramento das SCUT's, apresentada pelo grupo Municipal do Bloco de Esquerda.
A moção, com conteúdo idêntico à apresentada pelo B.E. na Assembleia Municipal de Viseu, foi aprovada com apenas três abstenções (PS e PSD), na A.M. de Viseu apenas teve o voto favorável do deputado do B.E., Carlos Vieira.

O Secretariado da Coordenadora Distrital de Viseu lançou ontem um Comunicado de Imprensa sobre este assunto.

Acede à moção apresentada na A.M. de S.P.S.
Acede à moção apresentada na A.M. de Viseu
Acede ao Comunicado de Imprensa do Secretariado da Coordenadora Distrital de Viseu
 
PORTAGENS NAS SCUTS A25 e A24: PDF Imprimir

Comunicado de Imprensa:

PS E PSD CONTRA INTERESSES DAS POPULAÇÕES E DA REGIÃO!


scuts-01.jpgNa Sessão da Assembleia Municipal de Viseu, realizada ontem, 28 de Junho, a moção apresentada pelo deputado do Bloco de Esquerda, propondo a oposição à introdução de portagens nas SCTUS A25 e A24, foi reprovada, com os votos contra do PSD e do CDS e dez abstenções da bancada do PS. O PSD justificou o voto contra por defender o princípio do utilizador-pagador. Nem o PS teve coragem de ir tão longe...

O PSD de Viseu, à semelhança de Passos Coelho, mostra assim que relativamente ao PS de Sócrates, não passa de farinha do mesmo saco. Se o PS diz mata, o PSD diz esfola. O PS esfola e o PSD apoia, exigindo apenas que sejam todos esfolados. Ou seja, o PSD aceita uma medida injusta, desde que a essa injustiça não escape ninguém. E quem sai esfolado é o interesse da nossa região.


Ler mais...
 
Assembleia Municipal aprova moção sobre o Encerramento do Serviço de Finanças PDF Imprimir
243289.jpegNa Assembleia Municipal de dia 28 de Junho aprovou uma moção apresentada pelo Bloco de Esquerda sobre o Encerramento da segunda repartição do Serviço de Finanças de Viseu.
Esta moção pretende que o Governo assuma publicamente se pretende por em prática os dois projectos de resolução aprovados em plenário da Assembleia da Republica, que prevêem a manutenção das duas repartições de Finanças.

Ler mais...
 
Postes de Alta Tensão PDF Imprimir
 Opinião
Texto de Maria da Graça M. Pinto
douro.gifNuma  magnífica  tarde de sábado, em tempo de  quase Verão, deslocámo-nos à Quinta de Sta Eufémia  na zona de Lamego , em plena região vinhateira  do Douro . A beleza e grandiosidade  da paisagem não pode, a nosso ver, deixar ninguém indiferente.     Alcandoradas nas  encostas escarpadas e imponentes,  serpenteiam  vinhas plantadas e cuidadas por quem,  com engenho e arte, e em sintonia com a natureza, produz esse  maravilhoso néctar, reconhecido internacionalmente, que é o vinho da região.
A importância da preservação desta  paisagem natural e humana, foi consagrada  internacionalmente , pelo que esta zona é considerada Património Mundial.

Ler mais...
 
<< Início < Anterior | 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 | Seguinte > Final >>

Resultados 231 - 253 de 707
Destaque
bannercp11.jpg
Gui Direitos Estudante
brochuraestudantes.jpg
virus_12.jpg
Sites do Bloco

be_esq.jpg
grupo_parlamentar_copy.png
be_sitebe.jpg
 beinternacional.jpg
videos_parlamento.jpg 
videos_campanha.jpg
livraria_online_copy_copy.gif

be_ecoblog.jpg

Bloco no FacebookBloco no MySpace

 Bloco no TwitterBloco no Youtube

 Bloco no hi5Bloco no Flickr

Online
© 2024 Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.