
E EM VISEU HÃ• LIBERDADE DE IMPRENSA?...
16-Feb-2010

Â Â  OpiniÃ£o

Texto de Carlos Vieira

Â  

Â Â Â Â  Paulo Rangel fez uma triste figura no Parlamento Europeu ao acusar o governo portuguÃªs de querer controlar a
comunicaÃ§Ã£o social,    pondo em causa a â€œliberdade de expressÃ£oâ€• em Portugal,   |  dando como exemplo o caso de
MÃ¡rio Crespo que â€œviu censurada uma crÃ³nica sua, por sugestÃ£o, ou aparente sugestÃ£o, do primeiro-ministroâ€•, pelo que
Portugal jÃ¡ sÃ³ formalmente seria um Estado de Direito.Â  Em primeiro lugar, o candidato Ã  lideranÃ§a do PSD devia ser
mais rigoroso. Ã‰ verdade que as dÃºvidas deontolÃ³gicas do director do Jornal de NotÃ­cias seriam justas se estivesse
perante uma notÃ­cia, mas, tratando-se de um artigo de opiniÃ£o, apesar da fragilidade de um relato Ã s trÃªs tabelas,
parece-me um excesso de zelo (chamar-lhe censura Ã© exagero. Escrevi crÃ³nicas durante dois anos para o J.N. e nunca
fui censurado). No entanto,Â  responsabilizar SÃ³crates por tal acto concreto nÃ£o deixa de ser um excesso de
imaginaÃ§Ã£o. Em segundo lugar, o mesmo Paulo Rangel, em 21.10.2009, no Parlamento Europeu, votou contra uma
resoluÃ§Ã£o (reprovada por trÃªs votos) que criticava os ataques de Berlusconi Ã  liberdade de imprensa em ItÃ¡lia, o que jÃ¡
tinha provocado uma manifestaÃ§Ã£o, em 4.10.2009, de cerca de 300 mil italianos, fartos dos escÃ¢ndalos de trÃ¡fico de
influÃªncias do primeiro-ministro que, para alÃ©m dos â€œmediaâ€• pÃºblicos, controla trÃªs canais privados de televisÃ£o e vÃ¡rios
jornais. 



JÃ¡ quanto Ã s revelaÃ§Ãµes do jornal Sol, aÃ­ sim, importa esclarecer os portugueses se o Governo ou o primeiro-ministro
interferiram na decisÃ£o da PT de comprar a TVI. Esta Ã© uma questÃ£o polÃ­tica que compete ao Parlamento portuguÃªs
investigar, uma vez que se trata de matÃ©ria que nÃ£o estÃ¡ sob investigaÃ§Ã£o judicial. Mesmo dentro do PS hÃ¡ quem
defenda, como Vera Jardim,Â  que se deve â€œouvir todos os envolvidosâ€• , uma vez que, como tambÃ©m disse Ana Gomes, â€œo
conteÃºdo nÃ£o foi desmentido e nÃ£o basta varrer o lixo para debaixo do tapete.â€•


Â Â Â  Claro que em matÃ©ria de controlo da comunicaÃ§Ã£o social nÃ£o hÃ¡ virgens inocentes. Ficou provado a interferÃªncia
de dois ministros do Governo de Santana Lopes na decisÃ£o da TVI de acabar com o programa de Marcelo Rebelo de
Sousa. O â€œExpressoâ€• nÃ£o publicou uma crÃ­tica literÃ¡ria demasiado negativa sobre o escritor Miguel Sousa Tavares,
cronistaÂ  do jornal, e dispensou o jornalista JoÃ£o Carreira Bom depois deste ter escrito uma crÃ³nica a chamar â€œrei do
telelixoâ€• a BalsemÃ£o, dono daquele semanÃ¡rio. E tambÃ©m nÃ£o esqueÃ§o que o mesmo Sol que agora trava uma
lucrativa cruzada semanal pela liberdade de expressÃ£o, publicou um editorial, em 2005, onde o seu director afirmava
que â€œas manifestaÃ§Ãµes sÃ£o legÃ­timas, mas tÃªm todas um fundo antidemocrÃ¡tico, porque querem obrigar os governos a
tomar medidas contrÃ¡rias aos seus programasâ€•. 


Â Â Â  Vicente Jorge Silva, que depois de ter sido director do PÃºblico (onde deu uma ajuda a Guterres para chegar a
primeiro-ministro) chegou a ser deputado independente do PS, foi dos primeiros a denunciar, jÃ¡ hÃ¡ uns anos,Â  numa
entrevista,Â  a obsessÃ£o de SÃ³crates em controlar a comunicaÃ§Ã£o social. NÃ£o me admira, portanto, que vÃ£o surgindo
novas revelaÃ§Ãµes, novas contradiÃ§Ãµes e novas ondas que SÃ³crates dificilmente surfarÃ¡. 


Â Â Â  Hoje, a imprensa mundial atravessa uma crise sem precedentes, devido Ã  concorrÃªncia da Internet e dos jornais
gratuitos. As falÃªncias e as fusÃµes levaram Ã  concentraÃ§Ã£o da propriedade, o que limita a diversidade da oferta. Os
jornais deixam de pertencer a jornalistas profissionais e passam para as mÃ£os de empresÃ¡rios, bancos ou grupos
multinacionais com o lucro como objectivo exclusivo ou como instrumento de pressÃ£o sobre o poder polÃ­tico. 





O DECLÃ•NIO DA IMPRENSA REGIONAL





Â Â Â  Em Viseu e na nossa regiÃ£o para alÃ©m de terem desaparecido alguns tÃ­tulos (Voz das Beiras, Correio BeirÃ£o,
Viseu InformaÃ§Ã£o, Banca de Ideias) temos vindo a assistir ao declÃ­nio dos jornais e rÃ¡dios locais. TambÃ©m a imprensa
nacional tem vindo a reduzir a sua cobertura regional. O PÃºblico e o Jornal de NotÃ­cias acabaramÂ  com a â€œEdiÃ§Ã£o
Centroâ€•, ficando agora a nossa regiÃ£o integrada na â€œediÃ§Ã£o Portoâ€•, do primeiro, e â€œediÃ§Ã£o Norteâ€•, do segundo. O PÃºblico
sÃ³ reserva, por norma, uma folha para o â€œLocalâ€•, o que faz com que muito raramente apareÃ§a uma notÃ­cia sobre Viseu.
O Jornal de Noticias (o jornal mais vendido do paÃ­s graÃ§as Ã  excelente cobertura regional, sobretudo no Norte e

Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu

https://viseu.bloco.org Produzido em Joomla! Criado em: 27 June, 2026, 17:08



Centro), depois da fusÃ£o por incorporaÃ§Ã£o do DiÃ¡rio de NotÃ­cias, em 2003, despediu centena e meia de jornalistas,
incluindo um dos dois excelentes profissionais que tinha em Viseu, Rui Bondoso. TambÃ©m a RÃ¡dio NoAr viu asua
imagem de marca, a qualidade informativa, na â€œescolaâ€• da TSF, com quem trabalhava em rede,Â  ao ficar semÂ  noticiÃ¡rios
locais aos SÃ¡bados e Domingos, devido ao despedimento do jornalista Clemente Pais da Silva. Com 25 anos de
carreira (DiÃ¡rio Popular, PÃºblico, SÃ¡bado, TSF) Clemente foi autor de uma reportagem de antologia na â€œSÃ¡badoâ€•: â€œDe
mÃ£o estendidaâ€•, com fotos de Eduardo Gageiro, tendo passado duas semanas disfarÃ§ado de mendigo. Fernando Ruas,
na apresentaÃ§Ã£o da sua Ãºltima candidatura Ã  CÃ¢mara Municipal de Viseu, dedicou uma parte do seu discurso a
â€œmalharâ€• na â€œrÃ¡dio do costumeâ€•, a â€œque faz directos com os amigosâ€•, numa alusÃ£o Ã  reportagem que Clemente Pais da Silva
fez de umaÂ  ConferÃªncia de Miguel Ginestal que, por sinal, atÃ© nem foi transmitida em directo. 


Â Â Â  Foi graÃ§as a uma reportagem da RÃ¡dio NoAr que ficÃ¡mos todos a saber que o nosso presidente da CÃ¢mara incitara
os presidentes das Juntas a correrem Ã  pedrada os vigilantes da natureza. NÃ£o se sabe se as queixas de Fernando
Ruas tiveram alguma coisa a ver com o despedimento de Clemente Pais da Silva, mas a verdade Ã© que depois do caso
das pedradas, deixou de se ouvir publicidade da autarquia na NoAr e, democraticamente,Â  nas outras rÃ¡dios da cidade.
TambÃ©m nÃ£o se vÃª publicidade das grandes empresas da regiÃ£o nos â€œmediaâ€• locais. 


Â Â Â  O Grupo Lena, que recentemente comprou a RÃ¡dio NoAr, jÃ¡ tinha comprado o Jornal do Centro, donde foram
despedidos vÃ¡rios jornalistas. Um dos primeiros foi o cartoonista Gil,Â  com a desculpa de que o grupo Lena jÃ¡ tinha
cartoonistas noutros tÃ­tulos. Nunca mais o jornal viu um cartoon. Mas consta que muita gente bem colocada se sentiu
incomodada com o humor satÃ­rico de Gil. Quem perdeu foi o jornal e os seus leitores. Quem perde com este afunilar da
comunicaÃ§Ã£o social Ã© a democracia, a cidade,Â  a regiÃ£o e o paÃ­s, cada vez mais sorumbÃ¡tico.Â Â  





Carlos Vieira e Castro










Bloco de Esquerda - Distrito de Viseu

https://viseu.bloco.org Produzido em Joomla! Criado em: 27 June, 2026, 17:08


